Dia desses estava num evento, e surgiu a conversa que o ensino superior do Brasil estava muito fraco. Aliás, todo mundo sabe. Frequentemente vemos na tevê o alto índice de reprovação na OAB, que é o teste para a pessoa que se formou em direito ter direito de advogar. Acho que esse é o maior termômetro para essa lamentável constatação! Corri para o Google para ver a reputação das universidades que fiz. Frequentemente ouvimos piadinhas sobre a UNIP e a UNIBAN, mas confesso que vê-las mais reconhecidas em algumas áreas e outras faculdades de “nome” abaixo delas, me deixou assustada!
Sou formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Também estudei Desenho de Moda na UDESC e ambas, atualmente estão na lista das melhores faculdades de moda do Brasil. Também fiz alguns cursos de extensão em Moda no SENAC.
Fonte: Guia dos Estudantes
Pelo que recordo, quando fiz o vestibular a Anhembi Morumbi tinha 5 estrelas e a UDESC 3. Mudou um pouquinho, mas ainda estudei nas melhores. O que estranhei é que a faculdade de moda mais cara de SP, a FAAP, não apareceu aqui! 😦 Eles nunca tiveram aquele nome em moda, mas pelo preço, que é quase o dobro da Anhembi, achei que teriam um ensino melhor.
Depois fui fazer pós em design gráfico, também na Anhembi Morumbi. E para minha sorte, é considerado a melhor universidade privada de design. Bacana, não?
Fonte: Guia dos Estudantes
Daí, fui fazer outra pós, em administração de empresas, escolhi a FGV e ali está ela, em primeiro lugar!
Fonte: Folha
Na verdade verdadeira, fui procurar se alguma de minhas faculdades era considerada, na avaliação geral, uma péssima instituição de ensino. E nenhuma delas figurou entre as 100 piores, listada pelo ENAD. Mas duas, de duas cidades que já morei estavam, a FITO de Osasco e a FACECA em Varginha.
Fonte: Exame
A pior faculdade avaliada foi a Faculdade Zacarias de Goés, que ficou na 1141 posição.
Você acha que é importante estudar numa instituição que tem nome? Ou a gente só precisa do título? Uma faculdade de nome ajuda o aluno desenvolver o intelecto? Ou se a pessoa é inteligente tanto faz?
8 thoughts on “Vale a pena estudar numa faculdade de nome?”
Fran Benites
Sou daquelas que fala que quem faz o curso é o aluno, mas não tem jeito, se a instituição nem o professor ajudar, vc não vai ir muito longe
Debora Wolf
Sim, um reflexo disso são os advogados nao passando na oab
Enviado via iPhone
>
Tássia
Concordo com a Fran. Independentemente da faculdade que a pessoa estudar, creio que com dedicação ele será um ótimo profissional. É claro que no caso da faculdade estar entre as piores, é complicado, pois depois de formado pode gerar “desconfiança” por parte dos empregadores. Isso acontece com várias, nem precisa estar dentre as piores, mas com a piores deve ser mais fácil, né?
Já vi muito aluno de faculdades “de nome”, que são péssimos profissionais, mas receberam chances de trabalho por causa da formação em determinadas instituições. É complicado, pois realmente existe um certo preconceito, mas como falei acima, o profissional tem que ser dedicado pra mostrar que tem potencial, não importa onde se formou.
Debora Wolf
🙂
Amanda
Olá, conheci o blog recentemente e me interessei pois sou de São Paulo e quero estudar moda, estou em duvida ainda sobre quem faculdade cursar mas me interesso pela UDESC, queria saber mais sobre como é a escola, infraestrutura trabalho que são pedido, algumas dificuldades que você teve enfim, se vale a pena sair de São Paulo e ir para Floripa para estudar moda la, levando em conta que pretendo seguir na área de negocio da moda, se puder me ajuda, agradeço muito. Beijos
Debora Wolf
Estudei lá há mais de dez anos, não sei dizer o que é melhor! Na minha época preferi o curso em SP!
Mariane
Ola, voce acha que vale a pena uma pessoa que nunca fez nenhum curso e faculdade relacionado a moda, ir fazer cursos com certificado na Fit? Sempre quis fazer o Fashion Styling e o Image Consulting, mas tenho essa duvida cruel.
Debora Wolf
Claro que sim.