No nosso natal eu fiz com minha família a brincadeira da Penha, aquela que a gente lê um texto com muitas palavras “direita” e “esquerda”.
Coloque todo pessoal para que forme um circulo. Entregue quatro presentes a quatro pessoas, uma longe do outrace a ler um texto cuja estória contenha as palavras “direita” e “esquerda”.Toda vez que as palavra direita for falada, os quatro presentes devem ser movidos para a direita .Se for a palavra esquerda, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Use bastante essas palavras-chaves para dar bastante movimento à essa dinâmica. No final da história quem estiver segurando presente, é o seu dono.
Aqui criei um texto baseado na sugestão da nossa leitora Tamara Joyce, se gostar, pode usar na sua dinâmica com sua família:
Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o motivo. Certo dia perguntou-lhe o que havia acontecido e então a garotinha respondeu:
– Sou triste porque não conheço Deus.
Então lhe falou que a indicaria o caminho a Deus.
-Siga por esse caminho e vira a primeira esquerda. Ali abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda em poucos passos avistará um rio a sua direita. Atravesse a ponte de madeira a direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos pomares e a esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire a direita entre as árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire a direita novamente a sua frente haverá uma pequena cidade. Vire a esquerda após passar pela delegacia, depois vire direita e direita novamente, você verá um armazém a sua direita e uma loja de presentes a sua esquerda. Vire a direita após passar a loja de presentes a sua direita revelará uma linda igreja. Entre a igreja pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verá a sua direita uma portinha bem estreita a maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a porta havará um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito. Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali avistará Deus.
A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz tremula disse’:
– Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do seu peito, dentro do coração.
Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas noites de véspera de natal geralmente faz uma oração a Deus, que esta simbolicamente representado num altar do lado direito de sua cama.
Variação: Para acrescentar emoção a brincadeira poderia dividir os quatro presentes da seguinte forma: O presente um, poderia ser uma coisa legal e o seu dono seria a pessoa que ficou com ele no final da brincadeira. O segundo presente poderia ser bombons para compartilhar com o resto do pessoal. O presente 3 seria doado para alguém do circulo e finalmente o presente 4, o dono dele deveria realizar uma tarefa (pagar mico) para que o presente fique com ele, caso contrário, teria que doar também.
Para ninguém ficar sem presente, pedi para as pessoas da minha família levaram prendas, que poderia ser algo legal ou uma zueira. Instrui que deixasse embrulhado. Temendo que algumas pessoas ignorariam meu pedido, levei cerca de 15 prendas.
Aleatoriamente coloquei nos presentes três tipos de mensagens:
1. Troque seu presente com alguém. O que obrigaria a pessoa, gostando ou não trocar o presente.
2. Se quiser, troque o seu presente. A pessoa poderia ou não trocar o seu presente.
3. Pagar um mico. Se a pessoa quisesse ficar com o presente tinha que pagar um mico como declamar uma música ruim como se fosse poesia ou cantar uma música natalina.
E uma mensagem em especial em caixa de bombons:
4. Compartilhe seu presente com o pessoal. Coloquei essa mensagem nas duas caixas de chocolates que tinha na brincadeira.
Tinha tudo para ser um sucesso, já que havia planejado que ninguém ficaria sem presente e a maioria das pessoas levaram prendas… porém aconteceu um fato bastante desagradável.
Quando acabamos de ler o texto, anteriormente mencionado, disse que as pessoas que tinham presentes sem bilhetes deveriam abri-lo e mostrar para o pessoal. Quem tinha bilhete deveria aguardar. Depois que todos os presentes estavam abertos pedi para que alguma pessoa começasse a abrir seu presente e depois a sua mensagem e começaram as trocas. Ia tudo muito bem, todo mundo dando muita risada até que resolvi trocar um presente com minha prima, afinal de contas tinha ficado com uma prenda que eu mesma havia doado e tinha obrigação de troca-lo, porque no meu bilhete havia a seguinte mensagem: Troque seu presente com alguém. Infelizmente ela ficou nervosa, queria o presente a todo custo e começou a me ofender, dizer que estava roubando, que eu tinha criado as regras na hora (sendo que levei os bilhetes em papel impresso), que ela usaria o presente para trabalhar (aimeudeusdocéu tudo isso por um MP3). Logo em seguida, minha mãe trocou o presente novamente comigo e disse que o daria a minha prima. Tudo bem, ela estava com o direito de trocar.
Fiquei bem chateada, porque faço de tudo para que o natal na nossa família não seja chato, sempre estou atrás de alguma novidade e as pessoas sempre esperam que eu tome alguma atitude. Daí invento brincadeiras e depois sou agredida. Infelizmente esse fato hostil comigo estragou o meu natal e me deixou chocha por muito tempo. No ano que vem, não vou bolar se quer o nosso tradicional amigo secreto, se quiserem brincar, outra pessoa terá que ter a iniciativa.
4 thoughts on “Minha Brincadeira de Natal”
CHRISLAINY
olá as sugestoes sao otimas vou fazer aquí na minha casa com as irmans do circulo de oraçao numa confraternizaçao que estou organizando vai ser legal gostei muito das ideias obrigado bj…
Carmem
Debora, as bricadeiras que fazemos em grupos são validas; Elas anima faz muitos sentir o sentido da amizade, o carinho, e muitas das vezes esta lembrancinhas (troca de presente ou brinde é o unico presente que algumas pessoas ganham), por causa de pequeninos detalhes (sua priminha) você não deve desanimar, ao contrario, deverá procurar outras dinamicas melhores onde faça todos dar boas gargalhadas. Se derrepente outras(os) priminhas (os) quizerem seu presente entrega com muito carinho e diz que foi de coração mesmo que você fique sem, deixa o material de lado, Prepara só emoções e muita gargalhadas, vá logo pesquizar novas dinâmicas ainda da tempo, muitos ai estão na expectativa das bricadeiras, não esqueça o material e as ofenças verbalmente devolva com muito amor, + o amor Debora tem que vim lá do fudo do seu Coração, sem nunca demostrar ironia, Debora mostra que dentro do seu coração só sai coisas boas, Se vc responder com rancor (dizer que não leva desaforo) é sinal que seu corção esta carregado de desamor; enche ele de carinho, enche tanto, tanto, tanto, tanto que ele transbodará e cuidado que isto pode contagiar a todos, e você será culpada por uma coisa tão maravilhosa, FELIZ NATAL.
Vanda
Adorei sua sugestão. Também já cometi gafes, tipo coloquei meu nome duas vezes no amigo secreto e exclui outro, mas não deu tanta confusão.
Debora Wolf
Obrigada