São poucos casamentos indianos na internet que exibem a arena onde acontece o casamento religioso propriamente dito, a gente acha mais fotos da festa mesmo! Creio que essa tendência ocorre porque os noivos querem manter a privacidade, pois como a Índia é um país multi-religioso, acredito que o estilo adotado pelo casal fica mais na intimidade da família e dos outros convidados mesmo, ou as pessoas que leem esse tipo de blog, os de casamentos indiano, tem pouca curiosidade sobre o assunto.
Num casamento ocidental normal, estilo católico, por exemplo, a gente sabe mais ou menos como fica a disposição do altar. O padre a frente do casal, que fica de costas para os convidados e os padrinhos e país ao lado. No casamento indiano não tem padrinhos, o que deixa a arena um pouco mais “livre” de gente, se é que dá para entender, pois são tantos outros detalhes que ainda assim, fica carregado de itens religiosos.
A foto abaixo tem uma disposição bastante bacana e que sempre pensei em adotar em meu próprio casamento. Não acho que os noivos devam ficar de costas para os convidados, eles são a estrela do dia. Todo mundo quer olhar para a cara deles, e isso no casamento indiano me agrada muito.
A noiva e o noivo ficam de frente para os convidados, sentados em pequenas poltronas. No chão, ao lado direito do casal, fica o sacerdote que conduzirá a cerimonia religiosa. Ao lado do casal, os país que realmente devem ser homenageados. Sem brincadeiras, as vezes vemos casamentos com tantos casais de padrinhos que se perde o “valor” de ser especial. No casamento indiano não tem nada disso, somente os país, além dos noivos tem posição de destaque durante a cerimonia. Isso me atraí demais.
A foto abaixo já é de outro casamento, do momento em que a noiva chega a arena e é recepcionada pelo noivo.
Atrás do noivo, com a roupa branca está o sacerdote. A noiva chega “escoltada” pelos país. Como podemos ver na foto abaixo, a disposição desse casamento é a mesma que do anterior. No entanto, na arena além dos noivos, do sacerdote, dos país, estão os irmãos dos noivos. Também acho uma opção fofa. Os indianos geralmente valorizam muito a família.
Na foto abaixo, outra arena, enfeitada com o semideus Ganesh. Segundo a tradição indiana, Ganesh está ligado a prosperidade e remoção de obstáculos, tanto material como espiritual. É considerado o mestre do intelecto e da sabedoria.
Ganesh santifica os casamentos hindus, por isso é comumente muito utilizado (e até adorado) nesse tipo de cerimonia na Índia. Ou fora da Índia pelos Hindus.
Esse espaço onde se invoca o fogo chama-se havan kunda.