Antigamente quando se falava em oferecer um chá de bebê a uma futura mamãe, a ideia era realmente nos divertirmos às custas dela, mesmo que isso causasse a perda completa da dignidade da mamãe, tamanha a ousadia de algumas brincadeiras, em minha opinião, nada engraçadas.
Por conta da insatisfação de muitas futuras mamães, e até mesmo de seu estado (muitas vezes) delicado demais para ceder às brincadeiras tradicionais, vem se tornando cada vez mais usado o chá de bebê onde a interação com as convidadas é maior e somada à brincadeiras mais significativas e amenas para o momento que a mamãe está vivendo, ou seja, a proximidade do parto, as emoções afloradas e o cansaço iminente.
Sendo assim, este post tem por objetivo trazer algumas ideias de recepção e brincadeiras que vêm se tornando a nova tradição deste evento que faz parte da rotina social de toda gravidinha.
A RECEPÇÃO:
A recepção é – normalmente – para as amigas e parentes mais chegadas da mamãe. Serve-se o cardápio mais apropriado para cada horário (mais leve no inicio do dia e tarde e mais caprichado para fim de tarde, inicio da noite), sem se esquecer do bolo e dos docinhos.
Atualmente, o famoso “Bolo de Fraldas” (que não é pra comer) torna a decoração mais sofisticada e personalizada, pois estes bolos são confeccionados de acordo com o sexo do bebê e podem levar até o nome dele.
Uma boa dica, é deixar para revelar o nome do futuro herdeiro(a) através do chá de bebê. As convidadas podem chegar e ver o nome do bebezinho escrito no bolo ou mesmo nas lembrancinhas do evento. Estas também não podem faltar e variam de acordo com o gosto da mamãe.
AS BRINCADEIRAS
Uma vez que está caindo o conceito de massacrar a futura mamãe para bel divertimento das convidadas, as sugestões a seguir incluem brincadeiras em que as convidadas fazem todo o “show” acontecer. Sem traumas, sem sujeira e – acima de tudo – todas se divertem, inclusive a mamãe!
BINGO DOS PRESENTES
- Material: Etiquetas com números, cartelas de bingo, feijões (pode ser substituídos por milho ou outro tipo de item que ajude a marcar os números nas cartelas) e brinde para a vencedora da brincadeira.
- Preparo: Cada presente recebido não pode ser aberto. O mesmo deve ser colocado numa mesa especial e nele colado um número (por ordem de entrega mesmo).
- A brincadeira: Em determinado momento do encontro, cartelas são distribuídas para todas. A mamãe vai abrir os presentes (sem precisar adivinhá-los). Cada pacote que ela escolhe, tem um numero que vai sendo cantando conforme ela o pega. A primeira convidada a marcar todos os números de sua cartela, ganha um brinde da mamãe.
FOTOS DE INFÂNCIA
- Preparo: Pedir previamente para que as convidadas levem no encontro uma foto de infância sem identificação. É importante que essas fotos sejam entregues para a organizadora do chá e que a mamãe não as veja! As fotos devem ser coladas na parede ou em mural com número acima delas.
- A brincadeira: Esta é uma brincadeira em que a mamãe tentará adivinhar quem é quem apenas olhando as fotos colocadas na parede ou em um mural. As fotos devem apenas estar numeradas e a mamãe, ao longo da festa pode olhar quantas vezes quiser e anotar num papel específico – que tem todos os números das fotos – quem ela acha que é.
- No final, as respostas são conferidas. Não há prêmios, nem prendas a serem pagas. O divertimento desta brincadeira é ver os absurdos dos palpites da homenageada e rir muito!
CAIXA DE CONSELHOS E MENSAGENS
- Material: Uma caixa ou cofre que possa ser isolado posteriormente, papeis de carta ou decorados e canetas.
- A atividade: As convidadas podem (ao longo da reunião) deixar mensagens ou conselhos para a mamãe que será depositada numa caixa ou cofre.
- Ao final da reunião, a caixa deve ser isolada e guardada com a organizadora do evento ou à vovó materna. Ela só será entregue à mamãe na maternidade e as convidadas devem ser avisadas disto.
QUAL O TAMANHO DA BARRIGA?
- Material: Barbante, tesoura e brinde.
