Você está tentando engravidar? É daquelas que controla dias férteis, horário e dias de namorar, posições mais favoráveis e até a sua temperatura para garantir que o bebê venha conforme o planejado? Até mandou seu marido fazer espermograma e coisa e tal, só porque “já” se passaram seis meses de tentativa e nada? Já experimentou aqueles testes de farmácia que te dizem até a hora que você está ovulando? Você mal espera atrasar a menstruação e já está lá comprando quase todos os tipos de teste de gravidez da farmácia para fazer e ter certeza de que estão todos (ou a maioria) falando a mesma coisa e ter menos chance de se enganar (com qualquer dos resultados que der)? Ter um filho para você se tornou uma obsessão tão grande que tem atrapalhado até a espontaneidade de fazer amor com seu parceiro?
Se você respondeu sim para – pelo menos – duas dessas questões, você precisa aprender a relaxar mais e deixar as coisas fluírem de maneira mais leve. Meu post de hoje procura ajuda-la a se livrar da obsessão de engravidar para que você consiga de fato o que quer!
Se você é saudável, não apresenta nenhum problema aparente para engravidar e tem tentado sem sucesso que a maternidade aconteça, talvez seu único problema seja a tal da ansiedade.Não é segredo para ninguém que a ansiedade atrapalha e muito o processo de ter filhos; da concepção deles propriamente dito. Isto porque o organismo da mulher é muito suscetível a mudanças hormonais por conta do humor ou mínima tensão que ocorra. Nossa ovulação pode atrasar, adiantar ou mesmo não acontecer por fatores emocionais, por isso aprender a se controlar e controlar a ansiedade/obsessão é fundamental para que as coisas realmente aconteçam, e a frustração seja menor.
É fato que chega um momento na vida de toda mulher (ou da maioria) em que o relógio biológico diz que ela precisa gerar filhos. O desejo existe e é real porque o corpo, a mente e o emocional pedem isso, e realmente é muito difícil controlar o impulso reprodutivo quando ele aparece, sobretudo por ser um instinto de sobrevivência inerente a toda espécie. A pressão psicológica social também influencia muito (negativamente), sobretudo quando a mulher deixa para pensar nisso depois que estiver bem estabelecida na carreira ou pessoalmente. Conheço mulheres – amigas minhas – que quase surtam quando se sentem cobradas neste sentido, pois já passaram dos 30, ainda não sentem que chegou a hora, mas não sabem lidar com a pressão social. Você sabe como é, se você namora, perguntam quando vai casar. Aí casa, querem saber quando vem o primeiro filho. Quando vem o filho, já perguntam se vai ter outro. Super normal, mas se a pessoa não aprende a lidar com essa cobrança emocional e da vida, acaba surtanto!
Segundo a Drª Silvana Chedid (especialista em fertilização), o fato de uma mulher querer engravidar e nas primeiras tentativas não conseguir faz com que a dificuldade se torne ainda maior, pois a psique dessa mulher determina seu estado corporal.
O que fazer então para se livrar da obsessão/ansiedade de engravidar?
Há maioria das mulheres que engravidam logo, são as que simplesmente deixam as coisas acontecerem sem muitos planos ou cálculos. Elas simplesmente deixam de evitar e curtem a relação. Deixar a mente livre do compromisso de ser mãe é fundamental para ser mãe!
Muitas mulheres que tentaram anos a fio, acabaram desistindo por acharem que são inférteis e ponto. Aí, ao adotarem um bebê, conseguem engravidar. Tudo porque ao se verem envolvidas com o processo de adoção, esqueceram a tensão por engravidar, libertaram suas mentes e seus corpos, e eles puderam trabalhar naturalmente e de maneira mais livre para que isso acontecesse. Tenho um caso na família de uma tia que tentou 10 anos, e quando estava no processo de adotar, descobriu que estava grávida. Clássico!
A melhor sugestão, se você tem passado pela frustração, dor e ansiedade extrema de engravidar, é procurar ajuda psicológica e assim tratar primeiro a mente, para depois voltar a tentar o que quer que seja preciso para ficar grávida, mesmo se tiver que apelar para a fertilização artificial. Saiba que mesmo este processo requer muita tranquilidade e paciência por parte da futura mamãe, pois o corpo precisa estar em harmonia para que aceite o embrião e comece a dar vida ao que será seu sonho se tornando realidade. A ansiedade e a tensão também prejudicam que tenta filhos por meios artificiais ou assistidos.
Normalmente a mulherada se culpa ou busca um culpado por não estar conseguindo engravidar, e isso também é muito prejudicial. Já vi casos em que a pressão era tanta, que nem o casamento suportou. Cuidado!
Qualquer recurso que traga mais tranquilidade e segurança a mulher vai ser de extrema importância durante o processo de engravidar. O apoio de toda a família é o primeiro passo para garantir que tudo saia bem. A pressão contrária também não ajuda em nada! Só o fato de evitar as cobranças e insinuações de impotência pode fazer milagres nesses casos.
A ideia é bem simples: deixar rolar e não duvidar de sua capacidade natural para ser o que a natureza te fez para ser. Confie nisso e seu corpo trabalhará à favor disso.
Faça exames de rotina para garantir que esteja realmente pronta para ser mãe, peça ao maridão que faça também, comece a tomar o ácido fólico (fundamental!!) e depois… ESQUEÇA! Isso mesmo, esqueça de tudo, limpe a mente e o coração. Curta seu marido, viagem se possível, não fique contando dias, fazendo cálculos ou estressando se a menstruação vier. Deixe seu corpo trabalhar a seu favor leve o tempo que levar, pois os especialistas são categóricos em afirmar que para uma mulher de até 35 anos, é muito normal demorar até dois anos para engravidar. Você tem todo este tempo para curtir momentos a dois sem esquentar a cabeça. Só depois deste tempo você pode começar a cogitar precisar de alguma ajudinha, mas mesmo se isso for preciso, relaxe também. A maioria das mulheres que precisam de um empurrãozinho, em menos de seis meses usando indutor ovulatório já conseguem engravidar Os casos mais complicados são minoria absoluta!
Dica importante: vou ser ousada aqui e dar uma dica extrema. Não entre em fóruns de tentantes ou treinantes nessa coisa de engravidar. Se você quer encontrar o lugar onde as MINORIAS com vários problemas de fertilidade se encontram para trocar lamurias e contar causos de frustração, é entrar em lugares assim. Isso não vai te ajudar, ao contrário do que parece. Esses sites de troca de experiências entre tentantes só vai colocar mais caraminhola na sua cabeça e te deixar mais estressada, porque lá é um festival de troca de prontuários médicos dos mais variados e receitas caseiras sem sentido de quem ainda não entendeu que o melhor segredo para tentar engravidar é parar de tentar! Sério gente, já entrei nesses fóruns de mulheres que querem tentar ter filhos, e é triste demais ver o que rola lá. Se você tá de boa e nem está tão preocupada assim, você fica. Isto porque lá elas levantam as piores possibilidades para sua gravidez não estar acontecendo e criam fantasmas que simplesmente não saem da sua cabeça quando vai namorar com seu marido. Os “e ses” passam a fazer parte da sua vida e aí já era! Quando o “e se” entra, a paz sai pela janela!
Sabem que quando tentei engravidar da minha primeira filha, eu nem conhecia (e nem tinha tanto) esse lance de fórum e sites de relacionamento. Eu realmente parei de tomar meu anticoncepcional e esqueci todo o resto. Engravidei em dois meses! Já com minha segunda filha, seis anos depois e muitas experiências trocadas em fóruns de tentantes, eu demorei um ano. Sabe por quê? Porque eu realmente me estressei demais com as possibilidades que vi que podem acontecer nos fóruns. A cada menstruação que vinha eu ficava achando mais e mais que tinha algum problema e corria para me abrir e buscar ajuda nos malditos fóruns. Aí passei a pensar que se não fosse comigo, o problema era com meu marido! Cheguei a mandar o coitado fazer espermograma (porque li nos fóruns muitas coisas sobre isso). Nem raciocinei que a possibilidade de ele ter algum problema neste sentido era praticamente nula, porque se eu tinha tido uma filha antes com ele, poderia ter outra sem problemas (os homens geralmente são mais estáveis nessa parte reprodutiva e se descobrem um problema, é logo de cara na primeira tentativa de ser pai e não depois de já ter sido – fica a dica). Pois olhem a situação chata: ele fez o bendito exame. Pegou o resultado numa segunda feira e na quarta feira da mesma semana eu descobri que estava grávida. Precisava mesmo disso tudo? Só para você ficar pensando aí com seus botões como não vale a pena esquentar a cabeça com possibilidades pequenas que os fóruns aumentam e transformam em rotina , rss.
Amiga futura mamãe, a maioria das mulheres engravida até sem querer! Não se coloque no direito de achar que você pode vir a ser uma minoria que tem inúmeros problemas e não vai conseguir ser mãe. Pensar de forma positiva e não permitir contaminações alheias na sua paz interior para alcançar seu objetivo, é fundamental.
No mais, torço para que consiga. Mas pare de tentar e passe a curtir esse momento. Até os homens respondem melhor (em sua produção de bons espermatozoides) quando não se sentem pressionados para exercer o que deveria ser normal à condição humana: crescer e se multiplicar. Fica a dica!
120 thoughts on “O segredo para engravidar é parar de tentar!”
Fran Benites
Concordo com a maioria do q foi dito aqui….
Mas nao pude deixar de comentar….
Assim como eu, outras 6 milhoes de brasileiras tem endometriose, uma doença q causa infertilidade…existem ainda muitas outras doenças q podem causar infertilidade, entao existem muitos milhoes de brasileiras sofrendo com infertilidade, logo isso nao é uma minoria…
Quando descobri minha doença, meu mundo caiu…nessas horas precisamos de um ombro amigo…e cade os amigos??
Foi entao q recorri aos ditos foruns….la encontrei mulheres guerreiras q querem muito ser maes, mulheres q me deram força e coragem pra correr atras do meu tratamento, q sempre tiveram uma palavra amiga pra me dar em momento de desespero e q torcem pra q tudo de certo pra mim…
No dia q fiz minha cirurgia, elas ja estavam agoniadas pra ter noticias minha, enquanto q até hoje, os ditos amigos, nao me perguntaram como estou..
Nossa amizade, mesmo q virtual foi tao boa, q hoje nem usamos mais a pagina, conversamos diariamente via whats app…algumas delas ja ate se encontraram pessoalmente!!!
