Comecei as aplicações das injeções bem no dia primeiro de junho no período noturno. As primeiras medicações foram Menopur e Gonal F.
Menapur comecei tomando 150ui (ou dois vidrinhos) por dois dias, passei para 75ui (um vidrinho) e tomei assim por três dias, e no sexto dia a medicação foi suspensa. Esse medicamento contém hormônios que estimulam os folículos e hormônio luteinizante, fazendo a gente produzir mais de um óvulo no periodo.
Gonal-F comecei tomando 75ui desse medicamento. Essa injeção é um hormônio natural usado para estimular os múltiplos folículos (ovulos) desenvolverem e amadurecerem na fertilização in vitro. O Gonal-F também pode ser usado por homens para aumentar a produção de espermatozoides, mas não foi o nosso caso.
Para evitar a ovulação
No terceiro dia comecei o Ganirelix Acetate Injection.Esse medicamento a gente toma para evitar a ovulação prematuras que pode acontecer com mulheres que estão fazendo hiperestimulação controlada do ovário. Chamam esse tipo de medicação de antagonista. Minha médica havia prescrito apenas 4 unidades, com mais um refil de 4, o qual tive que pedir na farmácia, pois comecei a tomar muito cedo. Gerando mais um custo extra de US$100.00.
Começar a tomar no dia anterior a punção, e permanecer por uma semana
Esse remédio, o Cabergoline 0.5mg é para consumo oral, e foi indicado para tratar os altos níveis do hormônio prolactina no meu corpo. Esse hormônio pode causar a produção indesejada de leite materno e fazer com que não menstrue. Esse medicamento combinado com o agonista faz com que os efeitos da hiperestimulação (chamamos de OHSS em inglês) dos ovários sejam menos severos.
Começar a tomar após a punção
No dia da punção, porque produzi muitos ovinhos o médico me receitou letrozole 2.5mg. Também é para ajudar a evitar ou minimizar a hiperestimulação. Ele previne transformar o androgênio em estrogênio, que é o hormônio responsável pela hiperestimulação dos ovários. Também pediram para eu tomar 3 Tylenols a cada 6 horas em caso de dor.
Dia 1: 01/06/2019
Remédios: 150 iu. de Menotropins (pó) e 1ml de cloreto de sódio (líquido) que vem na caixa de Menopur e 150 iu. de Gonal-F, ambas injetadas subcutaneamente no período da noite.
Sensação: A primeira injeção que administrei de todo o tratamento foi a Menopur, o liquido entra ardendo um pouco. O segundo medicamento, o Gonal-F, já vem com a injeção e eu achei a agulha meio cega, foi difícil furar a pele. Fui eu mesma que apliquei as injeções. Depois de das injeções eu comecei a chorar. Doía, doía muito… não tanto fisicamente, dói um pouco e dá aflição injetar a gente mesmo, mas doía a alma. A pergunta era: porque precisava passar por tudo isso para tentar engravidar? Me senti a pessoa mais miserável o mundo.
Dia 2: 02/06/2019
Remédios: 150 iu. de Menotropins (pó) e 1ml de cloreto de sódio (líquid0) que vem na caixa de Menopur e 150 iu. de Gonal-F, ambas injetadas subcutaneamente no período da noite.
Sensação: Foi mais fácil as aplicações no segundo dia. Infelizmente o Gonal-F foi novamente difícil de perfurar a pele. Estava mais controlada.
Dia 3: 03/06/2019
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio e progesterona) e ultrassom. Foram vistos 2 folículos do lado direito e um do lado esquerdo.
Remédios: 75 iu. de Menotropins (pó) e 1ml de cloreto de sódio (líquid0) que vem na caixa de Menopur e 150 iu. de Gonal-F, ambas injetadas subcutaneamente no período da noite.
Sensação: As aplicações das injeções ficam cada dia mais fáceis. Embora tenha tomado uma quantidade enorme de injeções na barriga, não tenho nenhum roxo.
Dia 4: 04/06/2019
Remédios: Hoje comecei a tomar o antagonista, Ganirelix Acetate Injection 250 mcg/0.5ml. Injetei subcutaneamente na barriga, após tomar o meu remédio da tireoide. Pouco mais de uma hora depois.
