Espercialmente para cachorros.
As pessoas no Brasil fantasiam que o Halloween é uma data macabra e de bruxaria. De fato, algumas pessoas decoram as casas com esqueletos, teias de aranha, lapides de cemitério e outras coisitas relacionadas a morte, mas não é apenas sobre isso, pelo menos hoje em dia. O Halloween é “oficialmente” comemorado todos os anos em 31 de outubro e o costume originou do antigo festival celta chamado de Samhain, quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar fantasmas. O que a maioria não sabe é que o Halloween é a terceira data mais popular nos Estados Unidos, só perdendo para o Natal e o dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e isso movimenta muito a cidade e o comércio. Outra coisa, as festas de Halloween começam bem antes da data, e vão até um pouco depois. Sim, da para celebrar o Halloween muitas vezes.
As lojas de decorações ficam cheias de artigos laranjas e pretos, como aboboras, caveiras e bruxas…. Essa é a minha época favorita para comprar artigos de casa porque tem muito caveira (e eu uso caveira o ano todo). Também muitas lojas abrem apenas para a venda de fantasias, sim, sabe igual lojas que abrem só para vender enfeites de natal? Algumas lojas abrem só para vender fantasias e decoração de casa e jardim, e depois fecham. Assim como o natal, o Halloween dá trabalho temporário para muita gente.
Aqui em Nova Iorque temos o maior desfile de Halloween do mundo, que ocorre em Greenwich Village e para participar é obrigatório o uso de fantasia. Se seu namorado é o chato do rolê, ele vai ficar na cerca do lado de fora! Não levaria minha cachorrinha nesse evento, para entrar é uma aglomeração de pessoas, você fica mais de uma hora numa fila para poder participar. Tudo isso porque as coisas aqui em Nova Iorque tendem a ser extremamente seguras depois de 11 de setembro. E em Nova Iorque Halloween é tão tradicional que também hospedamos o maior concurso de fantasias do mundo para cachorros em Tompkins Square (esse ano a festa foi transferida para um anfiteatro no East River Park porque o local antigo já não comportava a quantidade de participantes, mas o nome continua em Tompkins Square). O maior evento para as crianças ocorre em Jackson Heights aqui em Queens.
Mas o fato é que as comemorações de Halloween acontecem o mês todo e isso é uma delícia. Existem muitos eventos e festas de Halloween pela cidade, desde eventos para bebes, animais, crianças, adultos e até jovens. Os jovens preferem baladas aonde o dress code são fantasias. Os ricos vão em festas de gala (e lá as fantasias precisam ser elaboradas e não compradas em lojas de fantasias). As crianças vão para o parque ou festinhas privadas, tem muitos eventos, feiras e desfiles por todos os bairros da cidade. E para os animais, tem festas praticamente todos os finais de semana e nós fomos em 4!
1º. Cathedral of St. John the Divine (06/10/2019)
St. Francis Day Fair and Pet Blessings. Esse evento aconteceu nos jardins da catedral no primeiro final de semana após o dia de São Francisco, o santo padroeiro dos animais e do meio ambiente. Para quem não sabe essa catedral é maior catedral gótica do mundo e é um ponto turístico de Nova Iorque. As dependências da igreja são impressionantes e o parque muito bonito e bem cuidado.
O evento teve bênçãos dos animais, food truck para quem quiser comer no local, atividade e stands para crianças, ônibus para adoção de cachorros e é claro um desfile de animais. Preferi comer num restaurante na redondeza. As 14h teve o desfile dos animais fantasiados (teve gato e galinha também) e no final um concurso de fantasias, foram escolhidas as melhores fantasias nas seguintes categorias: inseto mais incível, meçhor criatura mítica, mamífero mais magnifico, melhor animal pré-histórico, maior morador do oceano, melhor pavão e melhor monstro.
Pompom desfilou na categoria animais míticos e não ganhou! Vestiu uma jaqueta de unicornio da Primark, um vestido da Laços de Filó, sapatos e óculos do AliExpress e colar feito por mim. Embora fosse um concurso de cachorros quem levou o prêmio foi uma mãe e filha fantasiadas de unicórnio. A gente entende, as crianças celebram ganhar uma competição os animais nem ligam. Nesse evento as fantasias eram mais simples de todos os eventos que participamos, tinham fantasias até criadas pelas próprias crianças, o que eu achei ainda mais cute-cute. Acho que esse foi um dos meus eventos favoritos, quero ir no ano que vem!
Esse rapaz fez uma mascara do formato do cachorro e não levou nenhum prémio. Para mim essa foi a fantasia mais trabalhosa do evento.
Por ser um evento religioso, eu adorei as fantasias de papa e freira. A freira levou um premio, não lembro qual.
Esse evento foi bem fofo, as crianças literalmente piram quando veem a Pompom. Já a Pompom ama posar, ser mimada e fotografar. É impressionante como ela curte esses eventos, como ela colabora com as fantasias e você pode ver um vídeo do evento aqui. Como era um domingo, conseguimos estacionar nosso carro facilmente perto da igreja.
