Muitas pessoas que so conhecem NY pelo cinema chegam na cidade e ficam frustradas? Por que? Porque a telona romantiza as coisas, Nova York é uma cidade linda, chique, glamourosa e fashionista nos filmes a realidade é diferente! Nova York é uma cidade cara, suja e cheia de mendigos.
1. NY está repleta de moradores de rua, principalmente em Midtown Manhattan. Mas muitos mesmo, talvez mais que São Paulo e Rio de Janeiro juntos. No inverno eles migram para o metro, o cheiro fica insuportável.
2. Nova York é bastante fedida, principalmente em locais com grande concentração de pessoas como Midtown. O cheiro de urina se mistura com o cheiro da poluição e vira uma caca, por isso prefiro muito mais lugares residenciais como o bairro do Queens.
3. A não ser na entrada do New York Fashion Week, Met Ball e outros eventos de moda importante, a maioria das pessoas andam bem básicas ou mal arrumadas. No verão o uniforme são shorts curtíssimos, com top e chinelo (as vezes com meia) e no verão Uggs boots e casacos pretos pesados, alias é uma introdução para o próximo item.
4. Todo mundo aqui veste preto. Sim a cor oficial do vestuário de Nova York é preto. Talvez você pense que isso ocorre pela praticidade de combinar roupas, ou que casacos a gente tem poucos, por exemplo. Mas não somente isso, NY veste preto porque a cidade é muito suja. Em Nova York as pessoas não tem máquina de lavar em casa, as casas são encardidas porque as pessoas não tem tempo de limpa-las por trabalharem de mais. Quando estava visitando casas para comprar, fiquei impressionada com a higiene das pessoas. E o pior a cidade em si é muito suja, você precisa ver a cor das estacoes do metro, ou andar de Havaianas pela 34 street, chegando em casa terá que lavar os pés com escova, pois somente a bucha não tira a crosta. Muitas pessoas usam chinelo com meias, homens e mulheres, no alto verão, dá muita aflição. Uma vez perguntei o porque, a resposta foi ‘sujeira’. Claro que, muitas pessoas usam preto por outros motivos. Alguns para parecer mais magros, outros porque consideram uma cor sensual, e ainda porque querem se diferenciar dos turistas. Na verdade o preto se tornou hit no século XV com o Duque de Burgundy que continuou usando preto após o período de luto. O preto se tornou então um símbolo de poder, elegância e luxo. Para conseguir o pigmento preto naquela época era muito caro.
5. As pessoas não andam de salto por Nova York. Aliás, isso é coisa do turista desavisado que acha que Nova York é como um episódio de Gossip Girl. Quer dizer, nem em Gossip Girl as atrizes estavam realmente de salto, sô quando aparecia o corpo todo, veja essas fotos.
E muito comum ver pessoas indo trabalhar de roupa social e tênis. Ate os homens usam ternos e tênis, e trocam o sapato quando chegam no trabalho. Uma ótima alternativa para um local que se anda muito a pé
6. Pegar um táxi em Midtown é muito difícil. Não e só erguer o braço para o táxi disponível (aquele que o número acima do carro está aceso). Primeiro que é muito difícil achar um táxi desocupado e quando você acha, sua corrida precisa ser “aprovada”. Se for muito perto, muito longe ou fora da rota que o taxista estabeleceu, eles não deixam você entrar no carro. Aqui fica uma dica, táxis verdes não podem pegar clientes em Midtown. A maioria das vezes que tentei pegar um táxi não tive sucesso, por isso hoje em dia eu nem tento, porque dá muita raiva. Sabe aquela coisa de sair de um restaurante e erguer o braço e já ter um táxi? Isso não existe, só no cinema mesmo.
7. As estacoes de tem são imundas. Você vê poeira de mais de uma dezena de anos nas paredes. O cheiro é forte. Nos trilhos moram muitos ratos, que as vezes conseguem entrar num trem e causar a maior confusão.
8. 40% do metro de Nova York é de superfície.
9. A gente tem fama de piriguete, mas os shorts em Nova York são muito curtos. Você não acha um que não mostre a linha da sua bunda. Caso não queira um shorts curto, terá que optar por uma bermuda. Não existe meio termo. Depois a brasileira que tem fama ruim.
10. Vestido estilo ‘panicat” ou vestidos completamente transparentes estilo ‘Lady Gaga’ é o dress code das baladas de Nova York. Elegância? Talvez nas festas da hidh society que eu não frequento.
Quando vier para Nova York slow down, lembre-se que aqui é apenas uma cidade grande, embora seja muito legal, provavelmente temos muitos problemas de cidade grande, espere um lugar maravilhoso, mas não o paraíso.