De noite apliquei 75 iu. de Menotropins (pó) e 1ml de cloreto de sódio (líquid0) que vem na caixa de Menopur e 150 iu. de Gonal-F, ambas injetadas subcutaneamente.
Sensação: Tomar as injeções não é mais tão pesado, o que tenho sentido é peso na parte debaixo da barriga. Ainda não percebi muito inchaço.
Dia 5: 05/06/2019
Remédios: Tomei de manhã antagonista, Ganirelix Acetate Injection 250 mcg/0.5ml. Esse remédio faz com que a gente não ovule.
De noite apliquei 75 iu. de Menotropins (pó) e 1ml de cloreto de sódio (líquid0) que vem na caixa de Menopur e 75 iu. de Gonal-F, ambas injetadas subcutaneamente.
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio e progesterona) e ultrassom. Foram vistos 5 folículos do lado direito e 5 do lado esquerdo.
Sensação: A médica comemorou o resultado dos 10 folículos, meu marido disse que estou obsessiva e minha família nem comentou minha mensagem de WhatsApp, sim, no meu caso, é uma luta totalmente sozinha.
Dia 6: 06/06/2019
Remédios: Tomei de manhã o antagonista, Ganirelix Acetate Injection 250 mcg/0.5ml. Esse remédio faz com que a gente não ovule.
De noite apliquei 75 iu. de Menotropins (pó) e 1ml de cloreto de sódio (líquid0) que vem na caixa de Menopur e 75 iu. de Gonal-F, ambas injetadas subcutaneamente.
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio e progesterona) e ultrassom. Foram vistos 7 folículos do lado direito e 6 do lado esquerdo. A médica disse que estarão maduros em dois dias.
Dia 7: 07/06/2019
Remédios: Tomei de manhã o antagonista, Ganirelix Acetate Injection 250 mcg/0.5ml..
De noite apliquei 75 iu. de Gonal-F, injetada subcutaneamente. O Menopur foi cortado para esse dia.
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio e progesterona) e ultrassom. Foram vistos 10 folículos do lado direito e 8 do lado esquerdo. A médica disse que meus folículos são todos mais ou menos do mesmo tamanho, o que é muito bom.
Dia 8: 08/06/2019
Remédios: Tomei de manhã o antagonista, Ganirelix Acetate Injection 250 mcg/0.5ml..
De noite apliquei 37,5 iu. de Gonal-F, injetada subcutaneamente.
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio e progesterona) e ultrassom. Foram vistos pelo menos 16 foliculos, mas ainda não estão maduros. Hoje fui atendida por um médico que me explicou que tenho chances de hiperestimulo, e já apareceu inclusive um cisto de água no meu útero, que quando visto no ultrassom parece um bebe.
Sensação: Fiquei muito chateada com o risco de hiperestimulo, isso faz a gente realmente doente. Sempre passo por tensões em tudo o que faço, é impressionante.
Dia 9: 09/06/2019
Remédios: Tomei de manhã o antagonista, Ganirelix Acetate Injection 250 mcg/0.5ml..
De noite (as 11h em ponto) apliquei 1ml de chorionic gonadotropin ou HCG que é o remédio para estimular a ovulação. Também tomei o leuprodile acetate que é para evitar ou fazer os efeitos do hiperestímulo seram mais moderados.
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio e progesterona) e ultrassom. Foram vistos pelo menos 20 folículos, o médico disse que provavelmente hoje é o trigger day.
Sensação: Não me senti muito inchada, tem uma dorzinha na parte debaixo da barriga e a gente se sente mais pesada (na barriga), mas nada absurdo. Estou com medo dos efeitos do hiperestimulo.
Dia 10: 10/06/2019
Remédios: Não injetei nenhum medicamento nesse dia. A médica receitou cabergoline 0.5mg, uma pílula por noite, para reduzir os efeitos da hiperestimulação, devo tomar esse remédio por uma semana.
Consulta Médica: Fiz exame de sangue (estrogénio, progesterona e prolactina) e ultrassom. Foram vistos pelo menos 20 folículos, encontrei a minha médica e ela me receitou um remédio, o cabergoline que é tomado via oral para minimizar os efeitos da hiperestimulação.
