Uma das coisas mais difíceis da gravidez ectopica é a falta de informação dos próprios médicos e a carência de orientação dos profissionais da saúde.
Tratar uma gravidez ectopica com metotrexato tem vários efeitos colaterais que minhas médicas, passei em pelo menos 9 médicas entre emergência de hospital e consultório médico não me avisaram ou não conheciam.
Teve uma médica que mandou inclusive eu continuar com as vitaminas pré-natal que contém ácido fólico! Isso é um erro gravíssimo porque o ácido fólico tira o efeito da injeção de metotrexato, por sorte eu li essa informação a tempo, tomei somente uma vez a vitamina.
Aqui vale lembrar como é importante estudar nosso caso, nossas doenças individualmente. Procurar artigos médicos na internet e falar com pessoas que tiveram o problema podem te ajudar a não cair em erros médicos. Os fóruns são muito úteis, as pacientes muitas vezes ajudam muito mais que os médicos, por isso aconselho se você estiver vivendo esse pesadelo, entre em fóruns na internet sobre a gravidez ectopica. Eu entrei em dois no Facebook, um sobre a gravidez ectopica em si é outro sobre engravidar após a gravidez ectopica.
Como não fui alertado sobre a dieta após o metotrexato continuei comendo minha dieta normal. Quer dizer dizer, comecei a comer ainda mais saudável, cheia de vegetais não cozidos, como estava perdendo muito sangue estava comendo alimentos ricos em ferro para evitar anemia. Como sou vegetariana a quantidade de vegetais que como é muito maior que a maioria, mas tem detalhe comidas com ácido fólico também cortam ou atrapalham os efeitos da methotrexate! Fiquei maluca quando descobri isso com 5 semanas de tratamento e muito sofrimento e dor. Poderia ter acabado com esse sofrimento mais rápido se estivesse com a dieta correta.
Algumas semanas após a injeção de metotrexato, fiquei um dia internada no hospital com dores horríveis porque havia tomado um suco de cenoura no café e no almoço comido feijão e tofu! Quando a médica pela primeira vez falou que a metotrexato destruía as bactérias boas que faziam a digestão. Então me orientou a não comer vegetais crus porque dificultava a digestão. A injeção também causa gazes mas sem cheiro só as dores na barriga, e o feijão fez com aquilo virasse um carnaval dentro de mim! Fui ao banheiro 10 vezes naquele dia com fezes sólidas!
Então eu achei que aquela informação era muito importante em compartilhar num dos foruns que participava e fui surpreendida! Após duas semanas após a injeção de metotrexato não pode comer vegetais de jeito nenhum. As meninas do grupo explicaram que ficaram uma ou duas semanas comendo somente gelatina e depois incorporaram carnes até o hcg zerar. As vegetarianas sugeriram miojo. Nada que tenha farinha enriquecida, que tenha vitaminas ou fibras pode ser consumido!
Metotrexato para o aborto
O metotrexato tem sido usado desde o início dos anos 80 para interromper gravidez. A medicação impede que as células da placenta se dividam e se multipliquem. Alimentos que contêm folato podem interferir nesse processo de aborto e devem ser evitados na semana após a administração do metotrexato. Ou seja, quando descobri isso, o prazo já tinha passado e graças a Deus meu hcg abaixou.
Em geral, evite comer folhas verdes escuras, como os espinafre ou couve, brócolis, ervilhas, beterraba e feijão, especialmente feijão carioca, preto e lentilhas. Parecia totalmente a minha única dieta, tudo no proibidão!
Tabela de comidas que precisam ser evitadas durante o tratamento da gravidez ectopica:
Grãos:
- Feijões
- Ervilhas
- Amendoim
- Grão de bico
- Lentilhas
Cereais :
- Cereais matinais fortificado
- Aveia principalmente as fortificadas
- Germe de trigo
- Paes de grãos integrais
- Cerveja
Frutas:
- Limão
- Laranja
- Morango
- Grapefruit
- Bananas
- Maçã
Vegetais:
- Aspargos
- Abacate
- Couve de Bruxelas
- Brócolis
- Couve flor
- Beterraba
- Cenoura
- Espinafre
- Couve
- Milho
- Quiabo
Carne:
- Fígado
Pode comer, mas uma porção limitada:
- Pão
- Miojo
- Bolacha salgada estilo cracker ou água e sal
- Macarrão
- Tortillas
- Arroz
O metotrexato é um medicamento muito forte, com uma série de possíveis efeitos colaterais. Consulte o seu médico sobre possíveis complicações na combinação de metotrexato com outros medicamentos prescritos ou de venda livre como ibuprofeno ou naproxeno. Até mesmo bebidas pode ser perigoso. A droga pode causar danos ao fígado (como a cirrose), danos nos rins e diminuição da contagem de células sanguíneas, por isso informe o seu médico sobre quaisquer condições hepáticas, renais ou sanguíneas se ele estiver considerando este medicamento para você.
Outras coisas que precisam ser evitadas durante o tratamento com metotrexato pois causam riscos de ruptura:
- Exames vaginais (eu fazia um dois pro semana porque sentia muita dor)
- Sexo
- Nova gravidez
- Exposição ao sol
- Remédios para dor em geral (minhas médicas só me deram Tylenol)
- Álcool
- Vitaminas e alimentos ricos em ácido fólico
- Multi-vitaminas
- Vitaminas pré-natal
Se você estiver com câncer e por isso tomou metotrexato esse post não é para você! Como o metotrexato acaba com o ácido fólico você vai precisar repor. Converse com seu médico ou com um bom nutricionista!