A beleza feminina é algo que se modificou ao longo dos anos. Algumas vezes em nossa historias vemos mulheres rechonchudas como o padrão de beleza, outras vezes, mais esguias. As vezes a beleza machuca, outras é mais democrática. A boa noticia é que beleza é algo extremamente subjetivo, mesmo as mulheres mais lindas do mundo, ou aquelas que fizeram fama por sua beleza, não são unanimidades. Interessante, não?
Procurei em cada década mulheres que fizeram muito sucesso mundialmente por serem bonitas, atrizes, modelos ou cantoras, sempre pessoas na mídia. Vem comigo ver o que isso mudou?
Greta Garbo foi uma atriz sueca que fez sucesso na América. Ela eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Ela tinha 1,71m de altura e seu peso variava pelos 57kg. Gloria Swanson foi uma atriz estadunidense, que tinha apenas 1,50m.
Nos anos 30 a moda ficou mais sensual, e começamos a ver um pouco mais de moda praia. Dolores del Rio foi uma atriz mexicana, de 1,60m e muy caliente. Ela foi percursora do uso do maiô de duas peças no cinema, ou seja, é de suma importância para a história da moda! Dolores tinha uma beleza singular e mesmo aos setenta anos, não tinha rugas. Sua pele lisa e o cabelos brilhantes sempre causaram inveja às grandes estrelas de Hollywood. A atriz dizia que o segredo de sua juventude era dormir de 10 a 12 horas por dia, não tomar álcool, nao comer alimentos gordurosos e uma vez por semana alimentar-se apenas de cenouras, suco de laranja e limão. Seu maior sucesso no cinema, “Maria Candelária” onde recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes. Joan Blondell foi uma atriz americana de 1,60m. Joan ganhou o concurso de Miss Dallas e ficou em quarto lugar no Miss América. Foi indicada ao prêmio Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme The Blue Veil.
Na década de 1940 a coisa ficou realmente quente e teve aquela aurea latina. A pequena atriz (1,52m) luso-brasiliera Carmen Miranda brilhava nessa época. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, na Broadway em NY, no cinema e na televisão. Em 1944 foi a mulher que mais ganhou dinheiro no EUA, e talvez no mundo! Suas performances fizeram grandes avanços na popularização da música brasileira, ao mesmo tempo, abriu aminho para o aumento da consciência de toda a cultura Latina. Carmen também se tornou a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama. A atriz Linda Darnell apesar de americana, tinha uma beleza latina. Com seus 1,63m encantou a america com filmes como Forever Amber. Morreu cedo, aos 41 anos de idade.
A época das “verdadeiras” pin ups são as que mais encantam. As pin ups eram modelos, mais baixinhas, mais encorpadas que as modelos e que faziam fotos sensuais. Logo eram as mulheres que os homens mais gostavam. Bettie Page ficou conhecida por sua pegada mais fetichista. Ela tinha uma estatura média 1,65cm e talvez seja a pin up mais copiada pelas mulheres. Sua carreira foi curta, marcada por depressão e internação em clinica psiquiatrica pública. Preferiu se esconder na velhice, para as pessoas lembrarem dela sempre bonita. Marilyn Monroe é uma fas mulheres mais famosas do mundo, também era média com 1,66m de altura. Foi modelo, atriz e cantora. Em 2009, foi considerada a mulher mais sexy de todos os tempos. Morreu jovem, aos 36 anos de idade.
Brigitte Bardot é uma atriz francesa e queridinha do Brasil. Após se retirar da vida pública tornouse defensora dos animais. Com 1,70m Brigitte foi um dos símbolos sexuais de sua geração, foi eleita pela revista americana TIME um dos cem nomes mais influentes da história da moda. Poderosa a menina, não? No verão de1964 Brigitte Bardot mudou a vida de uma pequena cidade do litoral do Rio de Janeiro chamada Armação dos Búzios, onde ficou hospedada em suas visitas pelo Brasil. Depois da visita dela o município tornou-se um dos pontos mais sofisticados e procurados do verão brasileiro, inclusive por estrangeiros. Em homenagem a atriz, a Prefeitura local criou a Orla Bardot, na Praia da Armação, e instalou ali uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural. As alturas começaram subir, vocês repararam? A modelo, atriz e cantora Twiggy tem 1,72m e foi uma das caras da década. Considerada uma das primeiras supermodelos do mundo, sua imagem quase andrógina, macérrima, com cabelos loiros muito curtos e imensos olhos realçados com camadas de rímel e cílios postiços, a tornaram um ícone da moda e de estilo dos anos 60. Vocês repararam que todas as fantasias dos anos 60 imitam algum passagem da vida dela?
