Pode não ser sabido de todo papai e mamãe, mas os pequenos até dois anos não podem usar repelentes e nem inalar o veneno que sai dos repelentes de tomada… Com as opções diminuídas a praticamente zero, o jeito é pensar em outras soluções para que nossos bebês não sofram com as picadas que podem desencadear até mesmo reações alérgicas.
- FECHAR PORTAS E JANELAS ATÉ ÁS 17HS – É após este horário (entre 18h e 20h) que os pernilongos fazem a festa entrando nas casas e se escondendo nos cantinhos para atacar de madrugada. Feche tudo até as 17hs, inclusive a porta dos quartos.
- COLOQUE TELA NAS JANELAS – Não se trata da tela de proteção contra quedas que se coloca nas janelas e até varanda dos apartamentos e casas, mas de uma tela fina e cheia de furinhos que permite a ventilação, mas nenhum inseto passa. Coloque nas janelas dos quartos, assim você pode deixar a janela aberta (porque nesse calor ninguém merece deixar tudo fechado!) e os pernilongos não entram. Isso ajuda muito, porque os pernilongos e mosquitos entram ao longo do dia e não somente no horário colocado no tópico anterior. Você evita o horário da proliferação, mas também evita eventuais moscas e mosquitos que possam entrar ao longo do dia.
- RAQUETE DE MATAR MOSCAS – Em lojas de utilidades diversas tem para vender e são muito úteis na hora da vistoria do quarto antes de dormir. Se algum mosquito ou pernilongo conseguiu entrar, você não precisa ficar tentando matá-los com as mãos (nojento!) e nem com almofadas. Uma pequena corrente elétrica que passa pela raquete faz o serviço de maneira rápida e limpa!
- VENTILADOR – Pode ser o de piso, mas aconselho que o de teto funciona bem melhor. O vento, ainda que uma brisa suave, faz os mosquitos e pernilongos se perderem na rota de voo, por assim dizer. Assim, eles se afastam das pessoas e tentam se esconder aonde o vento não os alcança. O vento também espalha melhor o CO² que exalamos ao respirar. É o CO² que atrai os pernilongos até a gente. Por isso eles vêm para perto do rosto e – consequentemente – ficamos ouvindo aquele barulho insuportável do zunido de suas asas ao voar. Essa do ventilador funciona, mas atente para que suas crianças não sintam frio por causa do vento ou para que o vento mais forte não fique diretamente sobre elas. Doenças como resfriados, pneumonia e afins surgem por causa de certos abusos no verão, então todo cuidado é pouco. Minha sugestão é, se for ventilador de teto, coloque na rotação mais baixa e para puxar o ar para cima. Se for ventilador de piso, coloque virado para o teto ou parede. O ar retorna pelo quarto e já não bate tão forte nas crianças.
- MOSQUITEIRO – o velho e bom mosquiteiro sobre camas e berços ainda funciona bem, mas não impede o barulho chato que se ouve quando os pernilongos ou mosquitos estão voando perto. Antes de fechar o mosquiteiro, verifique se alguma mosca ou pernilongo não ficou lá dentro.
- CITRONELA – em difusor, vela ou incenso. É um produto natural, portanto o cheiro não faz mal à saúde do bebê. Mas atenção para o caso de usar a vela, ela deve estar num local isolado, alto e sem perigo de virar por qualquer motivo. Vamos evitar os mosquitos, mas também um incêndio! Melhor mesmo é colocar no quarto no período entre 17h e 20h e depois tirar, até porque nunca se sabe se o cheiro da citronela pode causar algum incômodo nas crianças.
- VASILHA PEGA MOSCA – Esta solução eu achei na internet e parece ser boa. Nunca testei, mas sintam-se à vontade para fazer isso! Despeje vinagre de maçã num recipiente, adicione algumas gotas de detergente e uma colher de chá de açúcar.Misture e deixe ao alcance das moscas nos cômodos. O vinagre e o açúcar atraem os voadores, mas ao beberem do liquido, o detergente os mata.
- PASSAR TALCO – Pelo que se sabe, os mosquitos e pernilongos não gostam do cheiro, por isso não se aproximam.
- QUEIMAR CASCA DE LIMÃO OU LARANJA NO QUARTO – Antes de dormir, queime no quarto (de forma segura) cascas de limão ou laranja. O cheiro espanta imediatamente as moscas.
- REPELENTE ELETRÔNICO – São repelentes que se liga na tomada, mas não liberam nenhum veneno. Eles emitem um som (por ondas de ultra-som) numa frequencia que somente moscas e pernilongos escutam. Isso os afasta do ambiente. Já há apps disponíveis para celular com esta função. Eu testei e realmente funciona (fica a dica!).
- BABY LOÇÃO ANTI-MOSQUITO JOHNSON’S – Achei que era “água” essa loção, mas funciona mesmo! Funciona até
para adultos. Usei uma vez que tava meio desesperada e sem alternativas e fiquei tranquila a noite inteira. Totalmente natural, pode ser usado – principalmente – por bebês acima de 6 meses (infelizmente não existe repente que possa ser usado em recém nascidos.). Existe um repelente infantil da Turma da Mônica no mercado, mas aquele só pode ser usado por crianças acima de 2 anos. Este JOHNSON’S BABY LOÇÃO ANTI-MOSQUITO pode ser usado por qualquer idade e é sem contra indicação!
Bom, ficam as dicas. Se depois de tudo isso a criança ainda for picada, minha dica é manter em casa um tubo de Creme Fenergan (compra em farmácia e é indicada para crianças acima de 2 anos). Ela ameniza a coceira e evita crises alérgicas por picada de diversos tipos de insetos, inclusive. Tem ação anti-histamínica e anestésica local. Para as crianças menores de 2 anos que não podem usar esta pomada, li num site que um pouco de vinagre sobre a picada, alivia a coceira. Parece funcionar bem pelo que li! Testem e depois me contem, hehehe.