Aproveitando o dia de neve de hoje, resolvi escrever um post baseado em uma dúvida de uma amiga que visitará a cidade em breve. O que vestir em dias com neve?
Nós brasileiros estamos acostumados a ouvir “no inverno as pessoas são mais elegantes”, mas isso se aplica para o inverno do Brasil, que é ameno e nos permite usar mais roupas bacanas. Embora faz dois invernos que não temos muitos dias frios e de neve, o inverno de Nova York é ainda muito mais rigoroso do que tudo que temos no Brasil. Não importa se você vive em Santa Catarina, em São Joaquim, se essa é a sua primeira viagem de inverno, provavelmente você não tem a roupa adequada para neve.
A primeira coisa que precisamos pensar é que a neve derrete e vira água, então a roupa e o sapato de neve precisam ser impermeáveis. Outro fator a se levar em consideração é que quando neva faz pelo menos um pouco de frio, então você também vai precisar de se proteger do frio, e quais sãos os artigos de vestuário primordiais para não “congelar” de frio e curtir Nova York? Vamos lá, acredito que, após ter passado sete invernos na cidade e cometido milhões de erros tenho muita coisa para compartilhar aqui.
Calçados
Quando pensar em neve sempre tenha em mente em calçados (e até roupas) funcionais. Os calçados de neve não são bonitos. Eles precisam ser resistentes ao frio e a água. Existem muitas botinhas de neve em promoção nessa época do ano, em lojas de oportunidades (estilo TJ Max, Marshall’s, Burlington ou JC Penny, por exemplo) você acha preços a partir de $30. Claro que o preço varia pela marca e qualidade. Eu geralmente não invisto muito em botas de neve, só uso quando está nevando, tem muita neve na rua ou viajo para as montanhas, que sempre tem neve. Outro calçado que tem opção para neve é o Crocs, ele tem esse modelo que é todo fechado na parte de cima e com pelinhos na parte interna. Eu comprei um par num inverno que meus pés incharam e eu não conseguia usar minhas botas. Colocava um meião e polainas.
Confesso que demorou anos para eu comprar uma bota de neve, sempre achei feia, ainda acho, olhava as pessoas no metrô usando e pensava “porque será que está vestindo essa bota horrível?” Até pensava que era falta de condições financeiras, até me ligar que quem era a breguinha era eu, que estava com a bota inadequada.
Calçados que eu não recomendo para dias que esteja nevando ou que tenha muita neve na rua são:
Uggs: As botas Uggs são super confortáveis e quentinhas, parece que estamos andando de meia na rua. Eu tenho duas, uma preta de lã e uma caramelo desse material tradicional (foto acima). Não é um calçado bonito, mas quando está muito frio não tem nada melhor! Mas elas são infelizmente para dias frios e secos! Como os modelos mais famosos não são impermeáveis, depois de alguns minutos andando na neve o seu pé fica molhado, combinado com o frio, é uma sensação muito desagradável. Já aconteceu comigo algumas vezes. As vezes saio de casa sem consultar a previsão do tempo, daí neva, me arrependo até o ultimo fio de cabelo.
Tenis: Confesso que as vezes tenho preguiça de colocar botas e uso tênis. Assim como a Uggs a maioria dos tênis além de ter o tecido de respirar que passa frio, eles são de tecidos permeáveis. Além do frio, seu pé ficara com certeza molhado. Geralmente homem quer usar tênis a toda hora, aconselho comprar uma botinha impermeável, tem opções bem baratas em lojas multimarcas de rua para homens.
Galochas: Já ví inúmeras meninas sugerindo uso de galocha para a neve e tenho que dizer, estão equivocadas. Eu tenho muitas galochas, de várias cores e marcas. Já usei algumas vezes na neve até acertar o sapato. Sim, a gente vem para cá e não tem experiência, não sabe o que tem que usar, até porque no Brasil eu só usava galocha em dias de chuva ou para mexer no mato. As galochas não são sapatos para o frio, ou seja, mesmo que invista numa Hunter, como eu investi, ainda assim não está livre da friagem. Mas é só pensar logicamente, galocha em inglês é rain boats, então é um calçado para chuva, recomento usar no máximo na meia estação.
