Uma das coisas que as pessoas mais me perguntam atualmente é como ser modelo! Não basta ser bonita, você tem que ser alta, magra, fotogênica e principalmente ter atitude. Muitas modelos esperam dicas de poses do diretor artístico do projeto, do fotografo ou stylist, por exemplo. É claro que eles ajudam, porque eles pensam nisso também, mas ter um bom repertório de poses, e “estudar” para o trabalho ajuda bastante e isso te faz uma profissional mais interessante. Pose é necessário para qualquer estilo de modelo, porque na passarela você posa também, nas fotos você basicamente só posa e para as modelos de fitness, elas tem até profissionais que só trabalham ensinando poses.
Certa vez fiz um editorial baseado em Carmem Miranda, na noite anterior ao trabalho recebi uma mensagem da modelo que queria saber o que fotografaríamos. Dei somente o nome “Carmem Miranda”, na manhã seguinte, ela estava afinadinha para as fotos, nem precisei dirigi-la.
Quando fiz meu curso de modelo nos anos 1990s, a gente recortava fotos de revistas e imitava as poses das modelos nos editoriais e passarelas. Hoje em dia com a internet, você pode treinar facilmente na frente de um espelho, sem gastar dinheiro comprando revistas, olhando o Google Imagens ou assistindo ao vídeo da Coco Rocha, por exemplo.
O que o mercado procura?
O mercado sempre está atrás de new faces. As grifes querem sempre uma nova garota para ser a cara da marca deles, quem não se lembra das campanhas publicitárias de Kate Moss para Calvin Klein nos anos 1990s? Isso fez a carreira dela. Kate é britânica, mas foi descoberta aos 14 anos no JFK Airport em New York City, e o fato mais curioso sobre Moss é que ela é baixa, tem apenas 1,70m, mesmo assim, isso não a impediu em virar um ícone tanto nas passarelas como nas campanhas editoriais. E esse tipo de exemplo, faz com que algumas meninas fora dos padrões, sonhem ainda mais. Lembre-se, o caso de Kate Moss é uma doce exceção!
Modelos fora dos padrões!
Uma das modelos mais famosas da atualidade no quesito “fora dos padrões de beleza” é Winnie Harlow. Eu a conheci no ultimo desfile da Desigual no começo do ano, aqui em Nova York. Ela tem pinta de celebridade, é uma simpatia e todo mundo espera para vê-la. Aliás, eu acho que Winnie foi a melhor garota propaganda da Desigual, oh marca que ama uma estampa! Uma modelo “estampada” parece a escolha perfeita.
Winnie tem desenhos muito interessantes pelo corpo e hoje esse é a marca dela. Quando criança foi chamada de vaca e zebra, por exemplo, na escola. Embora esteja entre as modelos mais baixinhas que já vi numa passarela, 1,75m, ela tem atitude e muito carisma. As pessoas aplaudem quando ela aparece, não é para qualquer uma!
Outra modelo de nome nesse quesito é Jessica Hart. A Australiana de 1,77m já chegou ao patamar sonhado pela maioria das modelos, como por exemplo, foi capa da Vogue (em alguns países), desfilou e fotografou o catálogo da Victoria’s Secret. No entanto, quase foi cortada do time da marca, ao dizer que a cantora Taylor Swift não poderia ser uma Angel, o que a maioria discorda. Como dizia a minha mãe em boca vazia não entra mosca. Sim, sua atitude tem muito valor nesse mercado. Seja simpática, bondosa e pense antes de falar, você é sua marca! Uma colocação infeliz pode custar sua carreira!
Exigências de mercado:
Vou falar de um modo geral, porque as medidas podem variar, dependendo da agencia e do estilo da modelo. Geralmente quanto mais nome a agencia tem, mais exigências eles fazem. Se você quer entrar numa grande agencia, como Elite, Ford ou Mega, por exemplo, deve começar antes dos 15 anos! Agencias de menor porte contratam modelos mais velhas.
