Ontem postei esse bolo de cenoura sem glúten ou açúcar refinado e minhas amigas ficaram me pedindo a receita. Parecem umas formigas. Mas antes de continuar, preciso dizer que essa receita não é de baixa caloria. 100g de farinha de arroz tem 336 calorias, sendo que 80g (ou seja 80%) são carboidratos e somente 6g de proteína. A farinha de trigo normal tem 364 calorias em 100g, sendo que 76g são carboidrato e 10g são proteínas. Já a farinha de trigo integral tem 340 calorias nas 100g, 72g de carboidratos e 13g de proteínas. Ou seja, teoricamente, a farinha de trigo integral é a melhor. Eu evito glúten porque tenho intolerância, quando como minha barriga fica imensa, ainda que não engorde na balança.
Ingredientes
1 xícara de cenoura picada miúda
1 e 1/4 de xícara de leite vegetal (de soja, de castanhas, etc)
1 colher (sopa) de chia
4 colheres (sopa) de óleo de coco
1 e 1/2 xícaras de adoçante culinário de sua preferência
1 colher (sopa) de suco de limão
2 xícaras de farinha de arroz
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
Calda
1/4 de xícara de leite vegetal
1 xicara de alfarroba em chips
Preparo
Bata no liquidificador a cenoura, o leite vegetal, a chia, o óleo de coco, o suco de limão e açúcar até ficar homogêneo. Em um recipiente a parte, peneire a farinha e misture com o fermento em pó. Despeje o líquido sobre os ingredientes secos e misture bem. Leve para assar em forma pequena, untada e enfarinhada; em forno médio pré-aquecido, por cerca de 35 minutos.
Para a calda – misture bem todos os ingredientes e leve para cozinhar, mexendo e deixando ferver em fogo baixo por alguns minutos até engrossar. Fure o bolo com um garfo ou faca e despeje a calda sobre o bolo.
Sugestão, no café da manhã com iogurte grego fica maravilhoso.