Quando se fala em vida saudável, as pessoas ficam cheias de mimimi. Criticam as blogueiras fitness todas tomam bomba, quando na realidade a maioria delas rala pra caramba na ginastica e fazem dietas bem restritivas, que as gordinhas (mói) não querem encarar.
A maioria das pessoas justificam o sobrepeso e a obesidade dizendo que não querem ser anoréxicas (rígida e insuficiente dieta alimentar caracterizando em baixo peso corporal e estresse físico) ou bulímica (compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vômito). No entanto, o contrário de gordo é magro, e você pode desenvolver inclusive um peso considerado normal.
Hoje em dia existem muitas campanhas em prol de se aceitar como é. Acho válido, quando o assunto não envolve saúde. Aceitar sua altura, sua cor de pele, olho, formato do peito… Mas quando o quesito é obesidade, é muito mais delicado. A obesidade acarreta outros problemas maiores. Já tive o IMC 30, na época ficava cansada ao caminhar curtas distancias um lance de escada de deixava ofegante. Isso é saudável? Fora que fiz um ultrassom e apresentou gordura no fígado. Era hora de perder peso!
Aqui nos Estados Unidos está uma onda que chama “dad body”, que é o corpo masculino com uma leve barriguinha de chopp. Dizem que esse corpo, longe do ser perfeito, deixam as mulheres mais confortáveis com seus corpos. No entando, a gordura abdominal masculina é a porta de entrada para várias doenças importantes:
Top 10: Doenças comuns entre os portadores da barriga de chopp
Doenças do coração, infarto e hipertensão: Fique ligado, se sua barriga é maior que 94cm você está no grupo de risco! O acúmulo de gordura na barriga pode comprometer o coração, mesmo em pessoas que estão dentro do peso ideal. Um estudo realizado pela Organização Norte-Americana Clpinica Mayo, com 12.785 pessoas, informou que o risco de morte é 2,75 vezes maior em pessoas com obesidade abdominal do que os indivíduos com circunferência abdominal normal. Note que ambos os grupos pesquisados estavam com o IMC normal! Os pacientes foram estudados durante 14 anos, nesse período, houve 2.562 obitos, entre os quais 1.138 foram relacionados a problemas cardiovasculares.
Causa apneia do sono e roncos altos: O sono é prejudicado, pois não se completa os ciclos de descanso necessários. Roncar é sintoma da apeia do sono, doença na qual a respiração chega ser interrompida por alguns segundos. A barriga de chopp pode comprometer o movimento respiratório. O consumo de álcool também ajuda o homem roncar mais alto. Além de tudo a barriga de chopp muitas vezes é sinal também de que o homem está acima do peso e provavelmente acumula gordura na região do pescoço. Isso prejudica a passagem do ar durante o sono e pode causar ou agravar a apneia.
Disfunção erétil e redução da libido: Pode ser um sinal de baixa testosterona, talvez seja necessário um tratamento de reposição hormonal. Esse fator inclui ainda baixo interesse sexual, problemas de ereção, baixa vitalidade e depressão. Esse problema aparece em qualquer idade, no entanto é mais comum entre indivíduos com mais de 45 anos.
Obesidade: A famosa barriga de chopp muitas vezes é resultado de uma má alimentação e falta de exercícios físicos, a porta de entrada da obesidade! Uma pesquisa da SBU, do Riod de Janeiro, constatou que 69% dos homens acima de 40 anos não fazem dieta e 52% também não praticam atividade física. Resultado: 47% estão acima ou muito acima do peso ideal.
Aumenta o risco de diabetes: A gordura na região do tronco é preocupante, porque aumenta a possibilidade de desenvolver diabetes. Ela pode causar problemas no fígado e assim aumentar a pressão e a desregular a taxa de açúcar no sangue.
Acidente cerebral vascular: A barriga de chopp eleva a pressão snaguinia, sendo assim o individuo está mais propenso a ter o AVC, acidente cerebral vascular, devido ao excesso de gorduras que circulam promovendo um espessamento das artérias, formando placas de gordura que podem, a qualquer momento, se desprender e obstruir os vasos.
Estética: A gordura concentrada na região do abdomen é feia, deia o corpo com um formato de maçã. A maioria das pessoas começam dieta e exercício por o fator estética e não saúde. Na minha vida, no total, tive 5 namorados. Na ordem, dois bem magros, um gordo com barriga e dois malhados. Confesso que abraçar os malhados é muito mais gostoso.
Colesterol alto: A barriga grande é muitas vezes sinal de colesterol alto, pois na maioria das vezes está ligado também a má alimentação.
Doença de Alzheimer: Pessoas que acumulam gordura na região do abdômen tendem a desenvolver doenças mentais, sugere um novo estudo realizado com 700 idosos pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, concluiu que quanto maior o IMC (índice de massa corporal), menor o volume cerebral. Para os cientistas, esse fator é o principal responsável pela conexão próxima entre a gordura abdominal e os riscos de demência.
Asma: Uma das principais preocupações ligada a barriga de chopp é o desenvolvimento de asma. Com o excesso de gordura abdominal, os músculos ficam mais apertados resultando em respiração em baixo volume pulmonar. É muito comum entre os obesos respirar rapidamente (eu fazia isso) ou inalar pouca quantidade de ar. Um estudo verificou que 75% dos pacientes em tratamento com asma eram obesos ou estavam com sobrepeso.
Por isso, antes de fazer campanha a favor de obesidade, antes de fazer personagem da Disney obeso os adultos tem que entender que ser gordo é muito prejudicial a saúde. Ninguém está falando para você ser modelo da Calvin Klein, mas você não precisa morrer cedo porque é gordo ou ainda, ter uma vida com baixa qualidade e cheia de limitações. Incentivar a obesidade infantil é a abertura para termos ainda mais adultos obesos. Sou completamente contra essa campanha, ser obeso não é normal, não importa o seu motivo (ou desculpa), procure um tratamento! A maioria das vezes isso se resolve comendo saudável e se mexendo, sem milagres, sem chás emagrecedores, sem óleos de não sei aonde.