As crianças precisam de uma rotina, elas têm essa necessidade emocional para que se desenvolvam de forma tranquila e se sintam seguras dentro do lar. Não tenha medo de dizer “não pode” ou “agora não” para seu filho. Eles são seres humanos em construção e precisam entender que tudo nesta vida é regido por regras, horários e ordem lógica de prioridades. Pais que ensinam limites para seus filhos, colaboram para que eles sejam adultos que sabem se controlar, se conhecem melhor e têm menos propensão à depressão ou outras síndromes psiquiátricas (pânico, TOC, agorafobia, etc). Também serão pessoas que saberão receber uma crítica e usarem isso como alavanca para serem pessoas melhores. Enfim, toda pessoa só tem a ganhar quando possuem em suas vidas quem lhes ensine o autocontrole e o tempo certo para todas as coisas.
Estipule horários fixos para as atividades dela (dormir, acordar, comer, tomar banho, brincar, escovar os dentes e etc), e não tenha medo de dizer não para alguma coisa que a criança queira fazer fora de hora. Enfatize (com firmeza na voz) que aquele não é o momento de fazer isto ou aquilo, e que ela precisa aprender a esperar para que determinada atividade seja feita. Seu filho provavelmente vai chorar e ficar bravo, mas isso também é normal e passa. Depois de meia hora ele estará feliz e saltitante pela casa novamente, como se nada tivesse acontecido. Falo isto sobre o choro, porque tem pais que têm medo do choro dos filhos e acham que estão fazendo algo errado quando eles choram, mas isso não é verdade. O choro da criança é uma tentativa de mostrar frustração e extravasar o que ela não consegue (ainda) expressar em palavras, e até nós adultos fazemos isso não é mesmo? As crianças o fazem com maior frequência por imaturidade cognitiva e neurológica. Isso não tem nada a ver com sua incapacidade ou impossibilidade de ser bom pai ou mãe , pode apostar no que estou falando!
Aprender a esperar faz a criança entender que na vida nada acontece quando ela quer e ponto final. Tudo o que aprendemos na infância, ainda que pareça sem sentido, molda o caráter do futuro adulto. Crianças sem limites hoje, são os problemáticos de amanhã!
Nos fins de semana, mantenha alguns horários da rotina (como os horários de escovar os dentes e dormir), mas podem sair um pouco da regra quanto às demais coisas para que a criança não desanime ou desestimule do processo de disciplina. O fim de semana é para descansar, relaxar e curtir com a família, e nem sempre dá muito certo fazer isso em meio a um monte de regras e horários fixos, rss. O mais importante é que a criança tenha tempo de qualidade com seus pais, já que durante semana (a maioria pelo menos) trabalha fora e mal tem tempo para curtir a cria.
Crianças agitadas e indisciplinadas normalmente são as mesmas que têm falta de rotina ou problemas com a mesma em casa. Elas “aprontam”, fazem bagunça ou ficam agitadas, porque sentem tédio e necessidade de atenção e direcionamento. É a famosa “FALTA DO QUÊ FAZER!” Uma boa dica é sempre ter em mente uma atividade que possa dar a criança quando ela começar com o ciclo da bagunça desmedida. Pode ser um jogo, um desenho para pintar e dar de presente para a mamãe colocar na geladeira depois, ou um filme legal que ela ainda não tenha visto. “Planos B” devem sempre existir na cabeça de todo pai e mãe para quando nem mesmo a rotina der conta do recado! (risos)
Sendo assim pais, deem essa SEGURANÇA EMOCIONAL aos seus filhos desde cedo (desde bebê mesmo), e o resultado será 60% amais de tranquilidade em casa para que você consiga educa-lo e cria-lo adequadamente, o restante fica por conta da personalidade do seu filho, que também conta muito nessa parte. Fato é que toda criança que tem uma rotina e regras de vida para seguir, serão adultos mais equilibrados e centrados. Ouso dizer que grande parte dos diagnosticados “hiperativos” dentro das famílias, sofrem, na verdade, de falta aguda de limites e regras diárias de convivência.
O sossego na criação dos filhos depende sim e também da personalidade da criança e tudo o mais, mas como pais temos também grande influência neste processo quando proporcionamos o ambiente adequado para que a criança se desenvolva. Negar isso a elas em nome de – muitas vezes – querer ser um pai ou uma mãe “legal”, pode estragar as crianças e lhes tirar o que seria saudável, e não ruim em suas vidas, como muitos pais que conheço pensam. Guarde bem isto: os pais legais são aqueles que conseguem temperar disciplina com amor, de forma que os filhos se sentem estimulados a serem boas pessoas.
Disciplinar e educar são a melhor forma de demonstrar amor!
2 thoughts on ““Dê uma rotina ao seu filho e ele te dará sossego!””
Fran Benites
Muito bom….se eu pudesse.mostrava pra algumas pessoas que conheço….
gabrielabn
Realmente Fran… Tem alguns pais e mães que precisam aprender esse tipo de coisa básica, mas o tempo se encarrega de mostrar que essas pessoas precisam mudar. Quando não aguentarem mais as peraltices dos filhos, geralmente buscam ajuda e acabam mudando alguns maus hábitos dentro da educação dos pequenos, hehehe. A Super Nanny ficou famosa por dar este tipo de socorro aos pais menos ajuizados pedagogicamente, kkkkkkkkkkkkk