Creio q em tudo na nossa vida precisamos filtrar e separar as coisas boas da ruins
gabrielabn
Então Fra…
Esta matéria foi escrita para acalmar as futuras mamães. Não ajuda em nada eu ficar dizendo que a pessoa pode estar com endometriose ou qualquer outro problema de infertilidade porque, primeiramente, eu não sou médica. Realmente os casos têm aumentado no Brasil e isso é preocupante, mas até que se chegue num diagnóstico, toda mulher é sim uma reprodutora em potencial e não deve ficar ansiosa quanto a isso. Eu escrevi este post para a camada de mulheres que só não consegue engravidar porque fica ansiosa demais ou enfiando caraminhola na cabeça. Respeito demais quem sofre de problemas que impedem mesmo a gravidez, mas uma pessoa normal, com condições normais de ter filhos, é sim a maioria ainda, pois a população feminina brasileira é de 97,4 milhões de mulheres. Destas, 65% estão em idade fértil segundo dados do IBGE, ou seja, cerca de 63 milhões de mulheres. Atualmente, os dados oficiais apontam que existem 6 milhões de mulheres com endometriose ou outro problema que cause infertilidade no país. 6 milhões em 63 é minoria sim. Infelizmente eu entendo sua dor e sua frustração, e peço desculpas se infelizmente este post não trouxe conforto ao seu coração. Continue tentando, mantenha a calma porque tenho umas amigas com endometriose que demoraram um pouco mais que o normal, mas conseguiram sim ser mamães, e têm mais de um filho. Não é um caso sem solução apesar de complicado e gerador de tristezas e sofrimento. Pense positivo e creia no potencial do seu corpo.
Abraço.
Tássia
Concordo com praticamente tudo. Mas imagino que deve ser complicado para quem deseja ter um filho controlar essa ansiedade. Acho que pra tudo na vida, né? Só que pra ter filho é bem mais.
Inicialmente acho que é difícil pra mulher domar esses sentimentos… Muitas já transam imaginando o bebê hahaha. Tenho uma amiga que faz mais de 5 anos que ela tenta engravidar e não consegue. Ela é bem ansiosa. Disse que desistiu, mas não acredito muito, pois parece que ela tem a cobrança da família e do marido tb. Aí é mais difícil ainda. =( Tem uma que tb tenta, já fez até tratamentos, ansiosa igual, que vive com o marido como se já tivessem filhos. O marido liga pra ela e pergunta como “eles estão” (ela e o bebê). Isso só deve prejudicar.
No fim das contas, tanto pra isso quanto pra outras coisas, temos que relaxar. Tentar dominar todos os dias essa ansiedade. Falo isso por experiência própria em outras coisas. Tinha muita ansiedade pra arrumar emprego depois de formada e só agora as coisas estão se ajeitando. Devagar, mas estão.
ótimo post! Beijos
Thaynara
Gostei muito das suas palavras! Acho que estou nessa situação…estou muito ansiosa e vou tentar relaxar mais apesar de ser difícil.
Thais Ferreira
Nossa, ler isso me ajudou muito, em outubro de 2013 eu nao sabia que estava gravida e tive um aborto espontaneo, eu e meu marido estamos juntos a 8 anos, e sempre adiamos a ideia de ter filhos, apesar de querer muito, achavamos que nao era a hora, mas ja tinhamos decidido que 2014 seria o ano para chegada do nosso bebe, e quando perdemos ficamos mal, mas assim que a medica liberou comecamos novas tentativas…e é ai que entra minha frustracao cada vez que minha menstruacao vem, faz apenas 2 meses que estamos tentando, e mes passado fiquei muito mal, quando no primeiro dia do ano desceu pra mim, mas com a ajuda do meu marido superei e disse pra mim mesma que esse mes seria diferente, ate que ontem depois de atrasar um dia, minha menstruacao desceu e eu fiquei muito pior do que no mes passado.
mas hoje acordei decidida a tirar o foco disso, ja chorei tudo que tinha pra chorar, mas a partir de agora, vou reformar minha casa, programar nossa viagem de ferias, comprar um cachorrinho pra me fazer companhia e deixar que o papai do ceu cuide do resto, continuaremos nao nos previnindo, mas a hora que Deus achar que estou pronta ele ha de me mandar meu anjo!
ler esse texto realmente me ajudou muito…obrigada!
Gabriela
Thais,
o segredo realmente é não encucar com isso. Eu entendo perfeitamente sua ansiedade, pois você passou por uma perda e isso aumenta mais ainda nossas dúvidas, anseios e temores no coração. Mas ainda bem que meu post pode te ajudar um pouco a desestressar deste assunto.
Eu passei um ano tentando engravidar da minha filha. Só depois que adotei um cachorro e mudei o foco, a gravidez aconteceu. Devo à Tacha (minha vira-lata), a chegada da minha caçula, que agora em março completa 2 anos.
Vc vai ver, desestressa disso que logo, logo seu positivo vai estar nas suas mãos e vc vai poder curtir cada momento.
Grande abraço e boa sorte!
Camilla Leite
Caramba esse texto me ajudou muito.Eu agora vou fazer de tudo pra me acalmar e deixar rolar e vou pensar positivamente. Muito obrigada mesmo.
claudia
A sua historia tao engracada…. 🙂
Priscila
Nossa eu tanbem já passei por uma perda uma gestacao de 7 meses em 2014 e estou tentando
Lisa
Adorei o que vc escreveu, estou há 1 ano tentando, nunca imaginei que teria algum problema para engravidar, nem meu marido porque ele tem uma filha do primeiro casamento e vivia repetindo que engravidaram no segundo mês de casamento,um tempo me sentia inferior a primeira esposa dele mas já passou,ele também quer muito ser pai novamente e me apoia muito e me acalma, fomos encaminhados ao um especialista em reprodução humana, mas não temos nenhum diagnostico não sabemos pq não engravidamos, pode ser pura ansiedade mesmo, ainda não fui ao especialista, preciso relaxar antes,valeu pela dica .
Mahiara
Eu só gostaria de saber o que fazer quando se tem trompas obstruida e não pode engravidar de uma forma natural, e quando já fez uma fertilização e não deu certo.
Devo partir para uma adoção!!!
Ou devo acreditar em milagres ou desistir de ser mãe !!!
gabrielabn
Olá Mahiara…
Acredito que vc mesma já tenha dado a resposta. Meu post se refere a situações onde (aparentemente) tudo o que atrapalha é mais a ansiedade do que qualquer outra coisa. Seu caso é bem específico e, bem, como uma pessoa temente a Deus eu acredito em milagres e pediria por um no seu caso. No entanto, temos que trabalhar com a mão de cartas que a vida nos dá. Não existe uma “mão de cartas” ruim, apenas mal jogadores, hehehe. Você tem uma condição que a impede de ter filhos biológicos, mas ainda tem um coração capaz de amar. De repente Deus te permitiu essa condição física para que alguém que já nasceu e não tem ninguém nessa vida, possa ser amado por você. Já pensou nisso? Ou pode ser que um milagre realmente aconteça, se bem que eu considero milagre maior o ato de amar sem vínculo de sangue. Milagre maior é você conseguir amar alguém que não gerou no útero, mas sim no coração.
Pensa nesta situação com outros olhos e você vai ver que nem tudo está perdido de fato.
Grande abraço!
mahiara
Oi Gabi muito obrigada pela sua resposta ! E pelo que você escreveu foi a pessoa mas sensata que alguém já falou sobre nós mulheres que temos esse problema de infertilidade!
Já entrei mto em blogs de tentantes e entre outros! Mas percebi que me deixou realmente pior que eu já estava, assim parei de entrar !
Entrei na fila de adoção de crianças mas isso tbm não é nada fácil é uma longa espera, não fiz objeção de cor de idade e de estado e mesmo assim demora muito !
Devido esse meu problema meu casamento esta em crise, gostaria de fazer uma nova tentativa de fertilização mas devido ao gastos de 14 mil , meu marido se frustou mto e em uma conversa ele me falou essas palavras que me magoou mto ( não vou trabalhar só para pagar fertilização) sendo que não é uma escolha minha não ser mãe não poder engravidar ! E hoje não sei se continuo esse casamento porque me sinto incompleta por não poder ter um filho seja do ventre ou não! Eu só tenho 26 anos e com todos esses problemas ! Me sinto perdida
mahiara
Oi Gabi muito obrigada pela sua resposta ! E pelo que você escreveu foi a pessoa mas sensata que alguém já falou sobre nós mulheres que temos esse problema de infertilidade!
Já entrei mto em blogs de tentantes e entre outros! Mas percebi que me deixou realmente pior que eu já estava, assim parei de entrar !
Entrei na fila de adoção de crianças mas isso tbm não é nada fácil é uma longa espera, não fiz objeção de cor de idade e de estado e mesmo assim demora muito !
Devido esse meu problema meu casamento esta em crise, gostaria de fazer uma nova tentativa de fertilização mas devido ao gastos de 14 mil , meu marido se frustou mto e em uma conversa ele me falou essas palavras que me magoou mto ( não vou trabalhar só para pagar fertilização) sendo que não é uma escolha minha não ser mãe não poder engravidar ! E hoje não sei se continuo esse casamento porque me sinto incompleta por não poder ter um filho seja do ventre ou não! Eu só tenho 26 anos e com todos esses problemas ! Me sinto perdida bjos
gabrielabn
É muito triste que a falta de filhos estrague uma relação. Não deveria ser assim, porque os filhos são uma consequência de um casamento e não o objetivo principal. Talvez falte a vocês compreender que apesar dos problemas, apesar das dificuldades, vocês se casaram para passar por isso juntos. Deus não permite nada ao acaso. Esta situação deveria fortalecê-los como marido e mulher, não separá-los. Vocês precisam conversar calmamente à respeito e não se permitirem jogar um casamento no vento por que infelizmente os filhos não estão chegando como gostariam.
Um casamento não é um casamento só pela existência de filhos. Na verdade, uma família já é assim chamada desde a união de duas pessoas. Não é pré-requisito de felicidade num casamento o ato de serem pais. É bom e espetacular que isso aconteça? Sim! Mas e se não acontecer? Bom… vocês ainda têm um ao outro para cuidar e desfrutar. A relação a dois é um pacto de cumplicidade, amizade, cuidado e – principalmente – amor INCONDICIONAL. Se está havendo condições para perpetuar o casamento, talvez falte amor. Isso precisa ser bem conversado e pensado amiga. É pra ser leve, feliz e gostosa uma relação. Não depositem um peso desnecessário em tudo isso.
