Vivemos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, correto?
Exato!!!
Sendo assim, vestidos de festa para o inverno é um assunto praticamente desconhecido para a grande maioria das mulheres. Por isso, não se sinta culpada, afinal das contas, achar um bom vestido para dias mais frios por aqui (Brasil) é quase impossível. Tudo isso porque o inverno brasileiro é ameno, são tão poucos dias de frio que os estilistas nem se empenham em fazer nada mais invernal, até porque, a gente, o cliente, sempre acha que dá para apostar no bom e velhor tomara-que-caia, pois vai ferver na pista. Por fim, em festas em dias frios, o que vemos é um desfile de mau gosto, pessoas de costas de fora, ou pior, pessoas roxas de frio. Há de se convir, não há nada mais cafona do que estar com a roupa inadequada para a temperatura, certo? Pensando nisso, e por ter escolhido casar no meio de inverno, provavelmente estará frio, então por isso, resolvi ajudar minhas convidadas estarem bem vestidas, lindas e na moda! Vamos as dicas?
Compre o vestido certo!
Você pode comprar, alugar ou até mesmo mandar fazer o seu vestido já prontinho para o frio. É a opção mais fácil e menos arriscada. Ao escolher seu vestido é só optar por modelos com manga longa. Eles são muito populares em premiações internacionais, separei alguns modelos para dar aquela inspirada básica!
Vestidos bordados, com transparências estratégicas, protege do frio e ainda te deixa sexy. Uma alternativa é colocar meia-calça e aquelas blusas de segunda pele. Vai te deixar muito mais confortável até o final da noite.
As rendas são o must have da estação, pelo menos, foi o que mais vi as celebridades usado. E cá entre nós, renda dá uma sofisticação a produção final, né? Aposte!
Renda é bem democrática, pode ficar bem em meninas mais cheinhas, tipo Adele e magrinhas como Kate Midleton.
Brilhe a noite toda!
Outra tendência que já está aí há algumas temporadas, são vestidos completamente cheio de paetês. Como o tecido é mais grosso, protege mais do frio que a renda, além do que, dá para usar a meia-calça e a blusa segunda pele, sem restrições.
Capas!
Mas se você não curte um vestido de manga, existe uma alternativa bacana, que são vestidos com uma espécie de capa do mesmo tecido. O bom é que você pode reaproveitar o vestido do verão, simplesmente não usando a capa.
Basico é o novo preto!
Modelos mais básicos de manga longa também são uma opção. Pode ter ou não o ombro marcado. Quem não curte decotes, pode fazer como nos modelos acima, mas quem curte mostrar um pouquinho de pele, pode mostrar um pouco de pele, como as garotas abaixo:
Usando e abusando do decote.
Ainda na linha básica, para as mais magras, até mais senhoras, cabe um vestido coladinho, como os acima.
Punk de boutique!
Você pode apostar num estilo, como o punk, que foi tema do ultimo baile do MET, em Nova York. Super tendência, né?
Achei dois modelinhos bem parecidos e que ficam ótimos no frio, mangas longas, preguinhas e cintura marcada. Super parecidos, comportados e não vai deixar você congelar.
Adapte seu vestido de verão!
Quem frequenta a Zepa em São Paulo, sabe que boa parte dos vestidos vem com uma echarpe. Dependendo do tecido, mais faz charme do que protege. Acredito que a echarpe esteja meio em démodé, custei para achar as imagens abaixo…
…e a Luiza Brunet ainda foi gongada! Sabe aquela coisa que foi tão usada, tão copiada, que virou comum, sem glamour? Pois bem, acho que isso aconteceu com as echarpes, principalmente as do mesmo tecido do vestido. Aproposito, amei a echarpe que Jennifer Lopez, dessa forma eu usaria!
E jaquetas, pode?
Tome cuidado para o tipo de festa, ok? Não vai ser madrinha de casamento de jaqueta de couro, a noiva pode não gostar. Aliás, o bom senso e a etiqueta sempre diz que, quem vai participar da cerimonia de casamento, seja a mãe, a sogra, as madrinhas ou as damas-de-honra deve questionar a noiva sobre suas roupas, pois a veste errada pode estragar o sonho da pessoa (a noiva). Mulher sonha com isso mesmo, não tem jeito, né?
Outra boa opção são os boleros, aliás, acho que são a melhor alternativa para quem quer adaptar e até para aquela noiva que quer usar tomara que caia, mas vai casar dentro da igreja, onde o mais polido seria se cobrir um pouquinho, com um bolero, porque não?
Só não gostei da escolha da Lucy Liu, achei grosseiro demais para o vestido, mas ainda assim, quis colocar aqui, exatamente para vocês verem como que a peça mau empregada pode te desfavorecer o visual, as outras garotas estão muito mais it.
E blazer pode?
Claro que pode. Observe que temos três combinações completamente diferentes. Olivia Palermo optou por um blazer festivo, combinado com um vestido de paetê, achei too much. Glenn Close apostou numa combinação menos ousada e o blazer tinha o mesmo tecido de vestido. Já Alicia Keys usou um vestido com um detalhe de couro e jaqueta idem. Melhor que o couro seja fake né minha gente?
Fuja dos vestidos!
Usar saia com alguma blusa ou até blazer pode ser uma alternativa para quem não quer usar vestido, mas ainda assim, quer estar dentro do dress code.
Cuidado!
As luvas ajudam a aquecer, no entanto, o visual com alças, ou até sem, pode ser meio equivocado e até esquisito. Faça o teste do espelho, uma ou duas vezes.
E pele?
Pele não é bacana não apenas pelo seu teor completamente antiecológico. Até mesmo as peles sintéticas não combinam com festa. Pele (fake ou não) são exclusivamente esportivas. A ideia que pele fica bom em festa adveio de que algumas celebridades para chegar ao local da festa, em dias frios, usava pele. No entanto certamente as deixava na chapelaria. Pelo menos as mais elegantes, ou você acha que Blake Lively vai a festas assim:
2 thoughts on “Vestidos de Festa de Inverno”
Terezinha Moreira Araujo Guarato
modelos muito glamurosos!!
Aline Bronzatto (@abronzattinho)
Olá Debora! Adorei seu post!! Você acha que usar vestido curto com jaqueta de couro em casamento se torna deselegante?
Abraços,
Aline