Estar grávida no alto verão não é uma tarefa fácil. Me lembro de quando estava grávida da minha filha Milena – hoje com 2 anos e 10 meses. Nessa época do ano, eu estava no auge da gestação e não foi fácil encontrar meios de me sentir confortável. Inchaço, mal estar, calor excessivo e noites sem dormir por conta disso e de outras coisas, fizeram essa etapa da gravidez parecer uma eternidade, hehehe.
Mas calma! Há meios de amenizar certos desconfortos causados pelo calor, principalmente se você está no terceiro trimestre (reta final) da gestação. Atente para as dicas:
1. COLOCAR AS PERNAS PARA CIMA SEMPRE QUE POSSÍVEL
Mantendo os pés para cima vai ajudar a reduzir o inchaço, o que é um incômodo comum durante a gravidez, especialmente gravidez de verão! Elevar as pernas acima da cabeça facilita a circulação do sangue e funciona como um descanso para o seu coração. Ainda alivia a tensão nas costas.
2. DIMINUA A INGESTÃO DE SAL
Sal demais já não é bom nem para quem não está grávida, imagina para quem está! Diminuindo a ingestão de sal, certamente, você irá reter menos líquido e, consequentemente, vai sentir menos desconforto. Coma mais saladinhas e comidinhas que possam ser temperadas com pouco sal e você vai notar uma melhora até no seu ânimo ao longo do dia.
3. APROVEITAR A PARTE DA MANHÃ PARA RESOLVER PENDÊNCIAS E ORGANIZAR SEU DIA
Essa dica, claro, não pode ser utilizada por todas as gestantes, pois, muitas, trabalham até um dia antes do parto para poder aproveitar um tempo maior quando estiver de licença maternidade, mas se você tiver essa possibilidade, aproveite a manhã, onde não é tão quente como no período da tarde, para resolver todas as suas pendências e coisas que precisam. É o período do dia que a gestante tem mais disposição e não fica tão inchada devido à temperatura mais amena.
4. NÃO USE ANÉIS (NEM MESMO A ALIANÇA, SE POSSÍVEL).
Com o inchaço, usar anéis se torna algo complicado. Os anéis por si só dificultam a livre circulação do sangue nos dedos. Em gestantes, isso fica mais acentuado devido à facilidade para reter líquidos e ao aumento da circulação sanguínea por conta da irrigação da placenta. Em dias quentes, evite usar os anéis até para evitar que eles fiquem presos em seus dedos. Isso com certeza vai piorar muito a situação!
5. BEBER MUITA ÁGUA
Gestantes por obrigação e necessidade já precisam tomar muita água, No verão então, essa regra deve ser ao quadrado! Claro que você não precisa ficar só na água. Água de coco e sucos naturais são ótimas opções para também nos hidratar. O importante é não deixar de se hidratar, principalmente porque a ingestão de bastante líquido ajuda na eliminação de toxinas e previne a retenção de líquidos em excesso no organismo.
6. TENHA SEMPRE NA BOLSA UM BORRIFADOR DE ÁGUA
Colocar água gelada em um borrifador com pepinos fatiados (e hortelã também se quiser), e toda vez que o calor se tornar insuportável, você borrifa a uma certa distância. É um santo alívio! Dá uma sensação de leveza e muito frescor. Essa dica eu peguei no site Baby Dicas.
7. COCHILE, COCHILE, COCHILE
Tanto no começo quanto no final da gestação, o sono é uma constante. Se for possível, permita-se dormir ao longo do dia. Isso ajuda no equilíbrio hormonal diminuindo os mal estares típicos da gestação, além de normalizar a circulação, diminuindo o calor e a retenção de líquidos. Sendo possível, cochile mesmo!
8. FAÇA DRENAGEM LINFÁTICA
Aqui fica um alerta em primeira instância: só faça se seu médico liberar e ainda assim tem que ser drenagem linfática leve e própria para gestantes. Não havendo impedimento médico, além de relaxar, ela ajuda a reduzir bastante o inchaço.
9. TOMAR BANHOS FRIOS
Nem sempre é possível ter uma piscina à disposição para refrescar, não é mesmo? Mas calma, banhos frios – apesar de não serem a mesma coisa – ajudam bastante com o calor intenso da gestação, sobretudo no verão. O banho frio ajuda a dar até mais ânimo para os afazeres do dia.
10. ALIMENTE-SE COM ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA E FIBRAS
Sabe aquela moleza que dá no calor? Muito dessa sensação acontece depois do almoço, certo? O corpo precisa demandar muita energia para digerir os alimentos mais pesados, e no calor, isso acaba acarretando aumento da temperatura corporal, alteração na circulação do cérebro e consequente desânimo. Por isso, inclusive, dá sono.
Alterar a alimentação em épocas mais quentes, ajuda bastante a não sentir essa “lezera” que dá. Alimentos ricos em água e leves (abóbora, alface, tomate, chuchu, etc.) ajudam muito, além de frutinhas como melancia, melão, abacaxi… Faça saladinhas com grelhado e abuse das frutas ao longo do dia. Vai ver que seu ânimo vai mudar muito… para melhor!!