Cresci dentro de uma família cristã (SUD) e desde criança sempre sonhei em me casar com meu príncipe encantado, ser dona da minha própria casa e ter meus filhos.
Aos 19 conheci o tal príncipe (só ainda não sabia que era ele o tal) e aos 24 me casei. Com 1 ano e 4 meses de casada, meu príncipe sofreu um grave acidente e estive a beira da viuvez…foram dias terríveis e me perguntava o que eu faria da vida se ficasse viúva aos 25. Quando as coisas foram melhorando, achei que aquela era a hora de ser mãe. Logo comecei as tentativas e depois de 9 meses tentando e nada, a única coisa que eu tinha certeza que tinha eram cólicas terríveis durante a menstruação. Além do desgosto de não conseguir engravidar, sentia muita dor.
Procurei minha médica e sempre dizia a ela sobre minhas dores…comecei a sentir dores diariamente, mais leves, mas dores…ela me dizia que não era nada, me passou um remédio mais forte pra dor e pra ela as dores diárias eram gases.
Não me sentia satisfeita com aquelas respostas dela, as dores que aumentavam com o passar dos meses, me deixavam cada vez mais preocupada.
Até que uma amiga me procurou me contando que tinha descoberto que ela tava com endometriose, eu que já suspeitava que estava com essa doença, me deu forças pra procurar outra médica. Essa outra médica me passou exames pra fazer e meu marido também. O primeiro exame que fiz já foi diagnosticado: ENDOMETRIOSE. Foram 2 meses de choros diários, misturados com as dores físicas, doía cada vez mais.
Me foi indicado um médico especialista, Dr Fabio Biaggioni Lopes, especialista em endometriose e reprodução humana, um anjo de jaleco que apareceu na minha vida. Ele me indicou fazer a videolaparoscopia para retirada dos focos da doença. E foi o que eu fiz: estava com um endometrioma em cada ovário e meus ovários estavam aderidos (grudados) ao útero. Eu provavelmente nunca iria engravidar dessa forma. A cirurgia foi tranquila e a recuperação também. Hoje faz 39 dias que fiz a cirurgia, meus ovários ainda estão inflamados, mas já consigo sentir bem menos dor e em breve poderei tentar ser mãe.
Mas afinal o que é endometriose?
Quando menstruamos, a parede interna do útero, chamada endométrio, se descama para ser renovada pra um novo ciclo, porém em algumas mulheres o fluxo de sangue sobe pelas trompas, vai pro ovário e cai no abdômen causando endometriose, podendo atingir os ovários, a bexiga e o intestino na maioria das vezes. Os endometriomas são capsulas de sangue que crescem no ovário, conhecidos por cisto de chocolate, o sangue da menstruação que volta fica preso numa capsula e por ser um sangue morto, fica marrom parecendo chocolate derretido. Podem surgir também focos de endométrio, as células do útero crescem no abdômen e também as aderências que são parecidas com um chiclete e faz um órgão grudar no outro.
Todo esse processo causa uma grande inflamação no abdômen, logo trás dor e muitas vezes infertilidade.
Por que doença da mulher moderna?
Antigamente as mulheres casavam cedo e queriam engravidar logo, e logo que um filho desmamava (não menstruamos enquanto amamentamos) logo engravidava de novo. Hoje, as mulheres demoram a casar, pois querem conquistar uma carreira primeiro, demoram a ter filhos e quando tem, são poucos. Estima-se que antigamente as mulheres menstruavam cerca de 40x durante toda a vida, hoje cerca de 400x. Então ouvia-se falar pouco da doença e não havia tantos casos como atualmente (cerca de 6 milhões no Brasil).
Quanto mais menstrua, mais chances de obter a doença. Por isso o tratamento é, pra casos mais graves, limpar o abdômen através de cirurgia, e bloquear a menstruação.
O maior problema que as brasileiras passam hoje em dia é a falta de conhecimento da doença pela população e o pior, dos próprios médicos!!!! Dificuldades de diagnosticar a doença (leva de 10 a 15 anos), encontrar um especialista e conseguir uma autorização pra fazer a cirurgia.
Algumas, por passar mal,perdem seus empregos, sua vida social, seu casamento, sua autoestima.
Me sinto muito sortuda, mesmo tendo passado por muito sofrimento (na minha primeira menstruação, eu já passei mal), encontrei um ótimo médico, meu convênio liberou muito rápido minha cirurgia e logo, logo poderei ser mãe e realizar meu sonho.
Por fim, se você sofre de fortes cólicas, que não passam com analgésicos comuns, tem dor na relação sexual, sofrem alterações intestinais ou urinárias na menstruação, infertilidade, procurem um medico e caso seja necessário, repita exames, procurem outros médicos, cólicas demais nunca é normal!!
12 thoughts on “Mulher Moderna”
Cecília
Que ruim né. Conheço algumas que sofrem com isso. Não é fácil.
franbenites
Sim, não é fácil..espero que com esse post consiga ajuda-las
Pri Lkt
Nossa deve ser terrível, tinha uma amiga que passava muito mal quando mestruava, espero que hoje ela tenha ido no médico e esteja bem =)
franbenites
Com o tratamento certo, pode controlar a doença e ter uma vida melhor
damarischabuder
é legal quando agente vê histórias reais. isso traz confiança, conforto de não estar sozinha…
gabrielabn
Fran,
te desejo toda sorte do mundo nas tentativas. Estou na expectativa por você!!!
Deus te dê a chance de desfrutar deste momento maravilhoso na vida de uma mulher. Orando por você todos os dias!
Grande abraço!
franbenites
Obrigada
Sei que vai dar certo.
franbenites
Obrigada
Não estamos sos e não podemos nos esconder, devemos nos unir
Jane
Sabia da existência da doença, mas não tinha conhecimento da gravidade e do tratamento.. Agora é ficar alerta a possíveis sintomas.
franbenites
Fico feliz em ter de alguma forma ajudado
Mateus
Como é bom ser homem! Hua xD
franbenites
Kkkkkkkkkkk
Apesar das dificuldades, amo ser mulher