Ontem Mohammad e eu completamos dois anos de namoro. Estava frio (3º graus com sensação térmica de -1º) para sair para comemorar. Aqui em NY sair não é tão prático quanto parece. Nosso carro está estacionado em outra rua, que fica depois de uma linha de trem e temos que atravessar uma pequena ponte para encontrá-lo. Outro problema é que um dos lados da rua de casa não pode estacionar na quarta-feira. Retirar o carro dali significa depois ficar uns 40 minutos rodando na vizinhança para achar aonde estacionar. E eu não estou exagerando, por isso as pessoas não tem carro em NY. Então como no ano passado decidi fazer um jantar à luz de velas, mas avisei o Mohammad que queria sair (e o infernizei bastante com isso). Outra coisa, combinamos de trocar os presentes na Black Friday,que é essa sexta-feira, pensando na possibilidade de presentes melhores a preços convidativos.
No Ano Passado
No ano passado não morávamos juntos, mas no dia do nosso aniversário, que caiu numa segunda-feira, pedi que viesse jantar comigo. Ele veio e então foi a primeira vez que o surpreendi com algo romântico. Fiz um jantar a luz de velas e um menu especial árabe. Aqui cabe um parêntese, Mohammad é iraniano e é uma ofensa chamar um iraniano de árabe, então a comida não tinha ligação nenhuma a nacionalidade dele, apenas ao nosso gosto pessoal.
O cardápio contou com uma salada deliciosa de pepino, alface e romãs, temperado com iogurte e maionese vegana. Fiz húmus, quibe vegetariano (em formato de coração) e halloumi vegano. Ficou uma delicia e me rendeu algumas horas na cozinha.
De sobremesa fiz um pudim de iogurte e coloquei geleia caseira de framboesa.
Esse Ano
Confesso que queria fazer algo diferente, mas me faltou criatividade. Todos as nossas refeições eu tento fazer uma boa apresentação, tenho louças bonitas e moramos juntos, então um jantar, seria um jantar normal do dia-a-dia. Então mudei a mesa, arrumei a mesa na mesinha de centro da sala.
Como Mohammad não é bobo deixei as luzes da casa acesa, mesmo com as velas acesas. Sabia que ele olharia pela janela de fora se tinha alguma luz diferente na hora que chegasse em casa. E ele fez. Temos um aplicativo que chama Life 360 º que recebemos a notificação de um e do outro, deixei o aplicativo aberto enquanto corria pela casa para deixar tudo pronto. Eu cheguei em casa apenas uma hora antes dele. Foi corrido. Quando recebi a notificação que ele chegou em casa, o aplicativo avisa 300m antes, corri para a porta da sala para olhar no olho mágico. Só apaguei as luzes quando o vi no corredor e coloquei a “nossa música” no Spotify. Mesmo sendo a mesma coisa do ano passado, o surpreendi de novo, ele disse que não esperava.
Além das velas na mesa, coloquei velas na mesa lateral do sofá, no chão e na bancada que separa a cozinha da sala. A mesinha também tinha luzinhas de natal colorida. Gastei cerca de 40 velas ao todo, pois não gosto de comer no total escuro, gosto de ver o que estou comendo. No ano passado não usei tantas velas, mas deixei abajures acesos como luzes indireta.
Diferente do ano passado que fiz um prato mais elaborado e especial, resolvi fazer o que estamos viciados no momento, a batata suíça recheada com queijo feta, tomate, mozarela, azeitonas e salsinha. Ele amou! Deixei a batata já cozinha e ralada e o recheio feito de manhã, só montei o prato de noite. Para dar um tchan coloquei uma pequena salada.
Fizemos um brinde com suco de uva na taça de vinho do meu pai, já que não bebemos. Adotamos uma vida mais simples e saudável… Viu como estavamos iluminados?
Além de velas baixinhas, velas altas de castiçal, velas flutuantes em formato de flor, usei uma vela de aniversário com o número dois, significando nosso segundo ano junto. Usei meu potinho com minhas nuts que colhi no Juniper Park.
A sobremesa foi um morango do Nordeste, um brigadeiro recheado com morango e vários morangos pequenos. Gosto sempre de brincar com as cores nos pratos. Se ficasse tudo marrom ficaria sem graça, por isso enchi de morango e ainda folhinhas de hortelã. Aliás comer chocolate com morango azedinho é para mim a coisa mais deliciosa do mundo. Mohammad nunca havia experimentado os docinhos e adorou, principalmente o morango do Nordeste.
O morango do Nordeste é brigadeiro branco enrolado num morango e coberto com chocolate.
O outro doce eu cobri o morango com brigadeiro branco e depois enrolei a massa do brigadeiro de chocolate. Os doces eu fiz na noite anterior, antes de Mohammad chegar do trabalho, e escondi na geladeira.
Café da Manhã
Geralmente fazemos o café da manhã juntos. Como era um dia especial, resolvi servir açaí. Aliás, acho que concordamos que açaí na tigela é o melhor café da manhã.
Não tinha banana, que é nosso mix favorito então bati com blueberries, morangos e amoras. Adocei com xarope de agave e decorei com morangos, fazendo a vez dos bigodinhos de gato. Coloquei o açaí na tigela de gatinho que comprei num petshop e enquanto não tenho gato uso para humanos mesmo!
Mohammad fez um chocolate quente. Achocolatado suíço sem açúcar e dois quadrados de chocolate amargo sem açúcar. Adoçamos com stevia e eu tentei decorar a borda com cacau em pó. Coloquei na alça da xícara uma tag escrito “2º aniversário”. Tentei escrever no copo dele com a lingua dele (Farsi), mas achei muito dificil a tradução que o Google me deu :
2 سالگرد
Num potinho que imita um sorvete de casquinha, coloquei a granola sem açúcar, importada do Brasil. Mesmo com pouco espaço, consigo ter louças fofuchas aqui em NYC.
Mohammad lendo a plaquinha de dois anos e perguntando se era 2 graus! hahaha
***
É difícil fazer algo especial quando mora junto e quando sempre se preocupa com a apresentação dos pratos diariamente, aliás, essa é uma dica para quem quer emagrecer! Comer “bonito” dá mais prazer. As vezes a comida nem é tão deliciosa assim, mas só por ser bonita dá mais alegria em comer.
Amanhã é dia de ação de graças, que todos vocês tenham muito o que agradecer e com quem comemorar. Aqui em Middle Village vou esperar meus pais chegarem para comemorarmos juntos no sábado com peru vegano, o que realmente para mim faz mais sentido, pois para eu celebrar ninguém precisou morrer.
Um ótimo dia de ação de graças, boas compras na Black Friday e até mais.
One thought on “Dois anos de namoro”
anamaria buriol
Obrigada por fazer parte de momentos lindos de tua vida…a decoração ficou sem comentários…não sei ser criativa.Parabéns.Bj
________________________________