Você vai ser mãe (adotando ou parindo) no tempo de Deus para a sua vida. Não adianta ficar lutando e tentando de todo jeito e qualquer custo. Nada foge do olhar atento do Criador. E o tempo dEle é perfeito, é agradável e tranquilo. Não fiquem se descabelando.
A palavra “demora” não existe no vocabulário do Deus que eu sirvo sabe… Ele faz tudo certinho. Confia nisso, conversa com o maridão e entreguem-se ao direito de desestressar com isso. Você é nova!!! Você pode fazer tanta coisa da sua vida enquanto a adoção não sai! Estude bastante, se prepare como puder para ser a melhor mãe, corre atrás de outros sonhos que você tem… resumindo, ocupe sua mente e isso vai fazer esse tempo passar mais rápido e pode até salvar seu casamento.
Quando você menos esperar, a adoção sai e vc vai poder ser uma grande mãe para esta pessoínha que precisa ser amada e acolhida.
Pensa com calma no rumo que estão dando para a vida de vocês e, acima de tudo, lute pelo seu casamento, porque ele deve ser uma prioridade intocável em sua vida, antes até (e mesmo depois) de chegarem os filhos. Casamento fraco não é bom para a chegada de um bebê. Fortaleça a união de vocês e todo o resto ficará mais fácil de ser encarado. Falo de causa própria. Sou casada há 13 anos, duas filhas… enfim, nem sempre é fácil e já passei por tudo o que vc pode imaginar. Não fosse meu empenho em lutar para sermos um casal forte e feliz, talvez nunca tivesse chegado até aqui.
Faz isso e não vai se arrepender!
Abração.
mahiara
Obrigada por parar seu tempo, e me escrever
Agradeço suas palavras foi de mto bom grado
Não quero fazer essa página um mural de lamentações , mas foi uma forma que achei de desabafar , colocar um pouco para fora o que venho guardando algum tempo já ouviu dizer (só sabe o quanto dói o dono da Dor).
Eu sou evangélica creio mto em Deus e sei que tudo é no tempo dele mas a espera dói né machuca mto , mas eu creio o que ele me prometeu ele é fiel para cumprir !
Vou acalmar meu coração, depositar minha confiança nele e tudo ele fará !
Vivo hoje a espera de um milagre, e que seja feita a vontade dele !
Muito obrigada por tudo, pelas palavras pela atenção que me deu !
Deus te abençoe hoje e sempre bjos
Fique com Deus !
mahiara
Gabi , só quero deixar meu último comentário e por favor me de uma opinião !
Perguntei para meu marido se ele adoraria uma criança o mesmo me falou que não que não fazia isso !
Achei isso o fim da gota me doeu ele já tem filho de outro casamento e não aceitaria outro que não seja dele !
Acho egoísta essa forma de pensar dele e prefiro abrir mão de um relacionamento e me livrar de uma pessoa egoísta !
gabrielabn
Nem sei o que te dizer Mahiara!
É muito complicado dizer como uma pessoa deve se portar ou o que deve fazer, sobretudo porque cada um sabe melhor sobre si do que outras pessoas de fora. Eu tenho meus valores com relação a casamento e família, e estes valores são totalmente de acordo com a Bíblia do Deus que odeia o divórcio (Malaquias 2.16). Mas estes são os valores que eu vivo juntamente com minha família porque cremos nisso e temos temor diante do que Deus espera de nossa vida neste sentido. Eu cresci aprendendo que devemos consertar as coisas dentro de um relacionamento e não jogá-lo fora, não importando o que quer que esteja acontecendo, porque perante Deus, tudo tem jeito. Ele corrige o passo, muda os corações, apazigua as desavenças, faz renascer o amor. Acredite, eu já passei por coisas que levaria qualquer casal por aí a se separar prontamente, mas insistimos em buscar a Deus juntos e tudo se resolveu. Hoje meu casamento é melhor do que há 13 anos quando estava em lua de mel e recém casada.
Nem tudo tem a ver com os filhos (naturais ou adotados). As vezes os problemas conjugais tem raízes mais profundas e é preciso investigar e tratar.
Separar pode parecer a melhor solução, mas é como se você não quisesse enfrentar o problema, apenas fugir dele. E – desculpa perguntar mas… – vai querer fugir quantas vezes mais cada vez que um problema sério acontecer entre você e seu cônjuge? É por este motivo que tem tanta gente separando e casando o tempo todo e quantas vezes forem preciso!
Uma separação nunca é uma solução. A solução mais sensata e madura, é tratar os problemas, afinal, não existe relacionamento perfeito, tão pouco isento de problemas. Viver é administrar problemas, e é vencedor e um caso de sucesso, aquele que sabe fazer isso com sabedoria.
Aconselho você a não jogar fora um relacionamento só porque seu esposo disse um não para você em algo que você quer muito. As decisões dentro de um casamento devem ser em acordo, senão estão fadadas ao fracasso, e as vezes para que o acordo aconteça é preciso muita oração e conversa entre o casal. Nada pode ser decidido com os nervos em frangalhos, o coração ansioso ou em apenas uma conversa definitiva. Comunicar-se aos poucos e estudando prós e contras juntos ajuda bastante. E nunca creia que um ‘não’ é definitivo. Talvez ele não tenha se permitido pensar direito no conceito ou não tenha tudo tempo de assimilar as coisas na mente e no coração.
Já falei pra você, permita-se um tempo de resignação e avaliação. Descanse em Deus, faça outras coisas e volte a pensar nisso daqui um tempo. Tudo pode se ajeitar se você se permitir ser paciente, amar incondicionalmente e orar por seu marido, para que Deus amoleça o coração dele SEEEE for da vontade de Deus que vocês sejam pais de uma criança adotada.
Não queira dar passos na sua vida movida por suas questões biológicas (desejo de ser mãe). Faça tudo de maneira sensata, madura e analisando todos os lados da situação, não apenas o seu. Quando a gente só pensa na gente, ficamos sozinhos em nossas decisões e até mesmo sofrimentos. Nem Deus pode fazer nada quando você mesma quer decidir as coisas. O nome disso é livre arbítrio e Deus o respeita muito!
Acalma seu coração. Investe em fortalecer seu casamento e o amor que (tenho certeza que) ainda existe entre vocês. Depois – com essas coisas acertadas – vocês pensam juntos na melhor solução para esta questão na vida de vocês, afinal, nada acontece por acaso na vida das pessoas. Tudo tem um por quê.
Espero de todo coração que você seja feliz, e nem sempre esta felicidade é sendo mãe a qualquer preço, que fique bem claro!
Grande abraço.
maria
Eu to no mesmo barco..Tentando a 12 anos e 2 fail inseminação.
Alice
Nossa Gabriela, adorei muito seu post. Realmente esses fóruns de tentantes que tem espalhados ela net, são só pra deixar a gente mais ansiosa. E eu já sou uma pessoa ansiosa, então imagina. Estou tentando relaxar e só curtir o momento, mas te confesso que é bem difícil. Estou louca pra descobrir a gravidez…. Estou tentando manter o controle, e até prometi pra mim mesma que não falarei com ninguém sobre nossas tentativas, até que realmente aconteça… Sempre sonhei muito com ser mãe.. Mas Deus sabe o momento certo… Obrigada mesmo por tudo que escreveu… Me ajudou muito… Grande Abraço!!! 🙂
Milena
Ola Gabriela, td bem? primeiro gostaria de dizer que hoje nas minhas buscas pela internet, Deus colocou seu blog no meu caminho e não foi por acaso. Minha história é muito parecida com a sua. Vou contar um pouquinho…há exatamente 1 ano que tento engravidar do meu segundo filho. Na primeira gestação, eu tinha acabado de casar, fazia cursos para o trablaho, fiz o Henrique num dia q nem sequer imaginava ter ovulado..e ele nasceu firme e forte. Ele tem 4 anos e ano passado começou a me pedir irmaozinho. Como engravidei muito facil do primeiro, eu achei que do segundo ia ser a hora que queria (sempre tive esse pensamento), ai veio um, dois, tres meses e nada. Fiz uns exames e eu estava com pólipo no utero. Ai começou a neura, alias começou no primeiro mes que nao engravidei, porem acentuou despois da descoberta do polipo. Li em inumeros foruns, depoimentos dos mais variados sobre o assunto. Retirei o polipo em janeiro e estava crente que no proximo mes engravidaria…e nada…aí fui em 4 ginecologistas, todos unanimes em dizer que não há nada de errado, porem eu não aceitava e pedia exames…fiz exames de hormonios, histerosalpingo e fiz meu marido fazer o espermograma…todo mes fico procurando sintomas pre-gravidez, tipo nausea, seios aumentados e também na hora h fico fazendo só para engravidar, leio as diversas posições para utero retrovertido , pois meu utero mudo de posição depois da gestação. Aí o desespero só aumenta, nao posso ver uma mulher gravida ou uma familia com mais filhos que logo penso…nao vou conseguir engravidar de novo, meu filho nao terá irmaos, erá sozinho….todo mundo fala pra mim que preciso relaxar, sair desse foco e hoje eu comecei a procurar assuntos na internet e ei que leio seu blog. PArabens pela iniciativa e principalmete por renovar a minha esperança. me diga uma coisa, nao que existe receita de bolo…mas como conseguiu relaxar, como vc conseguiu sair do foco? bjssssss
gabrielabn
Você tem o nome da minha princesa que Deus me deu depois que relaxei, hehehe.
Então Milena, obrigada pela confiança em minhas palavras. Realmente é necessário relaxar mesmo, tirar da cabeça para que o corpo trabalhe a seu favor.
Pode parecer um clichê dos grandes, mas engravidei apenas um mês depois de adotar um cachorrinho. Sim, um cachorro! Esse passo me desestressou e tirou o foco por completo da minha sanha por engravidar, e foi justamente aí que aconteceu. Um mês depois lá estava eu com todos os sintomas e quando fui fazer o teste: positivo!
Não estou dizendo que vai ser igual com você, mas digamos que se os médicos dizem que está tudo bem agora, o mais provável é que você esteja sendo sua própria inimiga.