Ainda assim, se quiser arriscar e usar galochas, poderá comprar meias para galocha. Além das suas meias, você coloca uma meia extra e grossa que abraça a galocha. A Hunter tem a própria meia, mas você pode encontrar de outras marcas como da Betsey Johnson, que são bem mais baratas, na Century 21, por exemplo. Mas já aviso, se for andar pela neve e gelo, as galochas simplesmente congelam os seus pés, eu nunca tive uma sensação tão horrível na vida do que quando fiquei esperando numa fila por cerca de 15 minutos com a minha galocha parada numa porção de gelo. Meus pés simplesmente congelaram, a dor é incrível. Se for andar curtas distancias, tipo da sua casa até o carro não vejo problema em escolher galochas, mas não vejo necessidade, já que são super desconfortáveis.
Nessa foto estou de galocha. Esse dia foi meu aniversário em dezembro do ano passado e nevou. Aliás, estava nevando um pouco antes dessa foto. Lamentavelmente a minha bota de neve havia furado e eu não tinha investido numa nova. Usei uma meia curta, essa meia cinza externa e a meia da bota e ainda assim senti frio no meu pé.
Esse foi o primeiro inverno após me mudar para Nova Iorque, como falei, não tinha o sapato correto. Na primeira foto estou de Uggs e na segunda de galocha Hunter.
Botas de couro: Não use botas de couro na neve, além da neve estragar a sua bota, o couro não é suficientemente térmico para aguentar o frio de um dia nevado. Se quiser usar uma bota normal, use uma sintética, o couro feito de plástico tem muito mais chances de resistir a umidade.
Guarda-chuvas
O guarda-chuva não é muito efetivo na neve e a tendência dele é inclusive quebrar. A cidade fica repleta de guarda-chuvas jogados pelo chão após um dia de neve. Mas a gente tende a querer usar um guarda-chuva, para proteger pelo menos o rosto. Sugiro esse guarda-chuva transparente, que é menor, mas é mais longo nas laterais. Você pode simplesmente enfiar a cabeça dentro do guarda-chuva, olhar pelo plástico transparente. Assim pelo menos protege a sua cabeça, cabelo… a neve geralmente é acompanhada de vento e ela nos atinge lateralmente, então o guarda-chuva não nos protege de fato. Assim é necessário usar um casaco longo e impermeável.
Os casacos
Os casacos precisam ser impermeáveis e quentinhos. A melhor opção são esses casacos de nylon recheados. Parece um edredom ou um saco de lixo. Tive resistência para comprar o meu primeiro. Usava sempre um sobretudo de lã, até que um dia minha mãe emprestou dela e eu vi “que era vida”. Usar menos camadas de roupa e sentir mais quentinha. Eu tenho casacos de todos os comprimentos, desde o mais longo até o pé, os médios e os curtinhos. O primeiro que comprei foi o no comprimento médio e acredito ser o que usamos mais. Mas o meu longo uso quando quero sair de vestido, por exemplo, porque vou ficar numa festa ou balada aonde o ambiente é climatizado ou quando estou muito mal arrumada e não quero que ninguém veja as minhas escolhas. Já fui ao mercado de casaco, botas e calcinha e sutiã por baixo.
Essa foto ilustra muito um dia que estava com roupa de ficar dentro de casa, que não queria me arrumar para ir na academia, mas fui na academia sem que ninguém notasse o meu estilo mendiga. Mas é claro que se você for andar de carro e se expor pouco ao frio e neve, você até consegue tolerar um casaco mais bonito. Na foto abaixo foi no casamento da minha amiga. Nevou a noite toda, na foto eu saindo de casa ainda estava sequinho. Eu optei só por um sobretudo de lã e scarpim. Mas fomos de carro, andei pouco na neve e de salto, só na calçada da casa dela.
Casacos que eu não recomendo são os de lã, pois não são impermeáveis e não esquentam muito, você vai sentir frio, ou vai ter que colocar muitas camadas de roupa para ficar quentinha. Tipo mulher cebola, sabe? E vai se molhar se a neve estiver pesada. Também não recomendo trend coat, eles são lindos, mas são casacos de primavera e outono. E as capas de chuva não são quentinhas o bastante para proteger do frio do inverno. Se você conseguir usar um casaco e por cima a capa de chuva, daí tudo bem. Eu tenho duas capas de chuva estilo trend coach, confesso que uso raramente. Só quando chove e está meia estação, e muitas vezes até esqueço que tenho!
