Ser mulher atualmente não é uma das tarefas das mais fáceis. Ainda mais dependendo das escolhas que fazemos. Ao optarmos em ter uma vida que chamo de moderna-conservadora, que consiste em trabalhar fora, estudar e casar temos que ter em mente uma jornada tripla de trabalhos. Muito legal essa história da mulher queimar sutiã e ir para o mercado de trabalho. No entanto, não vejo de forma muito romântica esse tipo de situação. É simples, com o capitalismo, e a propagação de compras por luxo (e não necessidade) tomaram conta de todo o Globo. Hoje não interessa ter apenas para sobreviver, queremos ter mais e mais. Pergunta rápida, quantos pares de sapato você tem? 🙂 Muitas vezes a ambição nos ajuda a crescer e buscar postos no agora tão concorrido mercado de trabalho. Onde muitas vezes exige que o candidato esteja cursando alguma faculdade para concorrer a uma vaga de caixa de supermercado, por exemplo. Ou seja, mesmo para postos bem operacionais, a concorrência e a exigência de mão de obra especializada é grande.
Embora a mulher já possa disputar o mercado de trabalho com os homens, ainda que seus salários sejam menores, existe um território praticamente desconhecido, onde muitos homens não querem nem pisar, esse mundo chama-se serviço de casa!
Sim, embora muitas vezes a mulher tenha jornada tripla de trabalho, ou até quadrupla caso tenha filhos muitos homens não se adequaram a essa nova realidade. Uma pouco pelo machismo (aka: ignorância) e muito pela comodidade. Muitos homens ainda acham que o serviço de casa é tarefa das mulheres. 😦 Algumas mulheres acham quem o homem é muito bom quando ele ajuda em algo? –Zezinho é um ótimo marido, ajuda Mariazinha com os serviços domésticos! Como ajuda? Se ele está ajudando, é porque a responsabilidade ainda é da mulher. Homem que acha que ajuda, pode ter certeza, que não vai ajudar muitas vezes, porque simplesmente não vai querer te fazer esse favor, vai estar com preguiça ou cansado – como se mulher não tivesse esse direito. Do estilo tomei um leite, deixei um copo sujo sob mesa, juntamente com a caixa do leite. É obrigação da mulher guardar e lavar o ele que usou. Ué, só porque nasceu mulher? Como assim?
Se a mulher trabalha fora e divide com o marido as despesas da casa, nada mais justo do que dividir os serviços. Não é verdade? E mesmo que o cara jure que vai fazer serviço de casa, é necessário que observe alguns detalhes antes de fechar o contrato. Se o cara não tira nem o prato dele da mesa após comer, é possível que ele faça o mesmo com você. Observe como ele trata a mãe. Ajuda? Faz compras com ela? Um bom filho é um bom marido, com certeza.
Um dia desses um rapaz disse que havia divorciado de sua esposa, ao relatar o motivo, disse que ela não sabia fazer as coisas em casa. Havia queimado uma camisa dele ao passar, manchado edredom e não cozinhava nada para sua marmita! Fiquei boquiaberta, muitas vezes não falo nada quando me deparo com esse tipo de situação. Até porque sei que é chato chegar em casa, após um dia cansativo de trabalho, encontrar a pia cheia de louça, enquanto o boy joga videogame e bebe cerveja, pior, se ele ainda empilha latas úmidas no sofá. 😦 Vamos ser realistas? Amor não sobrevive a uma choupana, muito menos a falta de respeito.
Observe seu namorado, principalmente se puder ficar uns dias só com ele. Viaje, para algum lugar, o ideal é uma pousada com cozinha. Veja se ele tem iniciativa em lavar louça ou cozinhar. Detalhes simples assim, podem salvar o seu casamento ou te proteger de uma frustração. Promessas são fáceis de fazer, mas são os atos que mais valem.
6 thoughts on “O dilema da mulher moderna”
Lalita C
Nossa, demais seu texto, bem real e contemporâneo.
Debora Wolf
Valeu
Jane
Ótimo texto, bem realista e por alguns minutos parei para tentar me enxergar nessas situações e literalmente não me vejo e não aceito nenhuma delas… Vc ta certinha.. Bj
Debora Wolf
Pois é amiga, e isso não foi Tudo!
franbenites
Concordo totalmente com vc…. Levanto as mãos pra os céus e agradeço o marido que tenho….atualmente ele faz pouco serviço de casa, pq ele mal tem tempo de se ver no espelho…tem, trabalhado muito, faz faculdade a nível de engenharia, e ainda inglês todos os dias, por isso tenho feito os trabalhos domésticos quase que sozinha, mas nas férias ou algo assim, ele me ajuda e muito!!! Lava banheiro, troca lixo, tira pó, passa pano, cozinha…oq for preciso…afinal eu não sujei a casa sozinha!!!
Muitas mães deixam seus filhos homens longe desses afazeres e quando casam, esquecem, que não é mais a casa da mamãe…e acho que cabe a esposa mostrar a ele a atual realidade, mas muitas não fazem e acabam frustradas
Debora Wolf
Mas muitos homens não ajudam nem que a esposa aponte uma basuca em direção deles. Na verdade falta maturidade e bom senso! Eu tive azar na escolha que fiz, além de não ter ajuda alguma o cara nem chegado era… Hahah