Quando relaxei, fiz sexo por vontade mesmo e parei com aquela marcação cerrada de dias e horas exatas para fazer isso. Parei de ficar controlando a situação e deixei Deus agir e meu corpo trabalhar sozinho. Uma gravidez acontece quando a gente está bem consigo mesma e tranquila. O corpo precisa disso para produzir bons óvulos e aceitar bem a implantação. Qualquer ansiedade faz o corpo desregular todinho… Por isso muitas mulheres demoram meses amais para engravidar quando decidem fazer isso, e as vezes quem nem está planejando engravida do nada, hehehe. Sempre achei isso injusto, mas nosso corpo funciona assim. Até menstruação atrasa ou adianta se a gente ficar estressada ou nervosa demais, já reparou?
O que eu posso te dizer mesmo é: busque fazer coisas que te dão prazer e que distraem sua cabeça, pare de marcar horas e datas para namorar e curta o momento. Saia para jantar, tome um bom vinho, coma docinhos gostosos, passeie no parque no fim de semana… Coloque sua mente em ordem que o corpo trabalhará melhor, ok? Mas acima de tudo, confie que se vc foi capaz de ter um, será capaz de ter outro. Minha ginecologista me garantiu que quando uma mulher tem dificuldade de engravidar isso se mostra desde a primeira gestação e que – normalmente – uma mulher que teve um filho pode ter mais (salvo casos bem específicos que não preciso mencionar e não é seu caso, pode ficar tranquila).
Neuras à parte, te desejo toda sorte nas tentativas. Mas relaaaaaaaaxa!!!!
Me conta depois quando vier o bebê. Tenho certeza que isso vai acontecer logo se você aprender e praticar o segredo de desestressar e parar de tentar controlar isso na sua vida.
Grande abraço!
Milena
Ola Gabriela!!! muito obrigada pelo carinho, e pelas sábias palavras, leio e releio suas palavras e elas foram mil vezes melhores do que todas que já ouvi. Deus te abençoe muito!!! depois te conto, com certeza, assim que engravidar e faço questão de dar meu depoimento para todas que passam pela mesma situação não fiquem assim…. Forte abraço!!!
Juliana
Olá Gabi!
Gostei muito de tudo que eu li. Foi a primeira vez que entendi sobre não ficar ansiosa pra engravidar.
Com minha irmã aconteceu igual a você depois de 2 anos tentando engravidar resolveu adotar um cachorrinho e antes de acontecer a adoção , engravidou.
Bom, mas a minha história é muito parecida com a da Milena. Já tenho um filho de 4 anos e esperei um tempo porque queria terminar a faculdade, sempre achei que engravidaria fácil pois na primeira vez foi “sem querer” e fácil e veio em um momento maravilhoso. Pois bem , decidi que este ano engravidaria pois já tenho 34 anos e engravidei mesmo …em janeiro, estava perfeito pois nasceria em outubro o mês que eu queria e ficaria longe do mês de fevereiro do primeiro filho, ah! tudo como eu havia planejado , até que em março com 2 meses eu tive um aborto espontâneo e teria que esperar pelo menos 3 meses pra tentar de novo, juro eu contei todos os dias , li e reli sobre dias férteis, ovulação e tudo sobre como engravidar ( inclusive foi assim que descobri seu blog 😉 ), tudo pra me preparar para tão sonhada gravidez, mas por enquanto nada está adiantando e ainda pra ajudar minha menstruação é irregular.
Sou hiper ansiosa e realmente pra mim está sendo difícil não pensar na gravidez, já se passaram 2 meses tentando e nada , mas sei que tudo tem a hora certa.
Enfim, foi bom ler suas citações , estou tentando de tudo pra não me prender e viver 24h pensando em engravidar. Como você disse, pra engravidar é não pensar e relaxar.
Obrigada.
Beijos
Rafaela cristina basto de oliveira
Oi meu nome e rafaela tenho 18 anos estou tentando engravida faz 3 meses mas nao consigo,porque sou muito anciosa..oque eu faço para diminuir anciedade???
gabrielabn
Viajar, passear, adotar um bichinho, começar um novo hobby… enfim, qualquer coisa que tire sua atenção um pouco do assunto.
Cacá
Oi Gabi, entendo perfeitamente a sua intenção e entendo essa linha de raciocínio. Mas sabe aquelas listinhas de o que não falar para uma grávida, o que não falar para uma mulher solteira com mais de 40 anos e etc? Então, na minha listinha de “o que não falar pra alguém que está tentando engravidar” essa história de “é só relaxar que vem” está em primeiríssimo lugar! Não funciona pra alguém que está tentando há muito tempo e não tem nenhum problema clínico detectado. As vezes chega a ser ofensivo, é como se vc apenas não estivesse engravidado ainda porque não é capaz de controlar sua ansiedade. Eu realmente fico bem chateada quando alguém me fala isso, e outras amigas na mesma situação já me disseram que odeiam ouvir essa frase, que normalmente parte de pessoas que não tiveram nenhum tipo de dificuldade, maioria ou não, é preciso respeitar as minorias e definitivamente essa frase apenas exclui as minorias e te deixa pior do estava. Quanto aos fóruns de tentantes (que palavra horrível!rs), concordo plenamente! É muita informação sem embasamento e pessoas desestabilizadas com a situação e que acabam por piorar a sua expectativa.
Só pra vc entender, faz três anos que tento engravidar, no primeiro era totalmente relaxada, não sabia nem quando era meu período fértil, como tinha uma vida sexual bem ativa, não me preocupava com nada, a hora que acontecesse, se acontecesse, ok. No segundo ano, comecei a fazer vários exames, eu e meu marido, e aliás não vejo problema nenhum nisso, se temos que fazer, eles tb podem fazer, não vejo isso como algo ruim, faz parte da relação e da decisão de ter filhos. Bem, fiz todos os exames e tudo estava ok! Tive que escutar do médico que devia ser por causa da ansiedade. E realmente não era, mesmo durante o segundo ano, levei numa boa, fazia os exames sem pressa, sem neuroses, aproveitei pra me dedicar a todas aquelas coisas que queremos fazer antes de ter filhos. Mas, no terceiro ano tentando, o médico me pediu que fizesse controle de ovulação, aí desafio qualquer mulher que levanta essa bandeira a não ficar ansiosa quando se tem até horário pra fazer sexo!
Espero que me entenda, só quis expor um outro lado que talvez vc não conhecesse. De qualquer forma, continuo tentando controlar minha ansiedade…rs
Beijos
gabrielabn
Eu entendo sua frustração Cacá, mas acredite, infelizmente os posts que faço são baseados no que acontece com a maioria, principalmente porque não sou médica. Trabalho com mães e com tentantes há alguns anos, e falo daquilo que vivo e tenho visto rotineiramente. Você, e algumas outras tentantes que se julgam discriminadas pelo meu post (e já demonstraram isso nos comentários), são realmente a minoria que infelizmente tem algum problema ou simplesmente não conseguem engravidar e ponto.
Não posso ficar cheia de dedos de publicar minhas vivências porque existem mulheres que estão sensíveis emocionalmente por conta de suas dificuldades particulares de vida. Em nenhum momento eu disse que isso funciona para todas! Aliás, realmente há exceções, e este post é na verdade mais um texto motivacional do que um artigo clínico. Está comprovado que 80% das mulheres que não conseguem engravidar em até dois anos de tentativas, não o conseguem por motivos emocionais (depressão, ansiedade e afins). Eu não estou jogando com possibilidades absurdas em meu artigo, apenas com uma situação que atinge a maioria das mulheres e atrapalha mesmo na hora de engravidar: a ansiedade (por mais que te irrite essa palavra, ela existe e interfere sim na maioria das tentativas de gravidez).
Acredito que mais para frente eu vá postar um texto específico para as tentantes que realmente não conseguem e aparentemente não têm nenhum problema para engravidar. Mas sem sombra de dúvida, esse texto não é o mais indicado para o seu caso. Assim como pesquisas que fazemos na internet e temos que verificar se bate com o que estamos procurando, digo o mesmo em relação a esta matéria: ela infelizmente não bate com a sua realidade específica e de muitas outras mulheres que já leram, porque cada caso é um caso, mas bate com a realidade esmagadora de mulheres para quem dirigi esta minha postagem.
Desculpa mesmo se não fui capaz de atingi-la em sua necessidade, mas sabe como é, não dá para agradar todo mundo, hehehe.
Quando eu postar algo referente às tentantes que não têm problemas aparentes e mesmo assim não engravidam, tenho certeza que vai mudar sua opinião sobre o direcionamento dos meus textos aqui no blog. Até lá, realmente te desejo que você consiga o que quer. Eu sei (acredite) o quanto isso mexe com uma mulher e modifica toda a nossa perspectiva de mundo. Você escreveu sua frustração exatamente porque não acha as respostas que quer e não te julgo por isso. De verdade!
Deus te abençoe e colocarei você em minhas orações para que consiga realizar o sonho de ser mãe, ok?
Abraço!
Ednéia
Oi. Nossa, perfeito isso que você escreveu!
Anete Soares
Eu gostaria de agradecer esse texto maravilhoso. Estava precisando muito ler exatamente essas palavras. Já estava enlouquecendo. Muito obrigada! Deus abençoe. 😉
gabrielabn
Que bom que o texto te ajudou Anete.
Grande abraço!
jaciara kind teles
Adorei seu posto,era isso que eu precisava ler,e vi que você é uma pessoa maravilhosa!
gabrielabn
Obrigada pelo carinho Jaciara.
Grande abraço.
FERNANDA DE ANDRADE FAGUNDES
MUITO OBRIGADO GABRIELA !
TUDO QUE VC DISSE ACIMA ME AJUDOU A ABRIR A MENTE,JA TAVA FICANDO DEPRESSIVA POR NAO CONSEGUIR ENGRAVIDAR DE NOVO.
SABE QUERO MUITO UMA MENINA POIS MEU PIA JA TA COM 10 ANOS,TBM CHEGUEI A PENSAR QUE O PROBLEMA FOSSE DO MEU MARIDO + NAO NÉ POIS ELE JA ME ENGRAVIDOU A 10 ANOS ATRAZ.
NOSSA COMO EU QUERO TER EM MEUS BRAÇOS UM BEBEZINHO NOVAMENTE.
MUITO OBRIGADO POR SUAS PALAVRAS ACHO MESMO QUE TAVA PRESCISANDO DE UM CHOQUE DE REALIDADE !
