As mulheres férteis normais podem fazer o chá de revelação, que está tão me moda agora. Eu acho fofo, mas isso não é a realidade de uma pessoa que está passando pelo processo de fertilização in vitro!
É claro que tem mulheres que se arriscam e não fazem o teste genético dos embriões, dizem que somente 35% dos casais testem. E assim essas pessoas podem desfrutar dessa festinha, mas eu com 37 anos preferi não arriscar e mesmo antes de saber se vou ou não engravidar estou preparando mentalmente o chá revelação do meu neném.
Claro que saber (ou até escolher) o sexo do bebe é importante, mas o teste genético antes da implantação analisa outras coisas. As mulheres conforme avançam a idade tem mais chances de ter embriões anormais e esse teste analisa a quantidade de cromossomos que cada embrião tem, o normal são 46!
Embriões anormais também dificilmente “vingam”, mas se implantam comumente viram gravidez química (aonde o sinal da gravidez só aparece em exames hormonais), aborto espontâneo, perda do bebe no final da gravidez, natimortos, ou bebes com defeitos.
Ou seja, testar geneticamente seus embriões antes de implantar ajudam a mulher ter uma gravidez saudável e com bebes sem problemas genéticos, acredito que valha a pena apesar do valor. O custo desse procedimento foi de US$2.100,00, cerca de 9 mil reais conforme a cotação da época que fiz o teste, que foi em junho de 2019! Esse procedimento não é pago por nenhum plano de saúde dos Estados Unidos, mesmo os planos que cobrem o processo de fertilização in vitro.
Estou escrevendo esse post em 18/06/2019, no dia 11/06/2019 fiz minha pulsão e foram aspirados 28 óvulos. Desses 28, 25 estavam maduros e 20 foram fertilizados. Eu vibrei, seis dias depois fiquei sabendo que somente 5 blastocistos sobreviveram e foram enviados para a análise genética. Eu achei que teria pelo menos 6, meu marido apostou em 10! Agora estou vivendo a ansiedade de saber se algum dos meus 5 “bebezinhos” serão categorizados como “normal”. E assim foi o meu chá de revelação.
E infelizmente para mim, após uma gravidez ectópica, ter um embrião normal não é sinônimo de gravidez saudável, assim como ter um teste de gravidez positivo. Somente quando o bebe puder ser visto no útero poderei comemorar. Após uma gravidez ectópica a gente tem mais chances de ter outras, e o processo de in vitro não minimiza essa possibilidade.