Tratamentos de fertilidade mexem muito com nossa cabeça, e embora jurasse que não me importava em ser mãe, todas as vezes que ia ao ginecologista ou endocrinologista tinha crises de estresse.
E como o estresse se manifestava? Uma vontade muito forte de ir ao banheiro e fazer o número 2!
Demorou para me ligar que minhas idas ao médico estavam ligadas à um grande teor de estresse. Notei, entretanto, que todas as vezes que me aproximava do consultório ou hospital minha barriga dois. Doía muito!
Dai queria ir ao banheiro, mas isso me dava outra sensação de estresse. Porque estava prestes a fazer um exame ginecológico geralmente e ter feito coco e não tomado banho me incomodaria muito mais do que as dores de barriga.
A maioria das vezes consegui segurar, mas as vezes a dor era muito forte e a espera longa. Ainda bem que a maior parte das áreas ginecológicas tem lenço umedecido os banheiros e a gente pode se limpar melhor. Mas isso também me ensinou a carregar lenços umedecidos na bolsa em dia de consulta.
Quando conseguia segurar, ao sair do hospital a vontade de ir ao banheiro passava meio que instantaneamente. Muito louco isso, né? Pos isso sempre atribui a minha diarreia ao estresse.
O mesmo aconteceu no período que fiz o pré natal da minha primeira gravidez, que calhou de ser ectopica! O medo de ter algo errado com meu bebê, e tinha, me dava um desarranjo intestinal danado. Uma vez inclusive cheguei ao consultório com pressão alta. Tão alta que a enfermeira indagou como estava viva! Foi na consulta após o meu sangramento que diagnosticou a gravidez ectopica, não era por menos estar tão nervosa.
Tratamentos de infertilidade são dolorosos, mais emocionamente do que fisicamente, mas dói. E nenhum médico garante que aquele tratamento vai dar 100% certo! Aliás, o procedimento que mais tem sucesso, que é a fertilização in vitro a médica disse que teríamos 60% de chances de engravidar na primeira tentativa, o que nos deixou animado naquele momento, mas ela iria optar pelo IUI. Isso foi antes do diagnóstico de gravidez ectopica.
Cada caso é um caso, claro! O estresse durante esse período é tão grande entre a maioria das mulheres que o hospital Northwell fornece massagista durante a espera. Você vai para uma sala a parte da recepção, senta numa cadeira de massagem. A sala é aromatizada, toca uma música muito suave e a massagista tem uma voz doce.
Por isso durante o meu tratamento da ectopica e de fertilidade não expus o que estava acontecendo porque o pouco que falei, escutei comentários bem negativos que tirariam esperanças de qualquer futura mãe!
Tentar engravidar e não conseguir é muito muito ruim! Tenha empatia com esses casais que estão tentando! Se quiser falar algo, conte histórias de sucesso, encourage! Porque na “Lama” eles já estão!