Nova York vista dos filmes parece ser um lugar lindo, cheio de pessoas estilosas e muito luxo. A cidade é isso também, mas é claro que possui alguns coisas ruins, perguntei à algumas o que eles acham ruim de Nova York, juntei com minhas respostas e rendeu esse post, espero que gostem.
Sabe aquela história que a pessoa foi para outro pais e ficou encantada com a limpeza das ruas? Certamente a pessoa não veio para Nova York. A cidade é cheia de gente, de turistas e consequentemente, cheia de lixos. Calçadas tomadas de sacos de lixo, como na foto acima, não são incomuns, visitantes de outros estados americanos estranham muito!
Alguns prédios aceitam que seus moradores joguem lixos pela janela. Não estou falando de um palito de sorvete ou de um lata de cerveja que alguns otários sempre jogam, e sim de lixos completos, em sacos, caixas de pizza com resto de comida, televisão, garrafas de vidro e tudo mais. Já vi tudo isso pessoalmente.
Determinados prédios permitem que seus moradores deixem sacos de lixo na porta de entrada do apartamento, no hall do prédio. Imagina a desorganização e o cheiro ruim.
Embora meu prédio seja muito calmo e quieto, já morei em um bairro próximo ao Central Park que os vizinhos, tanto dos apartamentos do mesmo prédio como das casas vizinhas faziam festas a noite toda. Música alta e ninguém reclamava com o zelador ou chamava a polícia. Aparentemente bairros com muito hispânicos tendem a ser mais barulhentos e não tem lei de silêncio.
Em alguns prédios pode-se colocar seus sapatos na parte externa do apartamento. Imagina todo mundo fazendo isso que bagunça que não vira o corredor. Outros podem fechar a sacada com uma lona e fazer um quartinho de bagunça nela.
Os latões de lixo são colocados nas frentes dos prédios e casa, as casas em geral tem 4 ou mais latões em frente. Em dia de vento, que não são incomuns, achamos muitas latas voando pelas ruas.
Os prédios em geral não têm porteiros. Então se você recebe uma encomenda que precisa assinar, ou pior mora em casa aonde o carteiro não consegue deixar sua caixa em área segura, sua correspondência volta para o correio e você precisa ir pessoalmente retirar. Os correios são super bagunçados e já perderam uma encomenda minha lá dentro da agencia por falta de organização.
As pessoas alimentam pombos e ratos jogando alimentos em viadutos, praças e até pela janela dos apartamentos. Aqui no meu prédio tinha uma vizinha que estava alimentando pombos, as sementes que jogava caiam no batente da minha janela, era pombo na janela, cocô de pombo em tudo que lugar e um cheiro de bosta. Reclamei algumas vezes. Tirei foto, fiz video, ela levou duas multas e só assim parou.
Ratos e baratas em todos os lugares.
O metro é caro e sempre atrasado. Qualquer coisa, seja uma garoa ou uma briga na plataforma é motivo para atraso da linha toda. Aliás, eu uso o Twitter principalmente para saber dos atrasos e comunicar com a MTA, empresa do metrô, eles respondem os tweets na hora. Sendo assim, você sabe o que fazer em caso de atraso. O Twitter da MTA é @NYCTSubway, assim como o metrô funciona 24h diariamente.
Estacionar carros é problemático! A maioria dos prédios não tem estacionamento, então as pessoas precisam parar nas ruas. A maioria das ruas em Manhattan tem restrições e só aceitam veículos comerciais. Os estacionamentos são caríssimos, até o estilo “zona azul” os preços são fora de cogitação, isso é, quando se acha vaga. Por isso as pessoas tendem não ter carro. Achar uma vaga no centro de Manhattan leva mais de uma hora e eu não estou brincando. O metrô abrange quase toda a cidade, o que é ótimo, mas é muito mais cômodo fazer compras de carro, viajar de carro e não de ônibus, ou um dia chuvoso ou com neve, sair de carro e não ficar molhada e congelando a pé. Outro fator que prejudica ainda mais os estacionamentos da cidade é que em algumas horas durante a semana você não pode estacionar seu carro naquela rua porque passa um caminhão de limpeza e um policial multando atrás. Então se você para seu carro em determinado local, mesmo sem dirigir seu carro por meses, tem que ficar mudando o estacionamento conforme a regra da rua. Não sei quantas vezes o meu marido tomou multa porque simplesmente esqueceu a hora que o caminhão iria passar. Tenho um amigo que mora em Manhattan, mas estaciona seu carro em Queens. Não é incomum você estacionar seu carro e pegar um metro ou taxi para ir até sua casa. Coisas de Nova York.
O transito em Nova York é terrível, assim como na maioria das cidades grandes. Você sempre escuta um barulho de sirene, geralmente dos bombeiros, aliás, é até um som típico da cidade. Muitas vezes você tem até carro, ou pegar um taxi para você não é problema, mas por causa do transito, a maioria das pessoas optam pelo transporte público, ou seja, o metrô.
