Minha primeira refeição com meu namorado foi num restaurante persa, e comemos baba ganoush. Não era novidade para mim, mas aqui em NY o sabor dessa iguaria era ainda mais delicioso do que as versãos brasileiras. E é claro, que fiz a minha receita! Ela dá um pouco mais de trabalho, mas é fácil.
Ingredientes:
- 2 berinjelas
- ½ xicara de alho poro
- ½ limão (somente o suco)
- 2 colheres de tahini
- Sal rosa a gosto
Preparo:
- Você tem duas opções para cozinhar a berinjela, vamos primeiro a mais tradicional. Faça alguns furinhos na berinjela com um garfo. Acenda o fogão e leve a berinjela direta ao fogo, use uma faca segurando uma das pontas da leguminosa para te dar sustentação. Segure-a durante alguns minutos sobre a chama. Deve ficar completamente preta a berinjela, com uma casca bem queimada. A outra opção é colocar a berinjela no formo, uma forma e deixa-la assar em fogo médio, até ficar com a casca seca e quebradiça.
- Faça uma incisura com uma faca na berinjela, se o seu interior estiver muito suave, então está pronta. Corte a berinjela a meio, e retire a casca. Misture com os restantes ingredientes da receita com um garfo ou num processador, o que deixa o seu trabalho muito mais fácil.
- Sirva gelado. Os árabes comem como aperitivo em pão chato, acho que no Brasil é o pão sírio, se bem que o pão aqui em Nova York é bem mais fino, a gente chama de naan.
Servi com bolinho de feijão azuki, salada (temperada com iogurte grego) e quinoa com açafrão.