Modelo de passarela: Você deve ter no mínimo 1,76m e no máximo 1,84m. As medidas perfeitas são 90cm de busto, 60cm de cintura e 90cm de quadris. Gisele Bündchen quando começou aos 14 anos, tinha 1,79m, 54kg, 86cm de busto, 59cm de cintura e 87cm de quadril, hoje em dia, aos 34 ela pesa menos, 53kg, mas tem 87cm de busto, 66cm de cintura e 92 de quadril. As pernas devem ser longas, o comprimento deve ser metade ou mais de metade do comprimento total do corpo, por exemplo, uma menina que mede 1,76m as suas pernas devem medir 88cm ou mais. Essa medição acontece desde o calcanhar até à virilha. A carreira começa lá pelos 14 anos e termina aos 20 e poucos. Gisele Bündchen que está na ativa até hoje é uma exceção, ela é uma celebridade, a modelo mais bem sucedida no mundo.
Um plus é ter cabelos bonitos, mas não em muita quantidade, de preferência fácil de arrumar, porque no backstage dos desfiles é tudo meio corrido, não se tem tempo para fazer uma escova de duas horas, por exemplo. Pele boa também conta, muitas marcas querem pele natural, para o foco total ser o produto.
Um corpo bem torneado é necessário, não estou falando em excessos de músculos, mas as magras flácidas não são bem vistas. Isso é um problema principalmente das modelos que emagrecem para entrar na indústria. Se elas só fazem dietas e não faz ginástica, ficam flácidas. Um bom exemplo é a diferença do corpo da blogueira Gabriela Pugliesi, com apenas 3 quilos a menos entre a primeira foto e a segunda, no entanto, a segunda ela parece muito mais magra, porque músculo pesa mais que banha.
Quando era modelo a agente dizia “modelo não é uma mulher que chama atenção, ela não é gostosa, é magra!” Outro dia vi uma garota chateada num casting, a entrevistadora a chamou de gorda. Ela dizia, a entrevistadora era mais gorda do que ela! E tem uma diferença entre a modelo e a moça do casting, você é a modelo, não ela! E sim, se você não tiver o quadril de 90cm, você é obesa para essa indústria! Cintura no máximo 66cm! Com o busto se tem mais tolerância e pode ser um pouquinho maior, se tiver bustos maiores você é ideal para lingerie.
Modelo fotográfica: Para modelo fotográfico tem mais tolerância com relação às medidas. Pode ser mais baixa, 1,70 no mínimo, mas tem que ser bonita, fotogênica e predisposta a posar. Uma das coisas que detesto é quando a modelo não sabe posar. Isso é muita falta de competência para uma modelo profissional! A pessoa que contrata uma modelo deve apenas dizer o estilo de fotos, talvez mostrar algumas referências fotográficas e ela posar. Quando a cada clique a menina me pergunta qual é a próxima pose, me faz coloca-la na minha lista negra profissional. Uma dica para ser boa em poses é fazer dança, dá mais mobilidade e elasticidade na pessoa.
Cabelos bonitos, pele bem cuidada são fundamentais. Se está em início de carreira não faça tatuagem, você pode ser descriminada. Você pode até dizer algumas modelos tem tatuagens, sim eles tem. Isabeli Fontana, por exemplo, tem muitas, mas quando ela começou a carreira, não tinha nenhuma. Fez primeiro o nome dela e é nisso que você deve focar. Antes de tornar um ícone da moda, não faça tatuagens.
Modelo Plus Size: A modelo plus size mais usada é aquela que é um pouco mais gorda que a modelo tradicional, geralmente manequim 42. Se Kim Kardashian fosse modelo, ela seria plus size, ela mede 1,57m, 63kg e tem as medidas 96,5cm de busto, 65cm de cintura e 106,7cm de quadril. Kendall Jenner, a irmã top model, tem 1,79m e medidas de modelo 81cm de busto, 61cm de cintura e 87cm de quadril. Veja a foto na passarela, duas mulheres bonitas, mas a modelo de verdade fica muito mais interessante na foto. Kim parece gorda, o cumprimento da roupa não favoreceu, encurtou ainda mais as pernas e os joelhos estão gigantes. Com modelos “gordinhas” um dos maiores problemas é a gordura nos joelhos.