Rakel
Tenho utero retro estou a tentatar a 1 ano e 6 meses é bem triste a espera
Van
Adorei seu texto. É exatamente isso que vc escreveu. Fórum de tentantes é a coisa mais ansiogênica que pode existir na face da Terra. Passei uns dias lendo os tópicos e quase fiquei louca…rsrsrs Resolvi começar as tentativas e, entre a parada do uso da pílula e a chegada da menstruação, fiz um teste de ovulação que deu positivo. Tive relações em todo o período fértil e não engravidei. Depois dessa, vou abstrair e deixar a Natureza agir por si só. Vou relaxar e gozar…kkkkkk
gabrielabn
Pois é Van, sua experiência realmente só comprova que a ansiedade atrapalha e muito o processo natural da gravidez. Outro fator que ocorre muito, é que a mulher até ovula, mas o óvulo nem sempre é bom o suficiente ou maduro o suficiente para garantir uma gravidez. É tipo seleção natural mesmo. Mas fica em paz. Ovulando vc sabe que está, agora é só uma questão de tempo e de você relaxar e curtir esse momento para namorar bastante, hehehe.
Susi Silveira
Deus abencoe vc….. E te de sabedoria para colocar essas palavras fortificantes para nos… Adorei tudo e concordo plenamente que a ansiedade e inimiga…Abracosss…
Lidia
Obrigada por suas sábias palavras.
Realmente concordo com o que vc diz. No meu caso tomei anticoncepcional por mais de 10 anos sem interrupções e sempre tive problema de ovários policísticos. Parei de tomar remédio em agosto e meu organismo meio que “se perdeu”, fiquei com corrimentos irregulares praticamente por 2 meses seguidos, nem sabia qd estava menstruada e qd não estava. Agora farei exame hormonal e após o resultado minha médica me dará os medicamentos para eu ovular normalmente. Acho que agora chegou o maior desafio da minha vida, pq controlar a ansiedade é mtu difícil, tanto que vou no psicologo a alguns anos para tentar controlar a minha ansiedade. O auto controle é sempre a melhor saída, sei que se eu não me controlar não vou engravidar, pq até minha menstruação, mesmo tomando remédio, desregulava qd eu tinha crises de ansiedade. Vc escreveu tudo o que eu precisava ler, mudar o foco é a real solução no meu caso, não posso deixar novamente a ansiedade tomar conta de mim e da minha vida. Obrigada!!!!
Gisele Dias
Nossa muitooo bom esse blog amei mesmo voce me fez pensar de outra maneira eu vou esquecer um pouco esse negocio de gravidez nao vou mentir QUERO MUITO SER MAE mais vou deixar fluir no tempo de Deus quanto menos eu esperar meu baby estara aqui dentro do meu ventre muito obrigada por me acalmar…Meu facebook e Giselle Diias vamos manter contatos meninas !! Fui beijaooo
Gisele Dias
Muito obrigado por me acalmar me deixou muito melhor vou deixar fluir no tempo de Deus muito obrigado mesmo vamos manter conteto meu facebook e Giselle Diias beijao meninas ee futuras mamaes !!!
Nagila
Nossa amei seu blog e seu texto, concordo com tudo que vc falou. Só não sei por em prática. Tenho 25 anos e tento há 3 anos. Já fiz todo tipo de exame e nunk descobrir um problema de fato. Tive gravidez ectópica há 2 anos. Vou fazer minha primeira inseminação esse mês. Quero relaxar pra dar certo. Mas como? O q vc me diz.
Gabriela Bueno
Tudo o que te faça tirar o foco exclusivo do assunto é valido Nagila. Tente fazer algum curso, se dedicar a algum hobby… enfim, é procurar alternativas que deixem a mente e o corpo livres da tensão da preocupação e ansiedade em engravidar. Eu, por exemplo, engravidei depois que arrumei um cachorrinho, heheheh. Cada um acaba descobrindo o que dá certo para si.
Boa sorte.
Luciana
Oi Gabi, tudo bem?
Voce nao imagina o peso que tirou das minhas costas hoje. Estava eu aqui pesquisando bobagens na internet sobre nao conseguir engravidar e o que fazer pra melhorar a fertilidade e essas coisas. Me casei ha 6 meses e desde Outubro parei de usar contraceptivo…imediatamente comecou minha paranoia sobre estar velha e que deveria ter tentado mais cedo. Comprei o tal do kit de ovulacao….ficava monitorando cada alteracao…e realmente toda essa parafernalha tira o tesao do relacionamento sabe? Confesso que aprendi um bocado com os inumeros foruns, mas eles me deprimiram muito mais do que ajudaram devo confessar.
Ha alguns dias decidi nao usar mais o kit…e tentar pensar o menos possivel. E muito dificil nao pensar….o fato de pensar em nao pensar mais nisso ja complica tudo…hahahahah
Obrigada mesmo…moro fora do pais, e ficar longe de amigos e familia meio q tira o chao da gente nessas horas. E muito bom encontrar algumas palavras que acalmam nosso coracao…Deus sabe a hora de tudo.
Um abraco!
Luciana
Cristina Silva
Muito bom o texto, sou muito ansiosa, há 2 anos tento a gestação e tive dois abortos nesse período, através do genetico pude indentificar a causa dos abortos, segui todas as orientações e fiz tudo q foi necessário para poder gerar um bebê pois a causa não é infertilidade. Estou liberada para tentar tem 2 meses. Mas a ansiedade de acontecer é tamanha e me cobro muito.
Já peço a Deus que me de calma, pois sinTo q controlar as datas e contar dias me frusta mais ainda quando vejo que não da certo.
Joyce Campos 😘
Tenho tudo isso apesar das ansiedades isso dói muito
não paro de pensar
mais minhas cunhadas todas já tem filho as mulheres dos meus cunhados tbm
só eu que não tenho aí que dói de verdade aí já tô com vontade de desistir um bjs pra Vc boa sorte
Maria
Olà , acabei encontrando o seu blog por um acaso e achei esse texto muito interessante .
Concordo com simplesmente tudo .
Tentei por 5 anos engravidar .
Meu marido já é pai ( foi pai bastante jovem )
No início achei que engravidava rapidex ( nunca tinha tentando engravidar antes ) sou mega ansiosa em todos os casos rsrs
Depois de dois anos que morávamos juntos e nada acontecia , nos casamos ( pensei agora relaxo )
Foi triste , nada aconteceu .
Comecei a entrar em fóruns , grupos de tentantes .
– fiz boas amizades por lá ( que tenho até hoje )
Mas lá tem de tudo e percebi que vivia muito tempo lendo as coisas , sofria junto com elas e sorriam também a cada positivo me enchia de esperanças .
Mas nada acontecia e a ansiedade só aumentava .
Eu sempre tentei sair de lá e nunca mais voltar , mas a curiosidade por ver e ler era maior ( uma ansiedade que me dominava )
Acabei encontrando o seu blog , e decidi que não preciso fazer mais isso , pois apesar de Meu marido ter pouco líquido seminal ( segundo o meu médico especialista em reprodução humana ) que realizou a nossa primeira IA em novembro de 2014. Disse que temos chances de uma gravidez natural . Eu precisava relaxar .
– hoje estamos nos preparando para mais uma IA , e não quero ficar lendo e me enchendo de bobeiras na cabeça . Pois a primeira IA fiquei lendo tudo ansiosa , quando uma chegava com um negativo eu já estava sofrendo antes de saber se tinha dado certo a minha .
A decisão já estava tomando desde de 2014 ” mas cheguei de viagem ( do Brasil ) pois moro na Europa .
E já tenho o apoio do meu marido e de algumas amigas aqui . Minha sogra então decidir realmente parar de ser tentante . A tentante fixa tanto nesse negócio de tentar , anota tudo , na hora de namorar tem uma tensão horrível . Acho que tudo na vida se realmente quisermos mesmo pensando todos os dias que quero muit ser mãe ( pois sei que és impossível não pensar ) parei de ser tentante .
Sou uma mulher que sonha em ser mamãe , mas que deixarei por conta do senhor !
Agora estou caminhando com a minha cachorrinha e tentando perder a barriguinha ” quem sabe esse verão europeu eu esteja ou gravidinha se Deus quiser ! Ou em forma para colocar um biquíni sem culpa .
E ainda vai fazer bem à minha saúde .
Desde quando parei de entrar em blogs , fórum e etc , me sinto muit Maia leve e calma . O que a moça do texto quis dizer que a melhor coisa é relaxar , sem precisar ficar doida pensando e falando com um monte de pessoas coisas que realmente não vamos resolver .
É só nos deixa mais pensativas , será que vai dar certo comigo e será que vai dar errado , será que isso , aquilo !
Realmente meu marido disse que estou até mais carinhosa , não fico chamando ele nas datas lá certinhas , até deixo mais por conta dele ” para ele ver que não quero usá-lo so para fazer bebê !
Que Deus abençoe a nossa próxima IA .. Tão bom relaxar !
Seria legal tentar , depois você podia perceber o quanto é bom .!!
Boa sorte a todas mulheres que sonham com a maternidade .
Estou fazendo Acumputura . Eu e me marido para ajudar a relaxar ainda mais .
Gabriela Bueno
Maria, a melhor coisa é quando acontece em meio a um ambiente tranquilo e sem estresse. Seu corpo sabe disso pq a natureza é muito sábia.
Apesar de você precisar dessa ajuda médica para engravidar, seu corpo só vai abraçar essa gravidez por IA se você realmente estiver bem consigo mesma, tranquila, desestressada e tudo mais. O corpo da gente é muito inteligente, sabe? Quando estamos muito ansiosos ou estressados, liberamos mais cortizol, que é um hormônio que atrapalha e prejudica muitas funções do nosso corpo, inclusive a gravidez. Atrapalha os hormônios que sustentam uma gestação e podem até causar aborto espontâneo. Por isso é importante, mesmo não conseguindo engravidar, manter a calma e tentar relaxar.
Tenho certeza que entendendo bem isso, vai ficar muito melhor para você encarar a situação.
Os homens, em especial, quando se sentem pressionados, não produzem muito esperma. As vezes nem é uma condição fixa, mas temporal por causa de tanto estresse. Já vi muitas histórias de casais que buscaram ajuda médica pq segundo os médicos o homem tinha pouco esperma e depois de várias tentativas de IA e todas darem errado, o casal desencanou, o tempo passou e aconteceu uma gravidez natural. Entende?