2º. Washington Square Park (19/10/2019)
Dog Day Halloween Costume Party and Parade foi o segundo evento que fomos de Halloween, e esse foi no Washington Square Park. Nesse evento pagamos $10 para participar. Os cachorros desfilaram pelo parque e depois eram nominalmente chamados para um pequeno desfile e concurso. As fantasias aqui eram mais elaboradas do que as fantasias da igreja, fantasias aonde um grupo de pessoas vestiam o mesmo tema, alegorias, esculturas e muita criatividade. Deram prêmios acredito que para as 5 melhores fantasias e sortearam várias prendas. Não ganhamos nada, mas foi um evento bem maior que o anterior.
Eu nunca vou para ganhar por fantaias elaboradas, até porque gosto de exibir minha cachorrinha estilo “princesa” e não tenho espaço para alegorias. Nesses eventos grandes alegorias e fantasias em grupo vencem. Pompom foi vestida de Paquita, algumas pessoas a chamaram de Cheerleadher (lider de torcida) e para a gente estava ok! Porque a Xuxa até trabalhou aqui, mas há muito tempo atrás.
Pompom estava com vestido da Laços de Filo, botas Drizzle Dry, óculos Aliexepess e o chapeu e pompom foram feitos por mim.
Abaixo fotos de dois dos campeões, o que me deixou pensando que o evento tinha cartas marcadas. Não porque não ganhamos, mas porque tinham fantasias muito melhores e essas fantasias não tinham alegorias e eram compradas de qualquer petshop:
Mas achamos muito estranho um vencedor o kosher hot-dog, por exemplo. O cachorro estava vestido de cachorro-quente, como um milhão de outros cachorros, a única diferença era que ele tinha uma estrela de Davi. Outro cachorro que ganhou nesse concurso foi a “fabrica de coco” fantasia vendida em excesso no PetCo! Deixando fantasias incríveis como “a máquina de pegar ursinhos de pelúcia” fora da competição.
O grande vencedor foi esse moço com o cachorro sobre o aquecimento global, o que achei mega merecido. Pelo que falaram ele sempre ganha e faz uma das fantasias mais criativas da cidade.
Depois percebi que várias pessoas vão com a mesma fantasia para vários concursos, ele ficou de novo no pódio no evento do dia seguinte no maior evento da cidade para animais. O cachorrinho abaixo também foi há várias competições com a mesma fantasia, ganhando algumas vezes. Lindo, né?
3 º Ampitheater @ East River Park (19/10/2019)
The Annual Tompkins Square Halloween Dog Parade é o maior evento de Halloween de cachorros do mundo! Antigamente acontecia em Tompkins Square mas o local ficou pequeno e migrou para o anfiteatro em East River Park. O legal é que lá tinha uma arquibancada enorme para sentarmos o ruim é que choveu. Logo após o desfile da Pompom fomos embora. Como Julieta tem muitas fantasias eu nunca planejei o que ela iria utilizar no dia, escolhia o que ainda não tinha usado.
Pompom estava com um vestido da Rainha de Copas da Laços de Filo, sapatos da Drizzle Dry, colar da Belle Pet Store e os acessórios customizados por mim. Tanto a coroa como os brincos.
Como esse evento é o mais visado da cidade, aparecem coisas imensas e pessoas somente com fantasias não tem chances de ganhar. O bom é que não paga nada, mas todos que desfilam ganham brindes. Pompom amou os brinquedos, mas não se interessou pelos treats.
O que achamos ruim do local é que é extremamente ruim para estacionar, estacionamos quase 2km do parque. Nova Iorque é assim… e se me perguntarem porque não fui de metrô. Primeiro que ali perto do parque não tem estação de metrô perto e teria de andar de qualquer forma. Fora que o metrô de domingo é uma lastima, pior com chances de chover… sim a maioria das pessoas de NYC andam de metrô, mas confesso que sou um pouco mais fresca. 😀
4º. Socrates Sculpture Park (26/10/2019)
Halloween Harvest Festival foi o festival que aconteceu em Astoria, aqui pertinho de casa. O festival super gostoso para a família, com pinturas de rosto, musica, dança, atividades artísticas, comida e concurso de fantasias para os cachorros.
Esse evento foi mega abençoado pelo clima. Estava maravilhoso, Pompom super feliz, brincado, correndo e fazendo tudo o possível para parecer punk.
Nesse evento ganhamos como a fantasia preferida do público, você pode ver um vídeo aqui. O moicano comprei no Amazon, os oculos, tenis e jaqueta no Aliexpress, a saia é a Pawpatu, o colcar eu que fiz, a coleira punk e a bandana são minhas e eu não lembro aonde comprei. A jaqueta na verdade é um macacão de couro falso. Eu fiz as customizações com patches e rebites também do Aliexpress.
Amo tanto o Halloween que antes mesmo do Halloween de 2019 já comecei fazer fantasias para a Pompom para o Halloween 2020! Sou fashion designer e esses eventos servem também para mostrarmos nossa criatividade e brincar de boneca com nossa cachorrinha.
2 thoughts on “Halloween em Nova Iorque”
Sayonara
Que legal, deve ser muito bom passa essa data aí 🖤
Debora Wolf
Minha data preferia aqui. Não comemoro o thanksgiving, o natal e sem graça pq não tem família e o ano novo ainda pior jahaha