O casamento indiano é bem diferente do que o casamento como conhecemos aqui no Brasil. Já falamos a exaustão aqui no blog. Aqui no ocidente o comum é a noiva entrar com o pai, na Índia a noiva entra com uma galera, na maior farra, barulho e alegria.
Dia desses uma das minhas damas-de-honra me mandou um e-mail perguntando qual seria o papel dela no nosso casamento. É simples, quero algumas coisas da minhas damas, primeiro que elas estejam lindas no big day, se foram escolhidas para esse papel é porque são muito especiais para o casal. Como sempre digo, as damas-de-honra são meu xodó, comprei os sáris delas antes do meu traje de casamento. Assim dá para entender a importância que elas tem para mim. Outro papel da dama-de-honra é me ajudar em alguns pontos que posso ter dúvida. Vou mandar e-mail, fazem enquetes, onde eu só vou querer opinião, sugestão… enfim. E o papel mais importante no casamento é entrar comigo na hora da cerimonia.
A noiva ao centro e as amigas e parentes carregam um pano , que da a sensação de escoltar e proteger a noiva. O casamento é a data mais importante na vida de um hindu. Por isso, tanta pompa e riqueza.
A noiva entrando com um homem. Na Índia o mais comum é a entrada com o tio materno, no entanto, jamais tiraria esse papel de meu pai. Vou entrar com meu pai e as damas vão nos escoltar.
Algumas noivas tem coberturas mais estruturadas, mas creio que não vou achar nada do tipo aqui no Brasil.
Adorei a ideia dos pauzinhos erguendo o tecido.
A noiva entrando com todas as damas-de honra, que no caso estão todas vestidas iguais, como será no nosso casamento. Nesse caso não tem a cobertura e as damas apenas levam buquês. Já deu uma ocidentalizada no negócio, já que na Índia comumente ninguém carrega buques. Esse era um costume europeu, onde as pessoas fediam tanto que carregava um pouco de flores para disfarçar o cheiro ruim. Romântico, não?
Na tradição indiana somente as amigas e parentes da noiva entram com a noiva. No entanto, para colocar a família do noivo na cerimonia, convidamos meninas do lado da família do noivo. Por costume, em geral, as damas-de-honra são solteiras, era um hábito onde colocava as mulheres descompromissadas em evidencia, favorecendo o cortejo de algum rapaz. Outro detalhe é que, diferente do Brasil, onde é uma gafe convidadas e madrinhas irem com a mesma cor da noiva, na Índia o hábito é o contrario, geralmente todas as convidadas usam a mesma cor da noiva. Dizem que é uma forma de confundir os maus espíritos, pois dessa forma eles não saberão quem está casando.
Espero ter respondido um pouco da dúvida de vocês.
Beijos
4 thoughts on “Casamento Indiano | A Entrada da Noiva”
Laís Vidal
Adorei e estou acompanhando!! Beeijos
Debora Wolf
Que legal, vai ser uma dama informada
Pingback: Minhas Damas-de-Honra | O Casamento Indiano
Suely
gostei muito do post…parabens e realmente vai ser uma cerimonia muito linda! obrigada por me incluir
nesta alegria!
Suely M. Toninato