A medicina lida com o que percebe no momento dos exames, não com o que está causando emocionalmente o fato. De repente, não será nem a IA que vai dar certo, mas o processo natural, desde que vocês dois curtam o relacionamento e parem de tentar! Quando a gente não tenta é que as coisas acontecem, por assim dizer, hehehe.
Amanda
isso tudo que você disse é verdade!!!!!!!
fiquei gravida e tive uma gravidez anembrionária ..chorei sofri com meu esposo e contava os dias pra passar os benditos 3 meses de repouso e virei testante mais na realidade por visitar os sites esses forum que dizem que ajuda..
fiz exames tudo normal.. mas a ansiedade de todos os dias entrar no grupo e ve qual proximo passo e sintomas…
todo dia me sentia gravida todos os meses apesar da minha vida sexual ser muito bem ativa percebi que a anciedade atraalha e muito e hoje quando eu li, eu vi que e verdade isso atrapalha e muito… eu e meu marido temos um vida sexual bem intensa mais quando chega o periodo fertil muda eu travo sei lá e estranho…
Agora vou fazer diferente eu e meu esposo estamos super anciosos (eu bem mais! rs) mais agora vou ficar mais tranquila depois do que eu li vou sim…
obrigada
Ju
Olha entrei no google com a intenção de buscar resposta de dicas de como me sentir menos ansiosa…e adorei o post e acredito que seja bem isso mesmo…Sou tentante a 6 meses…e todo mês a frustação…Sou mãe de um menino de 7 anos e para engravidar dele demorei 9 meses, por pura ansiedade…mas o mês que desencanei eu engravidei…mas mesmo com essa experiencia continuo do mesmo jeito rs…MEGA ANSIOSA…Por que penso assim: porquê não engravidei no mesmo mês ou até dois meses depois…mas não a historia parece que vai se repetir…simplesmente porque não consigo segurar a minha propria ansiedade…
Então hj depois de ler esse post pretendo me desprender um pouco disso afinal sou super saudavel e meu marido tbm…E quando Deus qser a minha familia aumentará…Bjs
Juliana M
Adorei ler sobre esse assunto. Libeirei mês passado e a menstruação veio, fiquei um pouco chateada, achava que era só para e engravidava hehe. Não vou mentir que agora fiquei um pouquinho neurótica, só querendo ter relação nos dias férteis e tudo mais. No entanto, andei pensando bem, e vi que não adianta, tudo isso só vai piorar a ansiedade.. o negócio é conseguir te controle emocional e tentar esquecer, priorizar outras coisas na vida, fazer outros planos e seja o que Deus quiser. Obrigada pelas dicas.
Kethellen
Oii meu nome é KETHELLEN eu estou tentando engravidar desde agosto de 2013 e não consigo fica dois meses sem descr e eu e o meu namorado acha que eu estou grávida e nada quando foi dia 15/02/2015 foi minha última menstruação 15/03/2015 não veio quando foi quando foi dia 01/04/2015 eu fiz o teste do posto de urina deu negativo me pediram o BTHCG eu fiz um partícula no dia 2/04 hj eu peguei o resultado deu negativo tento tento tento engravidar e não consigo sei que não posso desanimar mais ja desanime! Me ajudem tudo bem que eu tenho só apenas 20 anos
Gabriela Bueno
Bom Kethellen, você é nova ainda. Tudo o que posso dizer é que se depois de 1 ano você não conseguir naturalmente, vá ao médico fazer uma sondagem para saber se está tudo bem. As vezes tudo o que você precisa é de uma ajudinha médica para conseguir, e não estou falando de inseminação e nem nada disso. Existem remédios que ajudam os ovários a produzir óvulos mais saudáveis e ajudam a fecundação. Eu mesma já fiz uso para conseguir engravidar da minha segunda filha. Converse com seu gineco e fique tranquila. Antes de pensar no pior, pense apenas que não deu certo porque ainda seu corpo não encontrou o melhor momento, mas ele vai acontecer!
elias1982
Só quem está passando pelo o problema que entenderá de verdade a situação…
july graça
ha 10 anos que não consigo engravidar.o que posso fazer
Gabriela Bueno
July, como não sou médica não tenho como te dizer o que fazer. 10 anos realmente é muito tempo e pode ter alguma complicação médica que talvez ainda não foi resolvida para que vc consiga.
Tudo o que posso dizer é que não desista e tente sempre manter o pensamento focado no que pode dar certo, não no que não pode.
Peça a Deus o dom de ser mãe, assim como na história bíblica de Ana. Deus tem um prazer todo especial em atender este tipo de pedido.
No mais, tudo o que posso desejar é que você consiga. Estou torcendo por você!
fe
Muito Boa q dica!Estou tentando a 1 ano
E 9 meses e vivo a enorme pressão psicológica da família do meu marido.Ando mto abalada,nervosa,triste,mto pra baixo.Vou tentar usar métodos para relaxar.Tenho Fé que vai dar td certo!Obrigada,esse post foi mto importante.Vi nisso td
q li,a minha própria história.Se Deus quiser,voltarei com boas notícias.Bjss
Telma
Que texto maravilhoso!!!! Abriu muito a minha mente e me fez repensar todas as minhas atitudes nos ultimos 7 meses. Que Deus abencoe muito vc! Tenho a certeza que tudo que foi falado em seu blog, ajudou muitas mulheres que assim como eu tentam engravidar. Me identifiquei muito com sua historia pessoal. Tenho certeza que em breve terei meu outro bebe em meus braços e toda minha familia ficará muito feliz! Obrigada!!!
Fernanda viana
nossa gostei muito desse texto tudo que vc falou parece que era comigo.sou casada há 8 anos e desse mesmo tempo tento engravidar eu e o meu esposo somos saudáveis.ele dois dois filhos de outra mulher.além der muito ansiosa a família tb me cobra muito e os amigos. queria saber de vc Gabriela se tem algum exercício que me ajude a relaxar por q eu tento e não consigo.quero sua resposta logo.
Sonia
Meu nome é Sônia, eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao meu grande médico que realmente fez minha vida um prazeroso um hoje. Este grande homem DR IREDIA trouxe meu marido de volta para mim, eu tinha três filhos adoráveis para o meu marido. Cerca de quatro anos atrás, eu e meu marido foi em uma briga com outro até que ele finalmente me deixou por uma senhora. Senti minha vida tinha acabado e os meus filhos pensei que nunca iria ver seu pai novamente. Tentei ser forte apenas para as crianças, mas eu não conseguia controlar as dores que atormenta meu coração, meu coração estava cheio de dores e dores porque eu estava realmente no amor com o meu marido. Todo dia e noite eu penso nele e sempre gostaria que ele volte para mim, até que um dia eu encontrei um bom amigo meu que também estava em uma situação como eu, mas o problema dela era o seu ex-namorado que ela teve uma gravidez indesejada para e seu namorado recusou-se a assumir a responsabilidade e deu o fora nela. ela me disse que o meu era um caso pequeno e que eu não deveria se preocupar com ele em tudo, então eu perguntei a ela o que era a solução para os meus problemas e ela me deu este grande homem endereço de e-mail. eu estava duvidando se este homem era a solução, então eu contactado este grande homem e ele me disse o que fazer e eu escritura todos eles, ele me disse para esperar por apenas dois dias e que o meu marido vai vir rastejando em seus ajoelha para implorar o meu perdão, então eu fielmente o que este grande homem me pediu para fazer e com certeza depois de dois dias eu ouvi uma batida na porta, na minha grande surpresa eu vi ele em suas ajoelha-se e eu fiquei sem palavras, quando me viu, tudo ele fez foi chorar e me pedindo perdão, a partir daquele dia, todas as dores e tristezas em meu coração voou para longe, desde então, eu e meu marido e nossos filhos adoráveis são felizes e vivemos como uma família. É por isso, eu quero dizer um grande obrigado a DR IREDIA por sua ajuda. Este grande homem me fez entender que não há nenhum problema na terra que não tem solução por isso, se você sabe que você tem esse mesmo problema ou qualquer problema que é semelhante, vou aconselhá-lo para vir direto para este grande homem. Contacte-lo com este e-mail (drirediaherbalhome@gmail.com), ele está lá para ajudá-lo.
priscila
Oi, tenho 30 anos. Puxa Gabriela vc me ajudou muito. Só a dois meses tô tentando engravidar e não fiquei ainda. E a ansiedade toma conta de mim e tem M dado muitas dores por conta dessa ansiedade. Vo seguir suas dicas pra mim desencana pq realmente atrapalha. Tomo fitoterapicos mas o que vale é a mente né?
Priscila
Jonny_Mi
Olá faz um ano que ando nos treinos…
Neste momento estou a fazer FIV conto tudo no meu blog
https://onossosonho.wordpress.com/
Boa sorte para todas que estão na mesma situação
Beijinhos
Gabriela Bueno
Boa sorte!
E a dica da luta contra a ansiedade vale para casos como o seu também. Manter a calma e deixar o corpo trabalhar a seu favor, também ajuda muito na FIV.
Rosana
Adorei seu post Gabriela. Passei exatamente por isso nas tentativas para engravidar, até me tocar que eu estava me boicotando sem perceber.
Me achava incapaz de engravidar, até que resolvi mudar minha mente. Entrei no Yoga, e fiz um coaching baseado em PNL justamente para me livrar das crenças negativas que eu estava carregando, fora claro a minha pressão interna que era muito alta.
Fiz todos os exames, meu marido também e hj enfim, já consegui engravidar, mas vejo ainda pessoas próximas a mim passando pelo mesmo problema (só no trabalho tem 3 colegas que tentam e não conseguem).
Se as pessoas que lerem seu post, pudessem de fato, transformar este conhecimento em ação, certamente iriam evitar muito sofrimento/angustia com isso.
Beijos e parabéns pelo post!
Ane
Oi boa tarde!!!
Adorei seu texto pois estou muito encucada e deixando meu namorado encucado tb! Mas agora vou seguir suas dicas! A minha preocupaçao é q o tal do muco ainda nao veio e parei o antc. Gestinol 28 fazem 2 meses…isso influencia? Obrigada
Maria
Sei que é uma publicação já com 2 anos mas fez me toda a diferença.Obrigada!