Olha meu casaco mais longo, com bota não aparece nenhum pedaço da minha perna, acredito que nesse dia estava de pijama, por fui buscar meu irmão muito cedo, só tomei banho e coloquei qualquer coisa e o casaco por cima.
Acessórios
Enquanto no Brasil touca, cachecol, luvas são desnecessários e as pessoas só usam para fazer um charme aqui você vai ter que usar gostando ou não. Em geral eu não fico resfriada se estou mal agasalhada, mas o frio queima a minha pele, dá velhão no rosto, resseca a boca. Por isso sempre uso óleo de rícino e filtro solar no rosto, protetor labial na boca. Eu não sou muito fã de usar luvas, quase não uso. Minhas mãos ficam muito sensíveis, vermelhas, a pele rompe e resseca, por isso, aconselho usar o acessório, assim como um bom cachecol para evitar dor de garganta. Eu só uso cachecol quando está temperatura negativa, é outro acessório que detesto, que pinica, principalmente se for de lã. Sou viciada em meias grossas, longas e felpudas. Tenho gavetas e mais gavetas de meias, acho que o pé quentinho equilibra toda a temperatura do corpo.
Essas são algumas das minhas toucas. Aqui vai um conselho, invista numa touca de uma boa marca. Toucas da Forever 21 ou da H&M, por exemplo, em geral são finas e não protegem o suficiente. Eu compro sempre toucas forradas ou que o decido seja duplo ou dobre na altura das orelhas. Se estiver nevando, neve é pior que chuva para manter um cabelo descente, mas eu tenho um segredinho que funciona! Coloco meu cabelo dentro de uma touca de algodão, depois numa dessas toucas de lã e por fiz o capuz da jaqueta. Meu cabelo fica intacto. No dia da apresentação do meu trabalho de conclusão de curso da FIT estava nevando (era meu aniversário, parece que sempre neva no meu aniversário aqui) e eu queria apresentar meu trabalho bonita, pois ia sair para comemorar depois. Fui de vestido e com o cabelo de babyliss, uma das perguntas de uma das professoras da banca foi “como meu cabelo estava daquele jeito com tanta neve lá fora”. Rá!
Se manter o seu cabelo no lugar não for sua maior preocupação. Se você não quer seu cabelo oleoso, sim usar muita touca deixam os cabelos oleosos, sugiro os protetores de ouvido, aqui chama de ear band o modelo mais simples e esses com puff chamam de ear muffin. Eu prefiro os protetores de orelha no dia a dia, porque nunca arrumo o cabelo, minha rotina é ir à escola, academia e casa. Todos os anos compro novos seja no Ebay ou em lojas tipo Forever21, porque sempre perco por aí. Ainda bem que custam em média $10.
Vou postar algumas fotos minhas que achei em dias com neve.
Olha esse dia, nevou muito, os carros de limpeza não deram conta de limpar a cidade, estava caótico. Estava atravessando a minha rua. Estou com uma galocha, uma jaqueta de neve e uma faixa de orelhas. Esse dia só tinha saído para fazer um boneco de neve, por isso estava mal agasalhada. Coloquei luvas impermeáveis pois estava mexendo na neve.
Aqui sou eu numa cidade de montanhas nevadas. Estou com minha bota de neve, tenho duas uma preta e uma cinza e confesso que achar cores sobreas foi uma tarefa difícil. Não fazia frio, por isso estava com um vestido de lã e uma camiseta comprida.
Você estando bem protegido, a roupa por debaixo da bota ou do casado podem variar. No dia do meu casamento civil em Nova York, por exemplo, estava nevando de manhã. Quando saímos do cartório já não nevava mais então consegui fazer algumas fotos:
Fomos de metro ao cartório. Estava com uma bota e um casaco longo, mas tirei tudo para fazer fotos externas, depois achei que iria ficar resfriada pelo frio que passei, mas ainda bem deu tudo certo.
Sendo assim, tendo um bom casaco, uma boa bota a parte debaixo é opcional. Claro que quem não está acostumado com neve vai querer usar roupas térmicas, a UniQlo tem blusas e meia-calças térmicas. Eu comprei para testar, não sou muito fã de tecido sintético, continuo preferindo minhas camisetas de algodão. Eu não sou muito friorenta. Raramente uso sweater, camiseta e casaco. Em geral coloco uma regata, uma camiseta que cubra meu sovaco para não feder o casaco e o casaco. Dentro dos ambientes fechados eu estou sempre de braços de fora, sou muito calorenta.
