O dia de ação de graça, quando era criança, era uma data muito comemorada. Não sei se no resto do Brasil, mas na minha escola. Estudei desde a pré escola até o segundo grau na Fundação Bradesco. Local onde vivi os momentos mais felizes da minha vida, carrego comigo doces lembranças e uma saudade que aperta o coração. Amador Aguiar, um dos “fundadores” do Bradesco, devia ser um homem religioso. Ele fazia questão de fazer uma grande festa de ação de graças entre os alunos do Bradesco. A matriz do Bradesco desde 1953, fica numa grande área, tipo um condomínio fechado, chamado Cidade de Deus. As pessoas comumente conhecem o bairro carioca de mesmo nome. O bairro surgiu em 1960 e o filme que o fez famoso, somente em 2002. No sistema interno do banco, existia uma frase inicial “nos confiamos em Deus”. Achava bonito. Logo após a morde de Aguiar, em 1991, acabaram as festas de ação de graça. Lembro com saudade da gente ensaiando a musica de todos os anos. Quem nos ajudava era uma inspetora que tinha uma voz incrível. A criançada ficava na maior expectativa da confecção das fantasias. Feliz dia de ação de graças!
7 thoughts on “Dia de Ação de Graça”
damarischabuder
nunca comemorei dia de ação de graça, mas esse ano estou aproveitando o black friday, na verdade é minha primeira vez aproveitando os descontos do evento.
Debora Wolf
Na minha época de criança nada tinha a ver com isso. Cantávamos musicas religiosas e fazíamos shows do Brasil!
damarischabuder
na verdade todas as datas comemorativas estou se transformando queira ou não em comerciais, o real valor e sentido estou indo embora…
Debora Wolf
Eu vi uma reportagem americana dizendo que a gente imita o black friday deles, sendo que, nem comemoramos ação de graças. hahaha
Adriano
Nossa que legal seu post… Estava pesquisando no google sobre o Dia de Ação de Graças…rs
Eu também estudei na Fundação, e lembro muito bem as festas de Ação de Graças.
É uma lembrança saudosa e muito boa… Era uma festa enorme (pode ser que minha memória me engane, afinal para uma criança de 7, 8 anos, as coisas sempre parecem maiores do que são, mas acho que não neste caso…rs), eu me divertia muito com os ensaios, as músicas, os hinos, as performances… Passava até na TV Aberta.
Pena que após a morte do Sr. Amador Aguiar (um homem a frente do seu tempo), os festejos caíram no esquecimento, assim como muitas outras coisas que simplesmente foram enterradas pelos novos dirigentes do Banco. Pensando hoje somente em lucros…
Um grande abraço por relembrar um momento tão feliz da minha (nossas) vidas.
Debora Wolf
Sim, doces momentos e boas lembranças. Amador Aguiar visava lucro também, assim como os diretores atuais. Aliás, todas as empresas visam lucro, né? A não ser entidades sem fins lucrativos. Em geral, todos nós visamos receber um salário no final do mês, não é mesmo? Sem o lucro os funcionários do Bradesco não receberiam salário! Porque lá não é ONG. Não sei se certas coisas na Fundação Bradesco acabaram por conta de lucro. Aliás, não acredito nisso. Por exemplo, vi a formatura acabando porque alguns alunos começaram se portar como marginais. Algumas coisas saíram do Bradesco, é verdade! Na minha época tinha balé e atletismo, por exemplo. Mas hoje em dia tem vôlei e basquete para as meninas em nível profissionalizante. Também tem parceria com o remo da USP, onde alunos que tem perfil faz o curso de graça. O curso é super caro, fazendo particular. Outra coisa que eles têm é o coral, que se apresenta na Paulista, no festival de inverno em Campos do Jordão e na inauguração da árvore de natal no Rio de Janeiro. Acho fantástico o trabalho da Fundação Bradesco, não conheço outra empresa privada que ajuda tantas crianças carentes. Em Osasco, tem muitos filhos de funcionários, mas nas outras cidades é gente que precisa mesmo!
Viviane Fogaça
Débora, fiquei muito feliz com seu relato, pois estava justamente pensando na música que sempre cantávamos, “Graças” e procurando na internet achei seu post. Também estudei na fundação e certamente foram anos muito felizes mesmo. Acabei de assinar uma petição para que o Bradesco volte a fazer o evento e transmissão,quem sabe não conseguimos, pois o mundo anda muito carente de amor e muitas graças né? Abraços!