Sensação: Percebi que inchei um pouco mais do que ontem, a parte inferior do abdômen está mais sensível, e o lado que tive minha gravidez ectópica (direito) é um pouco mais dolorido. A gente sente que tem duas bolinhas na gente pulando. Dói um pouquinho, mas nada insuportável. Aproveitei que meus pais estão aqui para me distrair e passear um pouco.
Dia 11: 11/06/2019
Remédios: Nenhum injetável. Após a cirurgia o médico incluiu mais um medicamento, duas vezes ao dia, o letrozole e manteve o cabergoline para evitar os efeitos da hiperestimulação. Para dor 3 Tylenol a cada 6 horas. Pediu para tomar Gatorade ao invés de agua, ou bebidas com electrolytes, ou
eletrólitos em português.
Punção: A cirurgia foi rápida. Retiraram 28 ovos. Minha pressão ficou baixa a recuperação toda. Para receber alta eles esperam a gente fazer xixi, ou seja, minha recuperação demorou bem mais que a cirurgia em si. Vai ter um post com os detalhes desse dia mais adiante.
Sensação: O abdômen está bem sensível, assim como a vagina, me sinto melhor deitada ou sentada. O médico pediu para repousar por quatro dias para evitar a hiperestimulação. Confesso que estou com medo porque ela pode vir em até duas semanas depois da punção, e como tive muitos ovinhos, eu estrogênio estava alto e tenho síndrome do ovário policístico, estou no grupo de altíssimo risco. Não consegui dormir, mesmo fazendo compressa quente e tomando Tylenol. Não era tanta dor, era mais ansiedade. Meus seios estão extremamente sensíveis.
Dia 12: 12/06/2019
Remédios: Tomei o cabergoline durante a noite e o letrozole 2.5mg. de noite e de dia. Ambos medicamentos são para evitar o hiperestímulo.
Sensação: Tentei ficar mais parada, a enfermeira recomendou para ficar sentada mais do que o normal. Tive dor abdominal, cólicas bem fortes.
Dia 13: 13/06/2019
Consulta Médica: Fiz ultrassom e como meus ovários estavam bem maiores que o normal, o direito com 8 cm e o esquerdo com 7 cm, a médica me orientou a fazer alguns exames de sangue. Foi visto fluído na minha barriga, o que é um sinal de hiperestímulo. A médica marcou uma consulta para a próxima segunda, dia 17/06/2019.
Sensação: Obvio que tem dor, impossível não ter dor após uma cirurgia e principalmente porque o remédio para dor recomendado é o Tylenol. Fiquei um pouco vhateada com a consulta, porque ninguém quer ficar doente e sofrer o hiperestímulo.
Dia 17: 17/06/2019
Consulta Médica: Fiz ultrassom e como meus ovários continuavam maiores que o normal, mas não tinha mais fluído na barriga. Meu peso começou a abaixar, eu ganhei 5 libras no processo. A médica também fez exame de sangue, disse que os glóbulos brancos na consulta anterior estavam altos e eles queriam se certificar que era por causa do procedimento e não outra doença ou inflamação. A médica disse que após minha menstruação posso decidir se coloco o embrião fresco ou não. Mas se o fizer, não vou ter como esperar o teste genético. Próxima consulta deve ser entre o dia 1 e 3 da menstruação.
De tarde uma enfermeira ligou que meus glóbulos brancos estavam ok, caso contrário não poderia nem pensar em transferir os embriões fresco.
Outra coisa que aconteceu foi que no final da tarde recebemos a ligação de quantos blastocistos sobreviveram, e somente 5 chegaram ao dia 6! Eu apostava em 6 e meu marido em 10, ficamos um pouco desapontados, não dá para negar.
Sensação: A dor já não existe mais, mas tive cólicas no lado da ectópica, isso sempre acontece quando vou menstruar. Agora estamos super ansiosos para saber se algum embrião vai ser graduado como normal. Foi um pouco frustrante uma queda tão brutal como essa!
Dia 28: 28/06/2019
Tive minha primeira menstruação depois da tirada dos óvulos. Mais sangue e um vermelho mais vivo que o normal.