O jornal Metro veio romântico nessa última sexta-feira, dia 19 de setembro, dentre as notícias do dia-a-dia, uma matéria leve, de meia página chamou minha atenção, dizia o seguinte How you are killing your chances to find great love. E depois do post que fiz da facilidade de conseguir sair com inúmeros caras, aqui em Nova York, as vezes até no mesmo dia :), pode ser que role uma dificuldade de fixar em um só. E daí, como não ando romântica,que bom que não amo ninguém, resolvi contar com a ajuda do jornal para redigir um post.
Encontrar o cara ideal já é difícil, no entanto, algumas pessoas autodestroem todas as possibilidades de um happy end através do seu comportamento. É muito fácil tornar-se seu próprio inimigo, afinal de contas, é muito fácil repetir padrões ruins, escolhas erradas e viver no passado. Aliás, falar do ex, segundo uma enquete realizada no blog, é a forma mais fácil de arruinar o seu relacionamento. O Metro listou os três principais erros que a maioria das pessoas cometem, evitando-os, sugere-se que encontrará o amor da sua vida com mais facilidade, confesso que vi até corações após digitar isso! 🙂
1. Você coloca seu ex num pedestal!
Isso nunca aconteceu comigo, acho que nunca me relacionei com um cara que deixasse saudade. Sempre escolhi errado, priorizei detalhes que hoje são aparentemente tolos, e deixei para trás outros realmente importantes. Por isso, o resultado sempre foi ruim, sempre tive a sensação que estava com cafajeste. Triste, mas real. No entanto, algumas pessoas tem a sensação que seu ex era perfeito, e que nunca vai encontrar ninguém como ele. – costumo pensar, quer bom! Essas pessoas que vivem nesse passado, costumam pensar que o relacionamento acabou por sua causa, culpando-se pelo o que aconteceu. Além de observar o que causou o rompimento, frequentemente lembramos dos bons momentos que tivemos, o que pode deixar a pessoa meio saudosista… e cometer erros, e até fazer comparações. Ai… Todos esses comportamentos pode ter um efeito muito prejudicial em seu atual relacionamento, por inúmeras razões:
- Ao pensar “ninguém vai ser como ele”. Você já está comparando o seu futuro namorado com o seu relacionamento do passado. Costumo pensar que não ser igual pode ser muito positivo, isso é, porque sempre tive experiências bem ruins. Talvez quem tenha sido mais feliz, nutre certo saudosismo. O resultado disso é que você vai tentar achar todos os desfeitos no novo namorado. 😦
- Ao ficar mentalmente presa no passado, você se limita para o futuro. Eu sou um pouco radical com isso, evito qualquer contato (não somos amigos, acabou mal), jogo no lixo quaisquer recordações (sem dó e nem piedade) e dependendo da gravidade, não excluo somente o ex das redes sociais, como excluo todos os amigos em comum. Sou da seguinte opinião, passado tem que ficar no passado. Enquanto ainda manter o ex presente, ainda que não totalmente consciente, você pode nutrir uma esperança de reatarem o relacionamento.
- Se você pensar, “não há nada como meu primeiro amor.” Sabotagem! Um ex, ainda que distante, pode arruinar relacionamentos. Se você achar que deve investir num relacionamento do passado, ao invés de no seu atual, você vai acabar com o seu relacionamento! Além de ser injusto com a outra pessoa que está envolvida emocionalmente. Eu tive um ex namorado que ficou 16 anos atrás de mim, nesse meio tempo ele casou, teve filho, divorciou, traiu a mulher… não necessariamente nessa ordem, mas sempre era infeliz, pois vivia pensando na gente, no que não tinha dado certo. Eu tinha toda paciência do mundo, porque não acho certo menosprezar quem acha que gosta da gente.
2. Você tenta fazer o relacionamento funcionar sozinho.
Muitas pessoas ficam desesperadas e com medo de ficarem sozinhas. Principalmente as mulheres e o estigma de ficar para titia. Então as pessoas aceitam relacionamento ruins. Confesso que já fui vítima dessa situação. Todo mundo sabia que era uma merda, mas eu estava in love. #tolinhameudeus Algumas vezes nem somos maltratadas, mas estamos com pessoas que fazem o mínimo para manter um relacionamento. – Você acha que um SMS por dia é o suficiente? Você vale tão pouca atenção? Daí começamos a encucar e pensar no que estamos fazendo de errado! Normalmente sua auto-estima está baixa, por isso você suporta essa situação. Pensa que se suportar isso, vai conquistar o amor do seu parceiro. #sabenadainocente A tendência é ele pintar e bordar, enquanto você tem sido super tolerante. Você vai ficar insegura e talvez obsessiva, com certeza cega e viciada no amor. Você vai precisar de um aperto firme para resgatar seus valores e identidade. É difícil, mas você consegue, eu consegui. Se você não ama a si mesma, como vai amar o outro?
3. Você tenta se vingar do sexo oposto
Homem é tudo igual, é o pensamento da ala feminina. E já ouvi dos rapazes, –Eu fiz tudo certinho com ela, agora a próxima…! Algumas separações são seguidas de raiva. Após uma sequência delas, pode-se ter a impressão que homens e mulheres são ruins. Com essa mentalidade, você vai ter medo de investir, confiar ou desenvolver relacionamento íntimo com alguém novamente. Mas não é saudável achar que existe uma regra exata, que todo mundo tem os mesmos traços negativos. Mesmo o outro for a pior pessoa do mundo, você teve sua parcela de culpa para o relacionamento fracassar. Ainda que sua culpa seja ter permitido um relacionamento completamente desconectado.
Algumas pessoas ficam tão amarguradas no amor, que passam a desacreditar nele, preferindo viver solteiras para sempre. Na verdade são pessoas que foram muito feridas e estão com medo de se machucar novamente. Quem nunca, ne? O que é necessário realizar é que nem todas os relacionamentos são iguais. Eu pensei que ia ficar traumatizada após o termino de um relacionamento muito ruim que vivi, muito ruim mesmo. Mas não, meses depois já estava namorando outro e não deu certo. Saí com tantos outros. Acho que é assim que tem que ser, seguir a vida, não ficar preso em algo que não deu certo. Só temos que aprender a lição e ficar ligada para que, o mesmo erro não se repita novamente.
Após um relacionamento ruim, é necessário fazer esforço para aceitar o que aconteceu, perdoar e mudar. No final a escolha é muito simples, você pode optar por ser refém do passado ou continuar a vida…