No final de janeiro comemorei três anos vivendo em Nova York, e lamentavelmente, três anos sem ir ao Brasil. Frequentemente as pessoas me perguntam quando eu vou voltar, ou me convidam para aniversários, casamentos, nascimentos, formaturas ou féias no Brasil e eu nunca vou, sempre explico o porquê. Mesmo assim, algumas pessoas já tendo escutado essa história anteriormente, ainda insiste. Por isso resolvi fazer um post.
Primeiramente, vim para Nova York para ficar apenas três meses. Minha intenção era fazer um curso de inglês e outros cursos curtos de moda na FIT. Como a carga horária era inferior ao que a imigração exige para ter um visto de estudante, vim com o visto de turista. Acontece que quando cheguei aqui fiquei vidrada na FIT e decidi fazer um curso mais longo lá, de duração de dois anos. Para isso, para não ficar ilegal mudei meu visto de turista para estudante aqui mesmo nos EUA. A escola não me explicou que mudando o meu visto aqui eu não poderia sair do país enquanto quisesse morar aqui. Como meu visto não é no passaporte e sim um documento a parte, a validade dele é enquanto estiver estudando nos EUA. Quando sair daqui, perco o visto e precisaria aplicar para outro visto. Paguei cerca de 2 mil dólares por esse visto, teria que pagar de novo. Esperei também cerca de seis meses por ele. Seria tudo “fácil” tendo dinheiro e tempo para reinvestir num outro visto, mas a maioria das pessoas que saem dos EUA após terem mudado o status aqui como no meu caso, quando saem dos EUA e tentam voltar não conseguem facilmente, tem o visto negado, pois os Estados Unidos entendem que queremos imigrar. Uma amiga mesmo que se arriscou no ano passado não conseguiu voltar com outro visto de estudante, isso porque estava no meio de um curso de MBA. Voltou meses mais tarde porque casou com um cidadão americano. Ou seja, essa é a únca chance de voltar para os Estados Unidos com ‘00% de certeza.
Se soubesse que ficaria “presa” nos Estados Unidos com certeza teria ido ao Brasil mudar meu visto, mas a minha primeira intenção era ficar apenas até o final do curso da FIT, então não achei que isso ocorreria. Se tivesse pedido o visto no Brasil, poderia viajar para o Brasil algumas vezes durante um ano. Foi uma pena não ter me planejado melhor, já perdi a formatura do meu pai, por exemplo, numa escola super legal. E provavelmente eu também teria ido ao Brasil nas Olimpiadas.
Quando volto ao Brasil?
Anualmente preciso renovar o meu visto para ficar aqui nos Estados Unidos, então estou ficando até quando Trump deixar. Não quero ficar em hipótese alguma ilegal no país, pois quero ter a chance de poder voltar. Então ainda não tenho planos de visitar o Brasil, apesar de estar morrendo de saudades, pois ainda não tenho um visto que me garanta a ida e a volta. Assim que tiver, vou no dia seguinte para casa. Pelo menos de férias.
Espero que me entendam. Recebo essa pergunta com muita frequência e muitas vezes das mesmas pessoas. Assim que meu status mudar, terei o prazer de informar. Uma vez convidei meu primo para me visitar, ele respondeu “você também pode vir me visitar”. Claro que posso, mas arriscaria a minha vida aqui na américa.
Uma ótima semana a todos.
2 thoughts on “Por que nunca vou ao Brasil”
Liza
Você está certa, suas prioridades em primeiro lugar sempre.
Debora Wolf
Obrigada