Estou de saco cheio dessa historia do Brasil tudo tem que ser macunaima, tudo tem que ser estilo Regina Casé. Cansei das cotas dos negros, das faculdades de negro, da revista RAÇA, para negros… e de tudo isso. Quem é o racista aqui? Quem acha que por uma cor da pele precisa de privilégio é que é racista. Eu posso simplesmente achar, por exemplo, uma japa mais bonita que uma morena e não ser racista! É questão de gosto. Estou cansada de tudo aqui no Brasil ter que ser de chita e se for hi-tech traiu o movimento! Estou cansada de coitadismos, porque o negro é coitado? Quem acredita que o negro é menos inteligente e precisa ser favorecido para entrar na universidade? Puxa vida! Até quando? Até quando vamos ter que colocar modelos negros no nosso casting de desfile? E se eu fizer um desfile só com negras alguém vai reclamar que não teve nenhuma loira de olhos azuis? Gente que bobagem! Minhas amigas loiras de olhos azuis, TODAS, sem exceção são doidas por tomar sol, para ficar exatamente como as negras. E quem tem racismo na cor de pele? Porque se elas ficam branquelas são criticadas “você tem coragem de usar saia dessa cor?” O problema não é a cor de pele, é a cuca oca de algumas pessoas. Achei ridículo criticarem Fernanda Lima no sorteio da copa, porque ela é morena clara. Gente, ela é gaúcha. O Rio Grande do Sul fica onde? No Brasil! É preconceito achar que somente o Rio de Janeiro ou a Bahia nos representa. É preconceito achar que a gente não tem cidade moderna, que tudo aqui é selva ou praia. É preconceito achar que quem tem mais recursos seja tosco, imbecil…do tipo a burguesia fede! Gente, vamos estudar, vamos nos atualizar. Esses pensamentos provincianos já caíram de moda! Por que um catarinense é pior que um pernambucano? Por que Camila Pitanga representa melhor o Brasil que Fernanda Lima? Sendo que ambas são igualmente brasileiras. Francamente! Vamos crescer.
Vamos aos Dados:
No Brasil a maioria é branco! Os brancos são 45,9% da população, somando cerca de 93 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território nacional, embora a maior concentração esteja no Sul e Sudeste do país. Os pardos, que são pessoas mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de negro com pessoa de outra raça são 43,1% da população nacional, sendo que, a maioria está na região Norte. Os pretos compõem 6,3% da população brasileira, somando cerca de 11 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo canto, embora a maior proporcionalidade esteja no Nordeste. Os amarelos autodeclarados compõem 2,1% da população brasileira, somando cerca de 4 milhões de indivíduos. Estão concentrados em dois estados brasileiros: São Paulo e Paraná. Os índios, que aprendi na escola que eram os vermelhos, compõem 0,3% da população brasileira, somando cerca de 519 mil indivíduos. Populações indígenas podem ser encontradas por todo o território brasileiro, embora mais da metade esteja concentrada na Região amazônica do Norte e Centro-Oeste.

Todas são modelos brasileiras.
Beijo,
Debora – morena com orgulho! Sou mistura de alemão, italiano, por parte de pai e de indígena e português, por parte de mãe. Sou 100% brasileira.
Atualização 11:52 –> Para quem criticou, olha isso aqui!
4 thoughts on “Isso aqui é Brasil!”
damarischabuder
Também sou uma mistura…
Debora Wolf
Pois é! A maioria aqui!
Fran Benites
Concordo!!!
Mais nada a declarar rs
Debora Wolf
🙂