Algumas pessoas podem não gostar de fazer lista de presentes para o casamento. Uns justificam que é como se tivesse pedindo para os convidados presentear, outras dizem limita a pessoa a comprar apenas em determinada loja, ou seja, se a pessoa achar o mesmo produto numa loja mais barata isso inibiria o convidado de comprar.
Sobre a primeira hipótese, quando se fala em festa de casamento, todo mundo quer presentear os noivos. O segredo é fazer uma lista também com produtos simples e baratos, onde qualquer pessoa terá condições de comprar alguma lembrancinha.
Sobre a segunda possibilidade, realmente, pode limitar os convidados a comparem na loja estabelecida pelos noivos. Mas isso não é uma regra! Conversando com diversas noivinhas, muitas disseram ter ganhado presentes idênticos aos que colocou na lista, porém comprados em outras lojas. E daí vem a vantagem de se fazer a lista num determinado lugar, pois a maioria das lojas fazem trocas de produto repetido. Tenho um amigo, que não fez lista, e acabou ganhado quatro sanduicheiras. Como não fez lista, não pode trocar e ficará com esse monte de produtos repetidos, esperando o casamento de algum amigo, para também presentear.
Outro benefício de fazer a lista de presentes é que você vai ganhar exatamente o que pediu, aquilo que gosta. Vamos supor, que eu odeie verde ou que a decoração da minha cozinha não combina em nada com o verde e eu ganhe pratos nessa cor. Na certa, dependendo do caso, o produto ficará guardado no fundo do armário, sem utilidade alguma.
Sou super a favor da lista de presentes de casamento, não gosto da idéia de colocar um cartãozinho da loja “nossa lista de casamento está na Loja Casamenteira”, por exemplo, porque isso é literalmente pedir presentes. A coisa pode ser feita de maneira mais sutil. Se os noivos tiverem um blog (ou site) do casamento, coisa que está muito em voga atualmente, pode-se colocar um botão da loja no menu escrito “clique aqui e vá a nossa lista de casamento”. E se não for o seu caso, geralmente as pessoas perguntam para os noivos, amigos próximos ou os pais dos noivos e estes poderão explicar que a lista de presente está em determinada loja. Vale muito a pena.