Lynda Carter a eterna Mulher Maravilha tem 1,75m. Ela é uma atriz americana, que desde criança foi apaixondada por quadrinhos. Lynda ganhau o título de Miss MundoEUA, em 1972, representando o Arizona. Cheryl Rae Tiegs foi uma supermodelo americana. Com 1,78m de altura e um corpo bem delineado foi capa de centenas de revistas, entre as quais Sports Illustrated Swimsuit Issue, Glamour, Elle, TIME, Harper’s Bazaar e Vogue, entre muitas outras.
A década de 80 é quando eu já começo lembrar e não preciso mais pesquisar para pensar em ícones da época. Um dos símbolos da década foi a cantora pop Madonna e suas loucuras, tanto no vestuário como no comportamento lascivo. Quem lembra do “na cama com Madonna”? A cantora tem 1,64m e hoje em dia exibe uma forma muito melhor do que quando era jovem. Linda Evangelista foi uma supermodelo canadense. Ela estava em tudo, até no meu livro de inglês! As 12 anos a garota já havia decidido que seria modelo, no auge da sua carreira, Linda Evangelista disse que não se levantava da cama por menos de dez mil dólares. Linda está na lista das 20 modelos-ícones publicada pelo site norte-americano Models.com, Linda Evangelista foi colocada na 10ª posição.
A atriz canadense Pamela Anderson encantou quando corria no seriado SOS Malibu. Foi uma das responsáveis pela moda do implante de silicone nos seios. Um fato interessante de Pamela é que a atriz é vegetariana e luta pelos direitos dos animais. Vocês perceberam que cuidar dos animais começou a virar tendência? Cindy Crawford foi uma supermodelo americana de 1,78m e 59kg. Conhecida pela pinta perto dos lábios, onde no início da sua carreira recomendaram-lhe que retirasse o sinal que tem junto à boca por ser considerado inestético. Contudo, recusou a sugestão e, hoje em dia, o sinal faz parte da sua imagem de marca. Em 1988, tornou-se a primeira supermodelo a aceitar posar para a revista masculina Playboy. Em 1995, foi considerada pela revista norte-americana Forbes como a modelo mais bem paga do mundo.
A supermodelo brasileira Gisele Bündchen tem 1,80m. E só para ter um pouco de noção de quem é a moça, em 2000, Bündchen foi considerada pela revista Rolling Stone, a modelo mais bonita do mundo. Entre 2004 e 2010, pela revista Forbes, a mais bem paga. Sua fortuna foi avaliada em 150 milhões de dólares, aparecendo em 2007 no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo Em 2009 foi eleita pelo jornal The Daily Beast a modelo mais valiosa do mundo, e em seguida, em 2009, uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Começou sua carreia aos 14 anos de idade, e agora aos 34 anunciou sua aposentadoria das passarelas. A cantora pop americana Britneu Spears foi uma das responsáveis por espalhar a moda da cintura super baixa. Ela é a 8ª artista feminina que mais vendeu álbuns na história nos Estados Unidos, além de ser a cantora mais jovem da história a ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, com apenas 21 anos.
Adriana Lima é outra supermodelo brasileira e uma celebridade aqui nos Estados Unidos. Todo mundo a conhece! Adriana Lima faz parte do espetacular grupo de Angel’s da Victoria’s Secret há 15 anos! Em 2005, 2006 e 2012 foi considerada pela revista Forbes como uma das “100 celebridades mais influentes do mundo”. Desde 2008 é considerada pelo site models.com como a modelo mais sexy do mundo. Hoje em dia as coisas se misturam e as pessoas podem ser mais de uma coisa ao mesmo tempo. Taylor Swift, é cantora e as vezes também trabalha como Angel da Victoria’s Secret. Adriana e Taylor tem a mesma altura, 1,78m.
Com o tempo, o tipo ideal de mulher foi perderndo peso e ganhando altura, o que pode ser o terror para algumas mulheres é o deleite de outras, no fundo, no fundo, tem espaço para todas nós.
Beijos
2 thoughts on “A Beleza Feminina nos Últimos 100 Anos”
Leopoldina Leitao
Tudo bem Dé? Muito interessante seu artigo. Um abraço. Dina Date: Fri, 10 Jul 2015 01:37:09 +0000 To: ml.dina27@hotmail.com
Debora Wolf
Obrigada minha linda