Angel
Bom eu penso assim que é muito fácil alguém que engravidou tão rápido! em apenas 1 ano falar tudo isso e achar no direito de dar essas dicas furadas, Eu me senti desrespeitada, porque estou a 6 anos tentando engravidar, já passei por muitas fases e ansiedade não tenho e já vários anos esqueci totalmente de gravidez, no momento não penso mais em gravidez, e o problema é a infertilidade do meu marido, E eu acredito que não é besteira o marido fazer espermograma desde o início, eu acho bem necessário, é fácil alguém q engravida rápido dizer q fazer o espermograma é desnecessário, mas vai ficar tentando por 5 anos para ver, acho q só quem é digna de dar dicas para as tentantes é alguém q tentou muitos anos engravidar, pq sabe realmente oq passa na vida de uma mulher q tenta por tantos anos, muito lamentável esse texto me desculpe.
Gabriela Bueno
Angel, esse post não é para pessoas que tem algum problema e por isso nitidamente não conseguem engravidar. Não leve tudo para o lado pessoal. Este post é para pessoas que só não conseguem engravidar porque a ansiedade atrapalha e este é o único fator responsável, ou seja, todo o resto tá indo bem e não há problemas secundários. Para pessoas que realmente tem algum problema, a solução não é fingir que tá tudo bem realmente. Neste caso, a solução é buscar ajuda médica.
Eu nunca disse no meu post que a solução era válida para todos os casos. Isso sim seria uma solução “furada” da minha parte. Eu disse que na maioria dos casos funciona o que eu coloquei lá, porque as estatísticas dizem que a maior parte das mulheres que não conseguem engravidar são por causas primárias como a ansiedade, por exemplo, Problemas secundários e incapacidade de gravidez estendida por anos a fio precisam de sondagem médica e tratamento adequado.
Sinto muito por vc. E entendo o fato de precisar descontar em alguém sua frustração.
Dienifer
Oi ,gostei do post,achei que foi bastante sincero,nesta tao complicada jornada ke ja e tao dificil pelos “problemas” ja existentes,ainda deixamos a anciedade tomar conta,creio eu seja até normal,pelos fatos,mas é nós kem pertimos até a onde ela vai,é engraçado ke eu falo com uma tranquilidade,mas na verdade achei o teu post numa tentativa desesperadora para aliviar a minha pressao,tento a seis anos e nada de filhos,minha cunhada ja tinha um menino,e para deixar tudo mais pesado engravidou novamente,estou feliz por ela,mas estou comçando a kerer me retrair da familia do meu esposo,pois me sinto constragida sem esperança,estou muito triste hoje,nem sei mais como agir,se puder me dar uma resposta,obrigado
Dienifer
Ola novamente.
Ja fiz um comentario aki,em um dia ke estive muito triste,n sou de me abrir com pessoas ke n conheço,e nem faço parte dos tais foruns,mas percebi ke tu tem uma horientaçao crista,pois eu sou evangelica,sei ke o teu blog n fala sobre região, mas sao as experiências ke ja tivemos com deus ,akelas situaçoes ke por nossa força ou cacidade n consiguiamos resolver,sao akelas vitorias e circunstâncias ke hj nos faz ver tudo de um modo diferente,fazem muitos anos ke estou tentando ja tive um aborto espontâneo, mas deus me ajudou a atravessar momentos dolorosos,e voltando ao assunto de ter bebe,assim como um dia venci,e tudo ate aki deu certo conforme a vontade dele,sendo p ke eu seja mae ou nao,eu sei ke ele vai cuidar de mim,digo isso a todas ke kerem uma resposta assim como eu muitas vezes kero uma resposta para tudo isso ,e me pergunto porque eu,muitas vezes a resposta esta na nossa frente e nossa ansiedade nos sega,bj e abraço,
Gabriela Bueno
Pois é Dienifer,
o lance é bem simples: quando Cristo é suficiente, todo o resto é mais fácil de enfrentar.
Dienifer
Ola gabriela
Obrigado por ter respondido,como ja falei ainda nao tenho filhos,e tudo parece fical mais complicado,qnd tiro os olhos do senhor,e dou lugar para duvida,pq esta caminhada depende muito da confiança tmbm,confiando ke no fim tudo dara certo como tudp tem ke ser,eu só kero te pedir uma opiniao sei ke n faz parte do teu blog,nem tao pouco kero pegar no teu pé, mas me senti a vontade,tu acha ke msm depois de tanto tempo vale a pena eu continuar tndo esperança nesta causa de ser mae,agradeço se puder novamente me responder,abrçs.
Emanuelle
Oi flor, muito obrigada por tudo q vc escreveu. Concordo com sua opinião e a partir de hj não entrarei em fóruns de tentantes (ja havia pensando q isso não ajuda em nada mesmo). Farei tudo diferente, vou relaxar, curtir e seja la como Deus quiser. um grande abraço!
Amanda
Amei as fotos! Beijos!
Lilian
Mais eu tento desligar mais não consigo, estou com uma depressão das brava por causa disso dedesesperadaser tentante a 4 anos estou tentando …. Confio em Deus mais a minha ansiedade tem falado mais alto,mais sei q Deus está no controle!!
jane
Nossa quando comecei a ler essa materia , senti que foi Deus usando a mesma pra falar comigo!!É engraçado mesmo, sempre fui reguladissima , e depois que comecei a tentar a dois meses , a menstruaçao sempre atrasa pra me confundir!! É pura ansiedade..
Carol
Olá gabriela. Achei seu texto bom e sei q a intenção é mto boa. Mas não me leve a mal…mas só quem passa por mto tempo tentando seu primeiro filho sabe como é praticamente impossível domar a ansiedade. Pelo q vc escreveu , vc levou 1 ano para engravidar do segundo filho. Não desmerecendo sua experiência. Mas não é a mesma coisa que passar anos tentando engravidar do primeiro filho. Deve ser difícil é angustiante. Mas nada comparado ao fato de vc nunca ter engravidado. Eu tento há 3 anos. E nunca engravidei . Fizemos quinhentos testes e não encontram nada. Mas ao contrário. ..no início não estava ansiosa… só resolvi parar de cuidar e tinha até medo de engravidar rápido. .. ou seja..nao estava ansiosa…. Depois de 7 meses tentando comecei a ficar preocupada. Mesmo assim procurei terapia, que faço até hj ..e vários métodos para tentar aliviar a ansiedade. Já passei por períodos de descrença e desistir por uns meses… relaxar total..parar de contar dias…viajar mto …curtir mto meu marido e namorar sem pensar em período fértil .. mesmo assim… nunca aconteceu . Entao tenho minhas dúvidas quanto a esse tema de ansiedade…
Juliana
Obrigada, essa reportagem me ajudou muito. Respondi sim, para todas as perguntas e eu precisava muito ler isso. Vou sair do blog que participo e parar de TENTAR!!!!
Livia
Bom dia tudo bom
Estou tentando engravidar, meus exames ok e do meu esposo tbm. Passei por médico de fertilização ele tbm disse q está tudo ok. Vou passar em outro médico p ter a segunda opinião. Mas sou uma pessoa muito anciosa tenho quase certeza que a ansiedade está atrapalhando eu engravidar.
Como eu posso controlar a minha ansiedade?
Tatiane Bueno
Olá Gariela…
Seu post me deu uma outra visão sobre este universo que é se tornar mãe. Confesso que sou uma pessoa muito ansiosa e esta é minha primeira vez como tentante. Realmente os fóruns me deixaram com mais frio na barriga rsrs. A partir de hoje vou seguir sua dica e curtir mais os momentos felizes ao lado do meu marido ao invés de ficar aflita tentando antecipar um momento que tem hora certa para acontecer.
Obrigada!
mirian oliveira santos
Muito obrigada Gabriela,eu realmente estava assim.Vou seguir suas dicas.
Aline Cândia
Amei tudo que foi dito!!! Tenho um filho de 2 anos e há 1 ano estou tentando o 2 fico desesperada e controlo os dias férteis! 😔
Obrigada pelas dicas realmente vou desencanar e só namorar!!!
Suelen silva
Preciso da sua ajuda gabriela bueno
Alegria
Sem
Letícia Reis Santana
Oi Gabriela adorei tudo que li. Foi como se tivesse escrito tudo pra mim. Tudo o que eu faço infelizmente, mas tomei uma decisão de não encanar mais e aceitar as coisas no tempo certo, no tempo de Deus. Como diz o meu marido parece que fazemos por obrigação é, esquecemos de viver.
Já engravidei quatro vezes, mas tive três abortos e, uma gravidez ectópica, perdi a trompa esquerda, fiz FIV que não deu certo, tenho dois embriões congelados, mas no momento não tenho condições de voltar ao tratamento. Mas meu médico me aconselhou a namorar bastante, mas não quis me passar um indutor. Mas nós últimos ciclos tomei chá de inhame e medi a TB, que me deixou ainda mais ansiosa do que já sou. Então conversando com meu marido achamos melhor desencanar e deixar rolar. Seja o que Deus quiser. Procurando na internet achei seu blog e adorei, precisava de ler tudo isso mesmo. Muito obrigada
Gabriela Lopes
Faz 2 anos que estou tentando engravidar.ja estou quase desistindo,esse texto me fez pensar em ter um pouco mais de esperança.sempre entro nesses grupos de tentantes.fico mais anciosa ainda com tanta coisa q vejo fico mais frustada ainda.tento controlar meus dias ferteis.mas nda acontece.mas creio q na hora certa meu milagre vai acontecer.
Áurea
Gostei demais da dica
Me ajudou muito.
Juliana
Obrigada por esse post. Eu estava há apenas 1 mês como tentante e uma pessoa, querendo me ajudar, me colocou nesses grupos. Estou entrando no meu 4º mês de tentativas e já enlouquecendo, passando mal mesmo de tanta ansiedade. No início estava superempolgada com a ideia de ser mãe e agora parece que nem tenho mais tanta certeza se quero. Eu preciso focar em esquecer e foi muito bom ler o que você tinha a dizer!
Priscila chaves
Amei…Você foi categórica e arrasou.era desse jeitinho que eu estava me sentindo,precionada psicologicamente tudo por causa das postagens desses fóruns. Tá nas mãos de Deus vou tentar desincucar.obrigada
Joelma
Nossa, hoje eu estava aqui triste pensando “poxa vida oque acontece que nao consigo engravidar acho que tenho algum problema ou pode ser meu marido” e lendo esse texto que parece que foi pra mim, me fez abrir os olhos, ja estou tentando a 7 meses mas a ansiedade é grande. Mas vou relaxar e deixar acontecer e confiar a Deus que tudo vem na hora certa.
