Andando pela região de Chelsea, aqui em Nova York, levei um susto ao sair de um prédio comercial. Uma imensa pedra de gelo caiu do telhado, por sorte, apenas raspou na ponta do meu nariz e se espatifou no chão. Na hora, meu coração disparou. Levei um susto! Olhei para cima para ver se alguém havia arremessado o gelo em mim. Claro que não! Após a última nevada, hoje foi a primeira vez que fez calor, olhei o forecast que apontava no momento 4 graus positivos. O que significa gelo derretendo. Acordei para a possibilidade de um risco iminente que ocorre na cidade, andar beirando a prédios, um tolete de neve (que vira gelo) pode cair na nossa cabeça, nos lesionariamos de verdade e dependendo da quantidade, pode ate nos matar. Pela primeira vez fiquei com medo de ser sozinha em Nova York.
Daí resolvi listar alguns motivos pelos quais não gosto de neve. Ela é linda, é verdade. É um evento! Sim, até mesmo o pessoal daqui fotografa e posta no Instagram! Sabe um ótimo dia para visitar o Central Park? Dia que neva muito. Você consegue fazer fotos divinas, dignas de cenário de filme, olha a foto acima, tirei após uma nevasca no ano passado. Fora que é divertido observar as crianças brincando de treno. Meu amor pela neve em Nova York acaba 15 minutos após chegar ao Central Park e cair na minha realidade, que chamo de rotina.
Por que não gosto de neve em Nova York?
Se você é turista aqui, talvez tenha mais tempo do que eu para apreciar a neve. Mas se nevar muito e derem toque de recolher, você vai ter que morgar num pequeno quarto de hotel. Você vai ficar fazendo nada em dólar! Já pensou nisso? Perder um, dois, três… Dias da sua viagem trancado? Agora se você tiver compromissos, horário a cumprir a coisa complica!
A neve atrasa sua vida: quando neva, tenho que sair ates de casa. Por quê? Porque o metro pode ficar caótico (e até deixar de funcionar e serei obrigada a pegar um ônibus ou táxi, o que faz da minha viagem mais demorada). Mesmo se o transporte público estiver funcionando perfeitamente, quando neva, significa que temos gelo na rua. Gelo na rua desliza, e se a gente desliza, cai. Ou seja, temos que andar mais devagar do que estamos habituados. Outra particularidade da neve é a formação de enorme poças nos cruzamentos das ruas. As vezes nos impossibilita de atravessarmos uma rua. Já tive que andar uma ou duas quadras a mais para chegar no meu destino e evitar uma poça que não sabia onde era o fim…
A foto acima foi tirada no dia da suposta nevasca, que foi inclusive declarado feriado, mas a neve não veio. Todo o metro ficou fechado por horas. Dei um print na tela do meu celular, quando acordei e consultei se teria aula ou não…
A neve é suja: não vou nem entrar na questão que a neve é suja, pois a cidade é poluída. Vamos falar de algo que é bem mais evidente. Em Nova York, principalmente em Manhattan a neve é imunda! A neve é cinza, vira tipo um barro congelante. Fora os pedacinhos amarelos, que revelam xixi de cachorro. E as pessoas jogam muito lixo na neve que acumulam nas calçadas, copos, guarda-chuvas, bitucas de cigarro são bem frequentes.
A neve é perigosa: para quem dirige pistas escorregadias. Carros cheios de neve (e gelo) que não foram limpos adequadamente e simplesmente espirram pedras de gelo e neve para tudo quanto é lado. Para quem anda na rua, risco de um pedaço de gelo cair na sua cabeça, deslizar e de machucar, além de poder enfiar o pé numa poça achando que é rasa, quando ela na verdade é funda. Acontece.
A neve te dá trabalho: se você tiver um carro, ele fica soterrado no gelo e nem precisa nevar tanto assim, pois o caminhão de limpeza da rua joga neve pro lado. A neve demora muito para descongelar, pois é raro fazer alguma temperatura negativa. No último final de semanao carro do meu namorado estava assim, justamente quando nós precisavamos do carro. Então você tem de cavocar a neve em seu carro.
Se você tiver uma casa, comércio ou algo do tipo, é responsável pela limpeza da calçada. Então não se esqueça de sempre ter em casa sal e uma bela pá!
Seu pé congela: Já pensou ficar esperando o trem quase uma hora sob o gelo? Foi o que aconteceu comigo na última segunda-feira. Estava usando galocha, pois detesto pés molhados no frio, mas o que acontece? As galochas não são tão quentinhas. Não demorou muito para o meu pé congelar. E é uma dor muito forte e demora para passar.
Essa foto tirei de dentro do trem, a plataforma (onde a gente espera o trem) estava branquinha.
Por isso, se você tiver pensando em programar um passeio em Nova York, sugiro a primavera ou o outono, são estações que a cidade fica linda e a temperatura está agradável. Se quiser ver neve, vá ao Chile, lá o inverno não é tao pesado, a neve na montanha tem uma melhor aparência e ainda, você pode praticar esporte nos Andes.