A não ser que tenha feito uma!
O mundo da infertilidade é muito sensível e quem não passou por isso não sabe. Mas a maioria das mulheres começam a ter “dificuldade” de engravidar após os 30 anos de idade, sendo que o primeiro declínio da fertilidade acontece com 25 anos, ou seja, muito cedo. Como tentei a começar a engravidar com 36 eu já fui direto para uma clínica de infertilidade, tenho síndrome de ovário policísticos e essa é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina, então não quis “perder” tempo tentando naturalmente. Felizmente engravidei “naturalmente” após 4 meses esperando o processo para ser aprovada para começar a fertilização in vitro, que para mim foi longo, e infelizmente foi uma gravidez ectópica que ceifou as minhas chances quase em 100% de engravidar naturalmente. Tinha uma trompa bloqueada e a outra foi danificada.
Se você não sabe o que significa gravidez ectópica, ela acontece quando o embrião é implantado fora do útero e infelizmente essa gravidez não pode ser levada para frente. Gravidez ectópica é a maior causa de morte de gravidas no primeiro trimestre de gestação, é algo bem sério, nada tem a ver com aborto espontâneo. E infelizmente quando tiramos o bebe, sim na maioria das vezes temos que “matar” o bebe que cresce num lugar errado, tiramos parte do nosso sistema reprodutor. Eu por exemplo, só tinha uma trompa “boa” e a gravidez foi exatamente nessa trompa “boa”. A partir desse instante nem mesmo inseminação intrauterina servia para mim, se quisesse engravidar precisaria recorrer a inseminação artificial ou esperar um “milagre”.
O que muita gente não sabe é que as chances de engravidar com inseminação artificial na minha idade são de 30% no primeiro ciclo. Claro que existem outros fatores que influenciam para esses números aumentarem ou diminuírem como a sua condição de saúde e a do seu parceiro (muita gente faz in vitro porque o homem não produz espermatozoides suficiente, por exemplo), o hospital ou clinica escolhido, se vai testar geneticamente ou não o embrião… com uma mulher com menos de 35 anos as chances aumentam em pouco mais de 40% de chances de engravidar na primeira tentativa e com uma mulher com mais de 42 as chances caem para menos de 5%! Ou seja, cada ano que passa nossa capacidade de engravidar cai vertiginosamente. E é por isso que aconselho, não diga para uma mulher fazer in vitro, primeiro você não sabe se ela já não está fazendo ou fez (isso não é uma coisa que todo mundo expõe que faz), minha enfermeira mesmo chegou a me perguntar se contei para meus pais que estava fazendo. Acredita?
Outro ponto importante é o lado financeiro. O processo aqui nos Estados Unidos, pelo menos no hospital que estou fazendo começa a partir de 25 mil dólares, ou seja, 100 mil reais. No Brasil o preço cai bastante e conheci mulheres que pagaram até 10% desse valor, mas ainda assim, é bastante dinheiro para o povo brasileiro que é mais carente. Por isso, a não ser que saiba a situação financeira da sua amiga ou esteja disposta a presentear com o tratamento, não aconselhe fertilização in vitro. Eu fiz uma brincadeira no meu Instagram de quantas pessoas jogariam cem mil reais na loteria se tivesse apenas 30% de chances de ganhar, a grande maioria disse que não apostaria! Ou seja, você está investindo 100 mil reais e só tem 30% de chances de ter o seu bebe no final!
E por fim, o processo é fisicamente e emocionalmente doloroso. A quantidade de exames ginecológicos que fazemos é absurda, eu não fiz em 20 anos todos os exames que fiz em uma semana! Fora a quantidade de vezes que tive o meu colo do útero perfurado para passagem de agua, testes, tirada e colocação de embriões. Isso dói amiga, e dói muito! Também precisamos injetar uma quantidade imensa de medicamentos hormonais na barriga, além de fazer exames de sangue e ultrassom transvaginal quase que diariamente durante boa parte do processo. A punção que é uma cirurgia dói, aqui nos EUA só dão Tylenol para dor, Tylenol não tira nem minha dor de cabeça. Fora que depois tem chances do seu ovário aumentar, o meu aumentou muito, o normal é ter 2 a 3 centímetros, o meu ovário direito chegou há 8 e o esquerdo a 7 centímetros. Isso dói, causa uma coisa chamada hiperestimulo. O processo também deixa liquido solto na sua barriga pode ir para o pulmão e você pode ser obrigada a drenar liquido tanto da barriga como do pulmão. Essa é parte da dor física é terrível, mas a emocional é muito pior. Os hormônios ficam muito loucos, imagina só, você produz um ovinho por mês e já tem TPM, eu por exemplo, produzi 28 ovinhos.
E o medo real de investir tanto tempo, dinheiro e dor e não engravidar? É imenso! Vi muitas mulheres dizendo que não se submeteriam a um novo ciclo, e não era por causa da grana e sim pela ansiedade e dor! Eu por exemplo, fico com diarreia todas as vezes que chego ao hospital, de tão tensa que eu fico! Além de acordar todos os dias por volta das 4 horas da manhã e não conseguir voltar a dormir. Minhas consultas são por volta das 7h da manhã, como minha clinica é longe, viajo todos os dias cerca de uma hora para ir para o hospital e uma hora para voltar. Quando é final de semana o transito é melhor, e faço esse trajeto bem mais rápido.
Então meninas, parem de recomendar fertilização in vitro se tudo o que você sabe são informações superficiais de artistas da TV! Esse tratamento não é definitivamente para qualquer uma.