Outra coisa, aqui em Nova York quando abre o sinal de pedestre significa que o carro que vai virar a direita pode entrar na rua, então o pedestre concorre com os carros, mesmo quando o sinal está verde para ele para atravessar a rua. A maioria dos motoristas dão prioridade ao pedestre, mas tem uns que jogam o carro em cima mesmo.
A maioria das estações do metrô são muito antigas e quando construíram não tiveram a preocupação de pensar em idosos, cadeirantes e pessoas com carrinhos de bebê. São muitas estações com muitos lances de escadas sem elevador ou escada rolante, o que acaba dificultando a locomoção da população inapta a subir escadas. Conheço pessoas que usam os ônibus porque não conseguem se locomover de metrô. Uma viagem que levaria 10 minutos de metro, leva cerca de 1h de ônibus.
Potholes! A cidade está cheia de buracos na rua. Andar de salto até seria fácil, porque NYC é bem plana, mas os buracos fazem da tarefa um desafio perigoso. Não é incomum ver pessoas com aquelas botas Robocop circulando pelas ruas e pelos metrôs.
Imposto de propriedade nas principais áreas urbanas do estado é maior em média americana, especialmente nos cinco bairros de NYC, e em locais como Westchester, Rockland Counties, e Long Island. Sendo assim, os alugueis e o valor dos imóveis são altíssimos. Não estranhe se tiver que pagar $1,500.00 por mês por um quarto pequeno no apartamento de alguém em Manhattan! Dá para imaginar o preço de um apartamento minúsculo na mesma região?
A cidade de Nova York atraí muitos turistas principalmente durante os meses de julho e agosto. Andar pelas ruas de Middle Town, principalmente em Times Square é muito perturbador. É tipo andar na 25 de março na versão turista! Você gasta 30 minutos para atravessar 4 ruas. É de deixar qualquer um maluco!
O frio é bem intenso no inverno e camadas de roupas são necessárias para sair de casa de dezembro a março, quando temperaturas abaixo de zero são esperadas. Mas por causa do Adirondacks, o abastecimento de água do estado é muito melhor que no sul do país, por exemplo.
O verão é húmido e quente, muito quente. Eu sou de São Paulo no Brasil e não lembro de ter sentido tão indisposta como no verão aqui. Ficar na rua é um inferno, as estações do metrô são horríveis, não tem ar condicionado. Em compensação exageram no ar condicionado do trem, das lojas, da escola, do escritório, embora esteja fazendo um calorão lá fora, você sempre está com frio quando está dento de algum lugar. O supermercado Trade Fair da Ditamars em Astoria, é tão frio que as caixas além de usarem jaquetas, colocam aquecedores nos pés, por exemplo. Então precisa carregar uma blusa, echarpe… qualquer coisa que dê para se cobrir.
Outro fator horrível do verão é o cheiro de esgoto na cidade. Dos bueiros (manholes) a gente vê saindo um vapor malcheiroso. Em geral Nova York não cheira bem, mas no verão capricha. É uma cidade fedida, principalmente Middle Town and Downtown Manhattan.
A maioria das pessoas vem de passagem para Nova York, por isso, seus amigos estão sempre deixando a cidade. Acredito que quem tem filho quer uma vida mais confortável sai de Nova York, em busca de uma casa maior, um clima mais ameno… Por isso as pessoas são mais sozinhas e as amizades são mais superficiais.
Outra coisa que percebi é a falta de ética de algumas pessoas e negócios. Como o custo de vida aqui é muito cara as pessoas mentem e fazem muitas picaretagens para te enganar e te roubar dinheiro. Por isso, tome muito cuidado, não contrate serviços sem um papel, não feche contratos sem ler todas as entrelinhas e se inglês não é seu forte, procure um advogado. Aqui em Nova York tem muitos golpistas, golpes são esperados até entre amigos. 😦
Tirando a cidade de Nova York, a maior parte do estado é rural, ou seja, não são pessoas diferentes da população Virginia ou Kentucky, isso é, politicamente e economicamente. A maior parte do dinheiro do estado vem da cidade de Nova York. A população rural que em geral vota no Trump porque não precisam de serviços governamentais, acaba prejudicando os moradores da metrópole que passam por alguma necessidade.
No entanto a cidade de Nova York é um escandalo, não só o a cidade, mas o estado de Nova York é muito lindo e majestodo, eu amo viajar por aqui. Você pode visitar as praias de Long Island, as montanhas grandiosas do Adirondacks, o percorrer do rio Hudson, ou as maravilhosas Cataratas do Niagra. A pior coisa sobre NY é o estrago do ser humano.
Wading River, (Long Island) NY
Heart Lake – Adirondacks, NY
Hudson Valley, NY
Niagara Falls, NY
5 thoughts on “Coisas ruins de morar em Nova York”
Joel Patricio
Olá, gostei muita da matéria, parabéns. espero um dia poder conhecer nova york
Debora Wolf
Obrigada
Cristóvão Cavalcanti
Muito bom, obrigado por seu post.
Debora Wolf
Obrigada
Yadurani dd
Importantíssimo seu “olhar ” sincero .
Abre os olhos de muita gente que vai realizar o sonho de conhecer NY! Já vai sabendo o que vai provavelmente encontrar.
Grata! Bjs.