Uma modelo bem sucedida nesse quesito é a americana Whitney Thompson. Thompson já ganhou o America’s Next Top Model. Depois, assinou contrato para ser a garota propaganda da CoverGirl e foi considerada uma das mulheres mais influentes dos Estados Unidos de 2008. Poderosa! Ela tem 91,44cm de busto, 81,28cm de cintura e 109,22cm de quadril. Todas as vezes que posto alguma modelo plus size em minhas redes sociais, as pessoas ficam chocadas! A modelo plus size geralmente é a mulher normal, a que os homens preferem. Eu trabalhei no Curvexpo, que é uma feira de moda praia e lingerie para mulheres de todos os tamanhos. Os homens ficaram vidrados nas modelos gordinhas, principalmente na Gia Genevieve, uma pin up moderna, a ponto que eu tive que cobri-la nas trocas de roupas, porque eles queriam fotografá-la nua. Gia mede 173cm, pesa 61kg, tem 86cm de busto, 66 de cintura e 91 de quadril. Se você reparar, as modelos chamadas “plus size” não são flácidas, ainda que “acima” do peso, para modelo tradicional, elas tem sim que cuidar da alimentação e malhar sim!
Fitness Model: Para ser fitness model a menina tem que cuidar muito da alimentação e malhar bastante. As vezes é necessário ter um treinador, principalmente se for participar da competição de biquíni, pois as poses no dia do evento precisam serem ensaiadas. Tá achando que ser modelo é fácil? Ser bonita basta? Claro que isso é meio caminho andado! Mas determinação e disciplina são necessárias para qualquer categoria de modelo.
Uma modelo fitness tem geralmente entre 12 a 15% de gordura, que são aquelas mulheres com um corpo mais feminino. As mais definidas tem entre 12 a 9% de gordura! Para trabalhar no mercado fashion, não apenas de competição, existe preferencia pelas meninas com pelo menos 1,70m, no entanto, as outras medidas não são tão restritas, dependem dos seus músculos. Você tem que ter o corpo em dia e definido. O abdômen tem que ser bem delineado, é o principal atributo da modelo fitness.
Dicas para as modelos:
Seu portfolio deve ser constantemente atualizado, seu cliente precisa ver sua versatilidade.
Se estiver em Nova York, pode ser que consiga fazer um Book de graça, aqui existem muitos fotógrafos e stylists que estão começando e que procuram modelos que trabalhem apenas por foto. Uma dica nesse caso é que leve um laptop no ensaio fotográfico e copie todas as fotos antes de se despedir do fotografo. È bem comum o fotografo sumir com suas fotos.
Depois de feito um portfolio, aceite somente trabalhos pagos. Mesmo que for pouco, a pessoa tem que te pagar, trabalhar de graça desvaloriza seu trabalho e a pessoa perde o respeito a você.
Siga perfis de produtores de moda nas redes sociais. Eu sempre faço casting no Intagram. Sga grifes, eles também as vezes oferecem posição para modelos. Percebi que o site Model Mayhen ainda não é uma ferramenta potente no Brasil, mas aqui nos EUA é! È tipo uma rede social só para profissionais de moda, e é lá que acho alguns trabalhos como stylist. Vale para modelos, fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, estilistas…
3 thoughts on “Como ser modelo?”
Lucia Maria
Sensacional esse artigo. Parabens deve ter dado um trabalhao reunir todo esse conhecimento em um lugar só
Pamela mattos azevedo
Olá,Gostaria de saber como faço para me tornar modelo fotográfica?
Fico no aguardo da resposta! Obrigada.
Debora Wolf
Procure uma agência de modelos