Obrigada adorei meu ajudou muito.
bruna
Oi gente adorei o texto tanto a quase 4 anos e nada. Já fiz exame e meu marido os exames não serão nada não tinha nada nem eu nem ele acho que é mesmo ansiedade
Natália
Gostei muito! Foi no momento que eu joguei o google a frase “como esquecer que quer engravidar”, olha o que me veio! Vou para de frequentar os fóruns mesmo, não estão me fazendo bem em nada! Só fico triste cada vez que eu entro. Abraço!
Elizete
Eu também!
Kamila Sarmento
Bem assim Natalia!
Elizete
Adorei as dicas! Vc tem razão. Eu mesma tava ficando maluca, vou parar rs…
Bárbara
Muito bom o texto.! Ótimos conselhos. Tenho 31 anos e meu esposo 33 fazíamos método billings como método contraceptivo e há 3 meses estamos tentando e nada. Fiz os exames que a ginecologista passou q demonstraram q tá tudo certo. Ela liberou a engravidar e tomar ácido folico. Confesso q estou ansiosa! Mas as suas palavras, Gabriela, foram sábias. Vou tentar relaxar
Mylle santana
Obg Gabriela Bueno foi libertador eu ler isso pq agora msm acabei de fazer um teste de farmacja e deu negativo tava chorando desesperada sem saber oq fazer pois perde um bb tem pouco tempo tava com tres messes e desde entao to louca numa ansiedade e aparti desse texto q vou desecanar muito obg ..
Kamila Sarmento
Post maravilhoso, realmente a ansiedade atrapalha muito! O certo é relaxar e deixar as coisas acontecerem naturalmente, porque DEUS é a razão de tudo, tudo no tempo de DEUS!
claudia
Ola. Gostei muito do que li. Vou comecar me a preocupar menos em tentar engravidar… Quem sabe esse e o meu problema… Sim e verdade os saites que nos lemos por ai so piora a situacao de qualquer mulher…. Eu chegai a um ponto que tava a dar em maluca em nao consrguir engravidar… Andava muito triste e com medo que tivesse uma depresao… Mas o que eu li aqui foi muito bom. Fiquei me a sentir melhor…. Obrigada …. 😊
Angélica Maria Andrade
Adorei o seu post estou tentando engravidar a 8 meses tenho 42 e meu esposo 39 tenho p fator da idade que pesa também embora os meus exames e taxas de hormônios deram normais.Gostei das dicas doa post de tentantes realmente ao aumentam a nossa ansiedade .Durmo e acordo pensando nisso sei que faz muito mal p mim e tenho consciência que preciso me curar para atingir o meu objetivo de ser mãe
Isa Isabel
Obrigada!. A sua história e realmente muito linda … Eu vou começar a fazer o que realmente intresa… 😊 será que ha mais alguma coisa . Eu gostava de saber uma dúvida e talvez você me podesse ajudar.?. Este mês a minha mestruacao veio atrasada 7 dias veio no dia 22\10\16. Ficou 3 dias tudo normal apartir do 3 dia ela vinha e ia embora do nada … Então que este mes a minha mestruacao so durou +/- 5dias . E antes durava-me 6\7 dias . E agora anda-me a sair da vagina uma pasta branca elastica e branca. As vezes trasoarente sem cor. E mesmo a ovulacao ao período fertil????????.
Enviado do meu Windows Phone
________________________________
Renata Pacheco da Silva Melo
Olá, boa tarde!
Meu nome é Renata Pacheco.
Amei seu site e ele vai ne ajudar muito. Quer dizer, já está ajudando.
Valeu mesmo!
Obrigada desde já!
Beijos
claudia
Obrigada. Também esta a tentar engravidar? Obrigada
Ana Carolina
o melhor post que jáli sobre gravidez!!Vou seguir o conselho…
Ayra
Acredito q suas palavras irão me ajudar mt, pois estou mt anciosa pra ter um bebê, ja tento a 5 meses e toda vez q minha menstroação vem, fico triste. Então quer saber, vou esquecer e aproveitar o tempo q posso dormir a noite toda, apesar de querer mt acordar de madrugada pra cuidar do meu bebê rsrsrs. Mais com serteza vou tentar ficar relaxada agora, esta tudo nas mãos de Deus, quando for a hora certa ele dira..
Mt obrigada pelos conselhos, fazem mt sentido pra mim. Bjs..😘😉
Luciana
Muito obrigada por suas palavras. Estou vivendo o que muitas mulheres que querem engravidar vivem, sofrendo a cada mês e tendo sintomas psicológicos e atrasos. Além de estar levando o casamento pro buraco. Vou guardar suas palavras no coração. Gratidão!
Maylde
Nossa eu ja tava ficado depressiva .a 3 anos que tou tentado emgravidar do meu seg. Filho e nao tou consegundo .o meu filho ja tem 18 anos .sou muito ansiosa .mais depois desse blog me trouxe calma.
Sheila Horta
Gabriela, muito obrigada pelas palavras.
Juh
Acho que tenho que entrar todo dia para ver seu post. Sou ansiosa e vejo o tempo cada vez passando e nada da gravidez acontecer. Hoje fui na médica e ela me falou exatamente o que você está falando. Não tem porque eu estar nessa neura toda. Até pq, ficar nervosa não ajudará em nada neste processo. Não sou cobrada pela minha família, pela família do marido e nem mesmo pelo meu maravihoso marido. Se for ver, o único “problema” da minha vida é não engravidar, então pq não ver todo o resto e me completar com isso. Obrigada, e que Deus abençoe grandemente sua vida!!
Renata Cantamessa
Gabriela! Sem dúvida esse foi o melhor artigo que li até hoje! Gostaria de agradecer por suas palavras, pode até parecer simples escrever um texto, mas impacta muitas pessoas de formar diferentes, e em mim causou um impacto muito bom.Estava angustiada, chateada, e suas palavras foram reconfortantes, acredito que Deus age nas pequenas coisas. Já estou tentando a mais de 4 anos e passei por momentos muito ruins, é mais um vezes fui trolada pelo destino. É uma luta diária contra a mente, contra os pensamentos, contra a vontade de desistir não disso, mas de tudo.Vou continuar tentando me desligar desse desejo tão grande do meu coração! Mas quero agradecer por suas palavras. Espero um dia voltar a escrever aqui com uma boa notícia.
Ayra
Ola, faz trmpo q era pra eu deixar um comentário aqui, pq n sei como mas me ajudou mt.
Meu sonho sempre foi ser mãe, tenho 23 anos e meu marido 25, ja estamos juntos a 5 anos e então decidimos ter nosso bebê.
Então tentavamos e eu sempre anciosa esperava q minha menstroação n vinhece e sempre vinha, lia mt como engravidar seguia as regras, fazia cada coisa kkkkkk.
Pensava q era por causa do anticocepcional.
Ai eu li esse artigo, e percebi q oq me atrapalhava era a anciedade. Então eu decidi n esperar mas, só aproveitar nosso momento a dois, dormir bastante pq eu sabia q quando eu tivece um bb n ia dormir direito mas.
E por incrível q pareça nesse msm mês q li esse artigo meu milagrinho chegou 😍
Era pra vim minha menstroação e ela n veio, ai pensei, daqui a pouco vem, pq eu estava sentindo colica daquela quando ta perto de vim a menstroação. Mas n veio, e era final de Dezembro, era pra vim dia 30 de dezembro de 2016 e n veio, esperei 6 dias e fiz um teste, e n acreditei quando vi aquelas duas listinhas, nem meu marido, meu coração tava a mil, ai fizemos outro teste e deu positivo denovo, fiz o exame de sangue e pronto n tinha como fugir. Esperei 6 meses pri meu anjinho chegar.
Hoje estou com 19 semanas, to quase fazendo 5 meses, comecei a comprar as roupinhas do meu filhote q é menino. To mt feliz, e ja agradeci mt e agradeço a Deus e agora quero dizer obrigada por esse texto maravilhoso q vc fez, pq realmente me ajudou, quando minha anciedade foi embora meu bb chegou. Agora eu aprendi kkkk.
Meninas nunca desistam, tenham fé e acredite, deixa a ansiedade de lado e aproveita enquanto vcs só são dois.
Acredite q quando vier vc n vai dormir direito nem durante a gravidez, kkkk
Eu nem sei quando q eu dormi a noite toda mas, só q eu n me arrependo, tudo ta valendo mt a pena, o amor subiu demais e minha vida ganhou um sentido novo e lindo.
Então é isso. Só queria deichar aqui um agradecimento, quem sabe ajuda alguem. Bjs mts e mts bjs.
Ahh, meu bebê vai chegar no começo de setembro, no msm mês do meu niver, meu melhor presente 😍💑👶
Jéssica
Oi Ayra. Sua história e este post da Gabriela Bueno me fizeram refletir. Ando muito ansiosa e isso tem me atrapalhado muito para engravidar. Vou seguir o conselho de vocês. Parabéns pelo seu milagrinho! Que ele venha com muita saúde!
ketlin
E pra quem ta querendo engravida a 3 anos ja e nao consegue sendo q nao estou com problemas algum estou normal meu marido tambem quero engravidar mais ate meus 20 e nao estou tao anciosa oq devo fazer
ketlin
E pra quem ta querendo engravida a 3 anos ja e nao consegue sendo q nao estou com problemas algum estou normal meu marido tambem quero engravidar mais ate meus 20 e nao estou tao anciosa oq devo fazer
Aline
Amei seu post sobre tentar engravidar saiba que é de grande ajuda !! Adorei !!
Jéssica
Obrigada, isso foi pra mim e me ajudou muito.
Fernanda
Amei o que você escreveu . É verdade , como a ansiedade atrapalha . Perdi o meu bebê também é estamos tentando . Vou me esforçar para acatar as suas sugestões e espera com Fé em Deus que vou ter o meu esperado positivo . 😘
Giselly Barbosa
Amei tudo que li
Dani
Ameiiiii falou pra mim. Já que fui ao medico e fiz todos exames e esta tudo ok comigo!
Agora é ter paz e tranquilidade que Deus vai me abençoar !
Caroline lobo dos Santos
Oi boa noite meu nome é Carol tenho dois filhos um de 16 outro de 14 tenho 34 anos quero ter mais um bb mais não consigo já tem mais de 5anos q não consigo quero mto engravida já tenho outro marido ele não tem filho poxa fico tão triste mi ajudar