Boa noite!
Passando rapidamente somente para avisar para quem está em Nova York que amanhã será o Ratha Yatra de Nova York.
O que e o Ratha Yatra?
O Ratha Yatra é uma espécie de procissão religiosa que acontece na Índia e em outros países aonde há um certo número de devotos vaishnavas. E um festival com bigas que “carregam” o Senhor Jagannatha, (o Senhor do Universo, Krishna), assim como Subhadra (irmã mais nova de Krishna) e Baladeva (irmão mais velho de Krishna). Esse festejo começou a ser celebrado em Puri (Índia) há mais de dois mil anos e desde 1976 esta anualmente em Nova York, mais precisamente da 5ª avenida, no coração de Nova York! Sendo assim, amanhã se comemora 40 anos desse festival na cidade, além de comemorar o 50º ano da ISKCON, sigla da religião quando saiu da Índia e chegou nos Estados Unidos.
A festa de Ratha Yatra é realizada em um clima auspicioso de amor e devoção e invoca a paz universal, harmonia e boa vontade para todos os filhos de Deus. O festival será amanhã, sábado dia 11 de junho. O cortejo começa na 5ª avenida com a rua 45 e desce até o Washington Square Park, que e onde haverá o festival propriamente dito, das 14 até as 19 horas, com direito a refeição gratuita, apresentação de dança Bharat-Natyam, que e um estilo de dança clássico indiano e muitas outras atrações artísticas e musicais.
A organização do festival pede para que os devotos cheguem ao local por volta das 10 horas da manhã, para saudar a chegada das deidades e coloca-las nos carros. Os devotos devem levar seus próprios instrumentos musicais, pois o templo não irá fornece-los. Somente os devotos previamente autorizados poderão fazer puja das deidades, eles estarão identificados.
Para quem tem curiosidade da religião Hare Krishna ou quer simplesmente fazer algo diferente, e uma ótima oportunidade.
Haribol
PS: Algumas fotos de 2 anos atras, eu no Templo da ISKCON no Brooklyn, no festival de Snana Yatra, que acontece uma semana antes do Ratha Yatra e eles banham (e preparam) as deidades para o grande festival uma semana mais tarde.
Fotos de 2016: