Se você chegou a esse post, provavelmente está sofrendo com seu endométrio fino, impossibilitando a transferência do seu embrião durante o processo de fertilização in vitro. Eu tive o meu ciclo cancelado porque o máximo que meu endométrio chegou no máximo a 5.8mm, com a ajuda de estrogênio, e a médica disse que precisava de um endométrio de pelo menos 7mm.
Em um ciclo de 28 a 30 dias, entre o 10º e 12º dia, deve haver folículo dominante, ou seja, com mais de 10mm. Os folículos crescem em média 2mm por dia. O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero).
A espessura ideal do endométrio para engravidar é de 7 mm a 14 mm. Essa é a espessura endometrial necessária para a implantação do embrião no útero, que é o que consolida a gravidez. Mulheres com endométrio fino (menos de 6 mm) na fase de implantação (5 a 7 dias depois da ovulação) têm menos chances de engravidar.
Para engrossar o endométrio é necessário realizar um tratamento com medicamentos hormonais, como estradiol e progesterona, por exemplo. Mulheres que foram diagnosticadas com endométrio fino, tem algo também chamado de endométrio atrófico, que é quando o tecido possui 0,3 a 6 mm de espessura, o que pode tornar difícil engravidar naturalmente, já que há maiores dificuldades para que o embrião seja implantado e desenvolva. Como meu endométrio não respondeu com o uso de estrogênio, minha médica decidiu fazer um ciclo natural e ver o que acontece, ver se eu tenho endométrio atrófico, ou se ele não desenvolveu por pausa do medicamento.
Os remédios que podem ser indicados para aumentar a espessura do endométrio são:
- Sildenafil (Viagra)
- Pentoxifilina (Trental)
- Ácido Acetilsalicílico (Aspirina)
- Estradiol (Climaderm)
Para que serve o endométrio
O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero e é responsável por abrigar e nutrir o embrião, que é o resultado do encontro entre o óvulo maduro e o espermatozoide. Esse encontro geralmente acontece nas trompas de Falópio e graças a presença de minúsculos cílios presentes nessa região, deslocam-se até o útero, ficando aderido ao endométrio onde pode se desenvolver até que esteja completamente formado para o nascimento. No caso da fertilização in vitro o embrião ou blastocisto é inserido no útero com um cateter.
Além disso, o endométrio também é importante para a formação da placenta que irá levar oxigênio e todos os nutrientes necessários para o bebê.