Depois que fui ao dermatologista fiquei alarmada como os produtos químicos em cosméticos, produtos de higiene e limpeza poderiam ser nocivos ao meu bebê! Segundo a Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG), mulheres grávidas e em fase de amamentação que quiserem evitar riscos desnecessários devem reduzir ao mínimo possível o uso de cosméticos, maquiagem, protetores solares, hidratantes ou sabonetes líquidos.
Devendo também nos manter longe de produtos de limpeza, carros novos e tinta fresca, além de evitar consumir alimentos enlatados, acondicionados em embalagens plásticas ou preparados em panelas antiaderentes.
Meu médico disse que ainda não se sabe como a maioria das substâncias químicas (presentes nesses produtos) pode afetar o desenvolvimento do bebê e vai demorar muitos anos até terem essa resposta, então melhor não arriscar.
Desodorante
Meu médico sugeriu para usar apenas sabonete, protetor solar e loção hidratante durante a gestação. Evitando inclusive maquiagem, produtos anti-idade, para acne e desodorante!
Isso mesmo desodorante!
Desodorante com alumínio podem ser prejudiciais à saúde! Segundo o médico Kis McGrath da Universidade de Chicago (EUA) afirma que os desodorantes com alumínio são perigosos e suscetíveis de provocar câncer de mama quando aplicados na pele depilada das mulheres. ¨A depilação facilita provavelmente a maior absorção do alumínio porque fragiliza a barreira que constitui a pele¨, afirma Kis McGrath.Os sais de alumínio dos desodorantes obstruem os poros da pele e impedem a eliminação das toxinas pelas axilas. Portanto, as toxinas não eliminadas vão se acumulando nas glândulas localizadas abaixo das axilas, na região onde a maioria dos cânceres de mama aparecem. Durante a gestação ingredientes como alumínio, parabenos ou fragrâncias sintéticas correm o risco de serem absorvidas pela pele da mãe e de prejudicarem a sua saúde e o desenvolvimento do bebé.
Eu já usava o desodorante Tom of Maine durante o inverno e de noite. Ele é sem alumínio e sem fragrância! Então optei por usá-lo agora no verão durante a gestação. Não consigo ir para escola sem desodorante, porque sei que em alguns minutos estarei fedendo. Mesmo com esse desodorante consigo perceber que ele não é tão eficiente e fico sentindo o meu cheiro. O médico falou que devia me acostumar com meu odor, mas isso é muito difícil. Me sinto nojenta mesmo tomando muitos banhos ao dia.
Características do Tom of Maine:
O desodorante é em bastão e vem numa textura mais de gel, sem alumínio, e dizem proteger 24h – o que não é verdade principalmente no verão. Acredito que durante o inverno em Maine ok!
As fragrância são naturais e sem conservantes ou coloração artificiais.
O produto de diz vegano, que é quando não tem origem animal e também não tem teste em animais. O principal ingrediente desse desodorante e o propilenoglicol, que é uma substância química orgânica usado na indústria alimentícia em produtos processados. O contato prolongado com do propilenoglicol é considerado não irritante para a pele. O propilenoglicol além de não causar sensibilização e não existe nenhuma evidência de ser cancerígeno ou de ser genotóxico. Mas só saberemos após anos e testes, não é mesmo?
Mas se o alumínio é tão ruim em produtos de higiene, o que dizer dele em embalagens e panelas?
Quando o alumínio da panela se solta ele contamina o alimento. Podendo estar relacionado ao desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer, câncer ou hiperatividade e é por isso não é recomendado ter em casa panela de alumínio para se cozinhar em casa. A quantidade de alumínio não é muito grande em cada refeição, mas quando a panela é usada para cozinhar todos os dias, o alumínio vai se acumulando no corpo, provocando doenças. Por isso aqui a rotina faz toda a diferença.
No entanto há controvérsias. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração e do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo afirmou que “Pesquisas provaram que a quantidade de alumínio liberada pelas panelas é muito pequena, incapaz de ter esse efeito devastador sobre a saúde”. Segundo estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas, alimentos preparados em panelas de alumínio contribuem com apenas 2% do limite máximo de ingestão diária do metal (1 miligrama por quilo de massa corporal), dose mais do que segura, na avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Então pelo pelo sim ou pelo não, a primeira coisa que fiz ao descobrir a gestação foi jogar no lixo minhas panelas de Teflon riscadas e as alumínio, e comprar panelas novas de inox.
Esse texto foi escrito no ano passado, na ocasião estava grávida, no entanto, semanas depois descobri que meu bebê estava na trompa, vivi os piores dias da minha vida.