Espero ter ajudado alguém com dúvida e se alguém tiver mais dicas adoraria saber. Um beijo e um ótimo final de semana!
Update me 12/2/2019
Eu tinha duas botas de neve da marca Totes, no entanto, comecei achar que elas não eram tão boas ao andar em muita neve em períodos prolongados. Comprei, então, uma marca europeia que é a Love Moschino e a achei bem quenetinha e confortável. Também comprei uma da Sorel. Ambas as botas comprei no início do inverno, na Black Friday, e taí mais um engodo. A bota da Sorel está o mesmo preço, a da Moschino hoje está $86 dolares e da Totes $53 dolares. Se puder se programar, melhor investir em produtos no final da temporada.
12 thoughts on “O que vestir em dias com neve em Nova York?”
Ariel Rodrigues
Que incrivel! Muito obrigada pelas dicas, estou indo agora para NY e vou passar dezembro e janeiro la, tava prestes a comprar as galochas e levar minhas botas de couro! ahahah. Queria saber se tu não tem diga de brechó ou lugares baratos para comprar essas roupas especiais, pois n queria gastar muito com esse tipo de coisa. Abraços!
Debora Wolf
Essas botas de inverno não são muito caras, quando não visa marca. Comprei a minha na JC Penny. Mas tem Burlington, Marshals ou TJ Max!
Tereza
Amei seu estilo sincero de viver e escrever. Também morro de preguiça de me arrumar no dia-a-dia. Obrigada pelas dicas! Estou indo para NYC dia 22 de dezembro e estou morrendo de medo de morrer congelada hahahaha… bjos
Debora Wolf
Boa sorte e espero que mantenha-se quentinha
Sheila Paes
Oi, adorei as dicas! Vou p NY 31/12 e fico 16 dias! Nunca fomos p lugar com neve, apesar de já ter ido pra Europa em Janeiro algumas vezes. Adorei suas informações, muito útil para mim. Obrigada e tudo de bom.
Debora Wolf
Obrigada pelo seu comentário
Aline
legal seu blog, Debora! 🙂
Entre 8 e 20 de março na Europa, posso usar então só camiseta de algodão e por cima um casaco de nylon recheado? e uma calça menos permeável? e um par de meias de algodão mais um de lã sintética e um tênis de nylon, com o cano cobrindo o tornozelo (ou tem que ser bota?)? posso não usar luvas e sim contar com os bolsos do casaco? posso não levar cachecol e em vez dele eu fecho meu casaco até o pescoço? e, em vez de touca, cobrir a cabeça com o capuz do casaco? Vi que pode fazer temperatura pouco menor que 0 graus, né? posso aguentar desse jeito? porque prefiro levar o mínimo de bagagem!
outra coisa, posso levar só o tênis e levar uma sandália confortável pra dias + quentes e mais nenhum calçado?
Vou a Annecy e Chamonix tb…
Valewww
Debora Wolf
Não sei para aonde vc vai, mas se fizer menos de zero graus duvido que vc consiga ficar sem luvas, cachecol e touca. Também não sei como é sei casaco, em geral casacos brasileiros não são para frio de verdade. Tênis só em último caso, porque se tiver menos de 0 graus e vc se expor muito na rua vai congelar. Não levaria sandalha de jeito nenhum, se estiver frio não vai usar. Mas a Europa e grande e nem imagino aonde vc vai. Busque no Google as médias, mínimas e máximas dos lugares que vai passear. Um beijo
Lidiane
Gente, ameiiiii! Primeira leitura que faço de fato funcional! Excelentes dicas e vai ajudar muiot! Obrigada!
Debora Wolf
Obrigado
Luciana
Olá, Débora!! Adorei as dicas, foram muito úteis pra acabar com algumas ilusões no mas, co.o sobre as botas de couro, por exemplo…rs
Se possível, consegue me dar dicas do que levar na mala em fevereiro? Vou estar aí pela primeira vez com minha irmã a partir do dia 12… invisto em casacos impermeáveis mesmo, pensando em muito frio e até em neve? Obrigada!!!
Debora Wolf
Janeiro e Fevereiro são os meses mais gelados e pode nevar. Mas não é regra, as vezes não neva. Eu acho melhor comprar casacos em NY, porque as marcas de lá são caras no Brasil. Chegando lá, procure a Burlington. Beijos