- A brincadeira: Sem que as convidadas possam medir previamente, ou seja, apenas pelo olhar, elas devem desenrolar o tanto de barbante que elas supõe ser o tamanho da circunferência da barriga da mamãe. No final, as tiras de barbante são medidas na homenageada e aquela que acertar o tamanho ou chegar mais perto, ganha um brinde!
BOA DE CHUTE!
- Material: Fichas como o modelo abaixo para as convidadas preencherem e entregar para a mamãe.
- A brincadeira: As convidadas devem dar seu palpite quanto ao tamanho e peso do bebê ao nascer. É bom deixar as convidas por dentro de como isso funciona, visto que muitas mulheres (principalmente as que nunca foram mães) mal sabem qual o peso e tamanho médio de um bebê ao nascer. Informá-las que:
- Meninos geralmente nascem com tamanho entre 49 e 52 cm e pesando entre 3,000 e 4,000 quilos.
- Meninas geralmente nascem com tamanho entre 47 e 50 cm e pensando entre 2,800 e 3,500 quilos.
- A convidada que (posteriormente ao nascimento do bebê) chegar mais perto ou acertar os dados, ganha um presente especial da mamãe.
CONTANDO HISTÓRIAS
- Material: Placas com palavras avulsas e nomes de objetos aleatórios.
- Preparo: Dizer às convidadas que a mamãe vai precisar de muita criatividade para contar histórias para o bebê noite após noite, e que elas podem dar uma forcinha. Começar uma história qualquer e pedir que a mamãe escolha qual a próxima convidada a dar prosseguimento à mesma, mas que quando a mamãe levantar a placa, a contadora da história da vez, deve inserir a palavra lá escrita no contexto do conto. Termina quando todas as convidadas tiverem a sua vez.
HORA DE NINAR O BEBÊ
- Material: Uma boneca (baby) com mamadeira e som de bebê chorando, pode ser uma gravação em cd ou no próprio computador.
- A brincadeira: A mamãe deve ser avisada no início do chá que ela deve ir se acostumado aos horários de amamentar o bebê, ou seja, a toda e qualquer hora. Por isso, toda vez (durante a programação) que ela ouvir o choro do bebê, deve largar tudo o que estiver fazendo e ir dar de mamar à boneca até que o choro pare.
O intuito é apenas divertir e fazer uma rápida reflexão sobre estar preparada para as adversidades na vida de mãe, pois elas podem vir a qualquer momento do dia e devemos levar isso de maneira leve e sem estresse para não pirar depois que o bebê nascer. Só quem é mãe sabe o quanto estar privado de dormir como se deve, pode transformar o nosso humor! Mas tudo tem jeito e passa!
Bom, sendo assim, agora vai da criatividade de cada uma. As ideias são muitas, mas também podemos ter outras baseadas no que achamos divertido e que deixe a mamãe feliz, acima de tudo. Há também um livro que quero recomendar. O livro é o 101 ideias criativas para mulheres. Foi desse livro que tirei as brincadeiras para fazer em meu próprio chá de bebê, e que estão neste post. Lá também você pode encontrar muitas outras brincadeiras divertidíssimas para fazer em reuniões só para mulheres! No Submarino ele está R$14,90.
***
6 thoughts on “Brincadeiras para chá de bebê | Por Gabriela Bueno”
Gabriela Bueno
Uhuu!
Amei… Me sinto muito honrada por colaborar com a beleza e as informações do seu blog!
Super beijo, Débi! 😉
Debora Wolf
Gabi eu que tenho que agradecer a sua doce colaboração com o blog. Seu chá de bebe foi delicioso e emocionante. Por isso, quis dividir com minhas leitoras.
Geni
Obrigada Debora e Gabriela pelo texto, estava procurando ideias de brincadeiras para o meu cha..
Fernanda
Adorei as dicas!! Usei no meu chá de bebe… Obrigada!
Braulino junior
Sou o papai e resolvi eu organizar de forma especial e diferente o cha de bebe da minha futura menina “Antonia” adorei as dicas vou utilizar caso tenha alguma ideia nova que inclua o pai e seus amigos aceito de coração vai ser um desafio e espero agradar minha esposa.
Um grande abraço e obrigado por dedicar seu tempo com sua criatividade e conhecimento.
Debora Wolf
Boa sorte