z
Ser diagnosticada com a síndrome do ovário policístico (SOP – PCOS em inglês) quando era adolescente parecia apenas um alerta que precisaria tomar pílulas anticoncepcionais a vida toda. Não sabia dos seus efeitos colaterais e muito menos o que era realmente ter a tal síndrome. Aparentemente teria menos menstruação e isso até parecia legal.
Acontece que o SOP não é tão legal assim. Depois de algum tempo você começa a ter enxaqueca por conta do anticoncepcional. Enxaquecas não são como dores de cabeça, por exemplo, uma aspirina não cura a sua crise. Você tem que tomar remédio na veia e ficar num quarto escuro e silencioso até a dor passar, caso contrário é muito incomodo. Quem nos dias de hoje tem chances de dispor de alguns dias no mês para o tratamento de dor de cabeça? Então você começa a conviver com essa dor crônica e se torna chata – você e a dor!
Daí você também começa a engordar freneticamente. Se toma anticoncepcional engorda, mas se não toma engorda mais ainda. Sem anticoncepcional você engorda fazendo dieta e malhando – é uma doença do capeta!
Para menstruar regularmente, você precisa de anticoncepcional. Eu por exemplo, se não tomo, menstruava duas vezes no ano. E dentre essas crises, comecei a desenvolver acne severa, fiz duas vezes tratamento com roacutan. O tratamento dura mais ou menos seis meses e precisamos ir mensalmente no médico fazer exame de sangue porque a medicação é forte e pode danificar inclusive o fígado!
Também começamos a crescer pelos em lugares não muito femininos, como debaixo do queixo, mas isso é o de menos, porque tirava com depilação quando fazia sobrancelhas. Tem mulher que desenvolve pelos como homem. Meu médico sempre perguntou se tinha pelo no peito! Eu tenho no pé e nos dedos do pé!
O sono muda. Insônia é algo comum e recorrente, principalmente se sua dieta incluir muito carboidrato – depois de anos descobri que a melhor dieta para quem tem ovário policístico é a cetogênica, mas muitas pessoas não sabiam disso nos anos 90! Somente assim consigo perder algum peso, até parar de fazer efeito e eu ter que mudar de dieta. Eu nunca deixo de fazer dieta, seja para emagrecer ou manter. Eu engordo fazendo dieta!
Então você decide parar o anticoncepcional por causa da enxaqueca que te deixa a beira da loucura. O seu médico é contra. Então você para por conta própria. Então não menstrua, os cistos crescem e os efeitos colaterais pioram. Minha vida durante muitos anos foi assim, dietas eternas, toma e não toma anticoncepcional e tratamentos estéticos para não ficar com a pele tão machucada.
Meu ginecologista no Brasil disse que podia tomar o Yasmin, o Diane e o Belara, então ficava intercalando entre eles até paradas que me arrependiam até o último porque sempre demorava para menstruar novamente e os efeitos da não menstruação são péssimos.
Aqui vale um parêntese, se você não menstrua você corre mais risco de câncer, então não menstruar é perigoso.
Assim, antes de parar a pílula pela última vez, além de ter perdido 30 quilos fui estudar um pouco mais sobre o SOP. Li um livro bem bacana, só que em inglês “8 Steps to Reverse Your PCOS”. Minha intenção era ter a alimentação e o estilo de vida mais adequado para o meu “problema”. Marquei um ginecologista aqui em Nova York e decidi ir numa indiana. Os indianos são em sua maioria vegetarianos e então não escutaria insanidades do estilo “precisa comer carne”.
E dito e feito. A médica só me orientou a não comer soja! Pois além da síndrome do ovário policísticos fui diagnosticada com hipotireoidismo, quando não produzo o hormônio de tiroide necessário, além de resistência à insulina. Chorei, e sabia que minha obesidade derivava mais disso do que do meu estilo de vida e isso não teria cura nunca.
Quando parei o anticoncepcional eu esperava um ciclo menstrual irregular ou inexistente, mas para minha surpresa comecei a menstruar a cada 31 dias. Nunca em toda minha vida tinha tido essa regularidade. Nunca havia escutado do meu médico no Brasil que ficar abaixo do peso era crucial para menstruar regularmente. Eu gosto de ter o IMC em torno de 18, mas com certeza abaixo dos 20, só assim, acredito que meus ovários funcionam com mais regularidade. No entanto, manter meu peso ficou insano e mesmo com dieta e com exercícios comecei a engordar. E isso é desesperador. Se você engorda comendo chocolate tudo bem, mas engordar comendo sopa de chuchu com abobrinha é desolador.
Tenho outros dois livros para indicar “Diabetes Solution”, mesmo não tendo diabetes a dieta para diabetes é a mais indicada para o caso de resistência a insulina e o livro “Managing PCOS foe Dummies” é um livro bem pedagógico para explicar o problema. Acredito que a melhor forma para entender nosso corpo é estudando. Eu leio muitos livros sobre saúde, acredito que é o meu tipo de leitura mais recorrente ultimamente. 🙂