Ter quatro gatas não é nada fácil. Ainda porque, tenho gatas em fases da vida diferentes. Duas idosas e duas que ainda são nenéns. As idosas tem frequentemente um probleminha de saúde e as jovenzinhas, vivem aprontando. Quem aguenta? Lolla é minha gata mais arteira. Ela já fugiu inúmeras vezes de casa, ela sabe abrir porta de correr, de maçaneta e desconfio que esteja tentando chavear portas. É difícil manter um gato desse nível em casa. Até porque, o telhado é apenas um facilitador para ela sair de casa. E as árvores, uma paixão.
Semana passada, bem na sexta-feira 13, ela subiu numa árvore que tem no final do meu quintal e conseguiu acesso para o outro condomínio. O resgate foi difícil, mas exitoso. Acontece que no final de semana ela caprichou, subiu numa árvore de cerca de 15m de altura e não conseguia descer. Estava viajando e quando cheguei em casa, já escuro, só pude ouvir os berros de minha branquinha. Minha mãe já tinha tentado resgatá-la pedindo ajuda dos seguranças do condomínio, do pedreiro e dos bombeiros, que na ocasião, não quiseram atender a ocorrência. Pois afirmaram que os gatinhos sempre saem da árvore.
Na manhã seguinte, tentamos contratar uma empresa de poda de árvores. Pois eles tem escadas longas e pensamos que poderiam se interessar em nos ajudar. Tentamos uma três empresas. Ninguém se interessou em nos ajudar. Pensei em alugar andaime, mas o pedreiro já havia informado que por conta do solo irregular, seria muito perigoso montar um andaime no local. Desesperada, sem saber para quem pedir ajuda liguei novamente para bombeiro. Expliquei que a gata estava no topo da árvore há mais de 24h, que ela chorava e incomodava os vizinhos. Já haviamos tentado de tudo e não tinha obtido sucesso. Então a moça que me atendeu resolveu enviar uma equipe, que chegou logo em seguida.
Inicialmente os bombeiros disseram que não havia muito o que fazer. A escada não alcançaria a gata, pois a região tinham muitas árvores. Nessa altura eu, minha mãe, minha tia e as senhoras que trabalham aqui em casa já estávamos embaixo da gata, com um cobertor aberto esperando-a cair. Lolla chorava e se desequilibrava muito. Era assustador.
Até que o bombeiro Fernando, numa atitude de solidariedade resolveu subir na árvore. Montou o equipamento e escalou. Ele te a ideia de subir o máximo que dava com segurança, pois era uma árvore oca e perigosa. De lá, ele amarraria o galho da árvore com uma corda, para ela não cair na gente que estava com cobertor esperando a gata cair, mas ela cairia.
O outro bombeiro, que era chefe, explicou que corria risco da gata morrer. Pois a queda era muito grande e poderia não cair no nosso cobertor. Decidimos tentar salvar, ainda com risco de morte. Nesse meio tempo, chegaram umas vizinhas Ângela, Amanda e Júlia, que ficaram quase todo tempo do resgate conosco, ajudando com a abertura de um outro lençol, duplicando a área para a gata cair.
Quando Fernando cortou o galho, Lolla caiu no nosso cobertor, o salvamento foi um sucesso! Mas ela saiu correndo e se escondeu na casa de um vizinho. Algum tempo depois conseguimos achá-la.
Gostaria muito de agradecer a equipe dos bombeiros. Primeiro a moça que atendeu o telefone, não me recordo o nome dela, pois não negou a nos ajudar. E depois a equipe que veio aqui em casa, principalmente o Fernando, que é uma pessoa de iniciativa, solidária e inteligente – pois teve que pensar rapidamente num calculo de física para salvar nossa gata com vida e sem nenhuma lesão. Parabéns, obrigada! Se não fosse vocês, era capaz da gata estar na copa até o momento. Algumas pessoas insensíveis não veem que a vida de um animal é importante, não somente para ele, mas para a família que o adotou. Obrigada, mais uma vez!
Também preciso agradecer a equipe de casa e as minhas vizinhas. Obrigada, vocês foram show!
6 thoughts on “O Resgate de Lolla”
Juliana Cabral
Que emocionante! Parabéns aos bombeiros, tiveram uma linda atitude, espero que inspirem outros a fazer o mesmo!
Debora Wolf
Obrigada, verdade!
Fran Benites
Esses gatinhos adoram deixar a gente preocupado!!!
Parabéns a equipe dos bombeiros, foram profissionais e atenciosos!!
janekoji
Que resgate emocionante demais… Sempre amei gatos e imagino se isso acontecesse comigo, ficaria muito preocupada também.
Parabéns aos bombeiros!
Bjo
Terezinha Moreira Araujo Guarato
a equipe de atendeu o resgate, merece toda nossa gratidão e respeito. Realizaram um ótimo trabalho, principalmente o soldado Fernando, pelo espirito de iniciativa e solidariedade.
jane
Parabéns a equipe de resgate e aos voluntários, realmente foi um caso bem delicado e emocionante. Ainda bem que td terminou bem.