Achei que nunca admitiria isso na vida, mas estou triste que o verão está acabando. Amo o frio e o inverno de Nova York, tanto que nos últimos anos sempre tirei férias em janeiro e fevereiro para vir no inverno aqui. E consequentemente perder um mês de verão no Brasil. 😉 Acontece que quando a gente deixa de ser turista e passa ser moradora, ainda que não para sempre, a gente começa ter outras impressões da cidade e Nova York consegue ser ainda mais encantadora. Não que tenha deixado de gostar daqui no inverno. Eu ainda gosto. Gosto de quando posso brincar na neve, sair pra jantar, ir em clubes e outras atividades indoor que são necessárias quando as temperaturas estão muito abaixo de zero. Mas quando a gente sai do eixo turista, o verão na cidade é uma delícia, confortável e não tão quente assim. Desfrutar dos rooftops não no horário da balada, quando é mais sossegado e tem mais gente da minha idade é um dos meus passeios favoritos, ir pra praia em Long Island (ou até Coney Island, porque o preconteito?) Também fazer atividades próximo ao rio, seja andar, correr, bike ou até a minha paixão, fazer stand up paddle. Eu achei que era até proibido entrar com uma prancha no rio Hudson, mas não é.
No verão, quando a cidade fica ainda mais cheia, evito a Times Square, o Central Park só é bom acima da rua 72… e outras coisas do tipo. Restaurantes famosos em Midtown também devem ser deixados para lá, as filas são sempre enormes e o atendimento muitas vezes deixam a desejar. Dei uma turistada com minha família nesse verão, pois vieram me visitar, mas confesso que gosto muito mais quando estou em Upper West Side, onde é minha atual residência, ou Astoria, minha primeira morada aqui, do que quando estou na muvuca. Sair da zona de turista é saúde, ainda que você seja um!
E vou contar um segredinho que muita gente que visita (ou até mora em Nova York) não conhece. O Astoria Park é lindo durante o dia. As pessoas procuram os parquinhos para criança, a pista de corrida ou para bicicleta sempre tem gente, outros fazem piquenique nos gramados – já vi até festas infantis no local. Além do que, lá tem uma piscina pública realmente grande e com a aparência limpa! Lindo, limpo, arrumado e mais vazio que os parques da cidade! Mas a grande vantagem de Astoria é que o bairro é encostado no rio Hudson, então se tem uma vista bastante privilegiada para Manhattan e durante a noite, algo típico de filme! É sem dúvida um lugar para trazer o namorado, a família, tomar um sorvete, sentar num banco e simplesmente contemplar a noite, ou sentar no gramado e dar uns beijinhos ou só conversar para treinar o seu inglês. Seja qual for seu foco, super recomendo o passeio, ainda temos um finalizinho de verão antes do outono. O outono aqui já é bem frio, mais frio que o inverno do Brasil e esses pequenos prazeres externos tornam-se cada dia mais próximos e difíceis quanto mais próximo do inverno, pior!
Astoria fica em Queens, pegue a linha amarela sentido uptown e Queens e desça na última ou penúltima estação de Astoria, caminhe algumas quadras até o rio e desfrute um pouquinho das maravilhas da cidade.