Você nem se quer disse “sim” ao homem da sua vida, mas já está pensando em dar baixa na escola de inglês. Se você está nessa, estamos juntas! Depois de estudar inglês por vários anos nos Estados Unidos só para manter o status pode ser maçante ir para a escola todos os dias e a primeira coisa que a gente pensa é “quando vou me livrar dessa coisa”, porém diferentemente de uma pessoa com visto de estudante (F-1) ou de trabalho (H-1) as novas esposas (ou maridos) não podem depender do green card do cônjuge caso precisem renovar o visto F-1 no período de espera para o green card. Triste né? Então temos que ficar na escola, para não ficarmos ilegal, até o nosso próprio green card esteja pronto.
É bem complexo entender o rígido sistema de imigração dos Estados Unidos. A maioria dos vistos de não imigrantes são provisórios e dão direito aos dependentes (cônjuge e filhos menores de idade) do estrangeiro primário residir no país também. Por isso o visto F1 e H1, por exemplo, viram F2 e H2 para os dependentes. Isso também é aplicável para um estrangeiro que adquire uma pessoa dependente depois de ter entrado nos Estados Unidos na condição de não-imigrante, como uma esposa, por exemplo. Os dependentes dependem totalmente do status do não-imigrante primário para residir no país. Quando o status do não-imigrante primário termina, o mesmo acontece com seus dependentes estrangeiros e não imigrantes.
No entanto, o tratamento é diferente no caso do green card, ou o imigrante, que é aquele que está autorizado a entrar nos Estados Unidos como imigrante e na maioria dos casos, todos os seus dependentes (cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos) são ao mesmo tempo autorizados a entrar e viver nos Estados Unidos como imigrantes. Todos receberão seus próprios green cards e nenhum deles é considerado mais dependente. Se o imigrante original decidir deixar o pais, o cônjuge e os filhos continuam a ser residentes permanentes legais até eles decidirem também deixar o pais. Mas se o o imigrante casar nesse meio tempo, a esposa ou marido não pode aplicar para o green card sem antes checar alguns fatos.
Para imigrante ou para um cidadão americano quando adquire um dependente depois de imigrar, ele não tem direito de trazer automaticamente esse dependente para os Estados Unidos. Pelo contrário, o LPR (lawful permanent resident), ou o cidadão americano deve apresentar uma petição separada para esse dependente a imigrar. Enquanto um cidadão dos EUA pode (pelo menos para um cônjuge ou filho) apresentar esta petição na categoria de “parente imediato”, para a qual não há limites numéricos sobre o número de vistos que podem ser emitidos, um LPR deve apresentar tal petição em uma categoria de imigração baseada na família, sujeita tanto à limitação anual do número de vistos como às cotas anuais de 7% por nação de origem estabelecidas pelo Congresso. Estas categorias (F2A para um cônjuge ou filho menor solteiro, F2B para um filho adulto solteiro) são sobrescritas, com uma espera de cerca de dois anos para um número de visto em F2A e cerca de 8 anos em F2B (muito mais se o dependente nasceu no México). Aqui você pode checar quanto tempo vai demorar para você receber seu green card.
Se você tem o status F-1 e você se casar com um LPR, você não recebe nenhum benefício imediato de imigração. Seu esposo pode preencher o formulário F2A para o seu green card, e se você qualificar você provavelmente terá um em green card em no máximo três anos. Você pode, se quiser, permanecer no status F-1 enquanto espera que um número de visto fique disponível, mas se você permitir que seu status F-1 caduque, você terá que deixar os EUA até que seu número de visto seja alocado e você receber seu green card.
Se você se casar antes do seu cônjuge ter o green card dele, você tem direito a um green card assim que ele tiver o dele.
Não há nenhuma boa razão para que a lei seja assim. Não tente entender. A maior parte destas leis foram escritas em 1965. A imigração dos EUA mudou muito desde 1965, mas a lei não necessariamente acompanhou essas mudanças tão bem, e assim a lei leva a um monte de situações que são aparentemente absurdas, frustrante e até mesmo ocasionalmente desumaas ou ridículas.
Preencher o formulário do Green Card ou esperar?
Normalmente após 5 anos vivendo nos Estados Unidos com o Green Card, a pessoa pode aplicar para der LPR, ou se tornar cidadão americano. A esposa pode pedir o seu green card mesmo que seu marido só tenha o green card, a diferença é que o green card dela sai atualmente dois anos depois do início do pedido. O que você precisa analisar? O seu tipo de visto, pois enquanto você não tem seu green card você precisa manter um status para não ficar ilegal. Então se você tiver por exemplo, um visto visto de estudante de 4 anos e o prazo para ele espirar é maior que o prazo para sair o seu green card você pode iniciar seu green card antes do seu marido virar cidadão. Se o seu visto é daqueles que precisam renovar anualmente, melhor não dar entrada no seu green card enquanto seu cônjuge não for LPR, porque assim que você der entrada para o green card você não vai mais conseguir renovar seu visto de estudante, sendo assim, obrigada a sair o país até a emissão do green card. Quando o seu marido conseguir a cidadania americana dele, você já pode aplicar para o seu green card. O processo deverá demorar uns 6 a 8 meses depois da aplicação. Procurei um advogado para dar abertura no meu processo, ele cobra $1,500.00 e o governo atualmente cobra $1,760.00.
Existe alguma brecha na lei que me deixe dependente do meu marido?
Não existe nada que se possa fazer no caso de que seu marido só tenha o green card e você o F-1 que precisa renovar periodicamente. Você vai precisar esperar para pedir o seu green card e ir na escola nesse interim. Muitas pessoas especulam e dizem “uma amiga” ou “conheço alguém”, gente, não vá pela conversa de carrocinha, procure um advogado. Para morar nos EUA você tem que manter algum status enquanto espera aprovação da petição como esposa de residentes (green card), ao contrário do que acontece com os cidadãos.
As vezes as pessoas mudam para status de turista, indo para o Brasil, e estendem este status mais duas vezes (talvez a primeira para viajar mesmo ao Brasil, e a segunda e terceira por problemas médicos documentados). Claro que sua entrada pode ser negada, principalmente se vocêr já ficou três anos numa escola de inglês, o que caracteriza imigração. Aí você teria que voltar ao Brasil e ficar longe do seu marido até o seu processo finalizar. Por isso, consulte sempre um advogado para informações precisas. Vou passar aqui o contado do meu:
Christopher Costa, Esq.
Ogmen Law PLLC
61 Broadway, Suite 801
New York, NY 10006
Tel: (212) 245-7070 x 103
Fax: (877) 513-8339
ccosta@ogmenlaw.com
http://www.ogmenlaw.com
5 thoughts on “Por que quando ao casar com um portador do Green Card você não é automaticamente dependente dele?”
Keil
Muito obrigada pela matéria. Exatamente o que eu precisava saber, meu noivo é brasileiro tem Green Card há 2 anos e eu tenho visto de estudante que vai vender em Dez 2019 então pelo o que entendi, se eu casar com ele agora não fico depende do Green Card dele, a melhor solução seria eu tentar extender meu visto de estudante
Debora Wolf
Sim, infelizmente. Porque depois que se da entrada ao processo do GC o governo pode não te dar mais o visto de estudante. O GC nesse caso é mais longo, por isso mais perigoso ficar um tempo ilegal. Eu casei, mas esperei meu marido virar cidadão para dar entrada ao processo do GC.
Samis
Muito bom seu arquivo… tenho uma dúvida, se eu estiver com visto F1 e depois dar entrada no visto F2A. Posso entrar e sair dos Estados Unidos ou quando aplico o F2A não posso sair mais?
Debora Wolf
Não sei, você tem que perguntar isso para um advogado ou para quem já teve a experiência. Desculpa não poder te ajudar
Samanta
Você fez o seu processo? Quanto tempo demorou?